Dietas detox: saudáveis ou modismos prejudiciais?

Muitas pessoas ainda acham que ingerir apenas vegetais e frutas é suficiente, entretanto, nenhuma dieta restritiva é saudável


Muitas pessoas que desejam adotar um estilo de vida mais saudável já sabem que é essencial manter uma alimentação equilibrada, com a ingestão de diversos nutrientes, e a prática regular de exercícios físicos. No entanto, ainda é possível notar o aparecimento de dietas radicais que prometem milagres, como as chamadas dietas detox.

Será que dietas como a detox são realmente saudáveis ou apenas modismos que podem prejudicar a sua saúde? Saiba mais neste artigo.

O perigo das dietas restritivas

As dietas detox (desintoxicação) são apresentadas em diversas versões e pressupõem que o organismo está intoxicado e precisa de auxílio para eliminar toxinas. O problema é que esse tipo de alimentação, além de não possuir respaldo científico, é restritiva, o que não é benéfico à saúde. No geral, o “detox” costuma utilizar alimentos líquidos, como sucos, e pode excluir algum tipo de nutriente da alimentação.

dietas-detox-saudaveis-ou-modismos-prejudiciais-a-saude

Foto: depositphotos

É importante ressaltar que nenhuma dieta restritiva pode ser considerada saudável. Muitas pessoas ainda acham que ingerir apenas vegetais e frutas é suficiente, entretanto, tal pensamento é equivocado, pois o nosso organismo precisa da energia vinda de diversos nutrientes. Assim sendo, é necessário adotar uma dieta saudável e equilibrada, e não uma eliminação radical.


Marcia Daskal, nutricionista da Recomendo Assessoria em Nutrição, enfatiza que “a possível perda de peso decorrente desse modismo se dá principalmente pela perda de líquido e massa magra, decorrente da restrição de energia, o que não faz parte de um processo de emagrecimento saudável e, por isso, não é positivo para a saúde”.

A falta de energia pode causar problemas como fraqueza, mau humor, dores de cabeça e pensamento lento. De acordo com Daskal, dependendo da intensidade e duração da dieta, também pode haver gosto ruim na boca e cheiro de amônia no suor e hálito. Isso ocorre porque o organismo usa a massa magra como fonte de energia, processo conhecido como cetose.

De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas, a utilização das dietas detox, ou desintoxicantes, não é condizente com os princípios da alimentação adequada e saudável.

Alimentação equilibrada e atividades físicas

Se a pessoa deseja emagrecer, ela certamente precisará adotar a prática de exercícios físicos. E, quando uma pessoa pratica atividade física, ela deve se alimentar corretamente, de uma maneira saudável e balanceada. Por isso, também não deve optar por restrições na alimentação.

De acordo com o preparador físico Marcio Atalla, os sucos detox apresentam sais minerais e vitaminas, no entanto, na maioria das vezes, são pobres em nutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras. Por esse motivo, a dieta detox também não é indicada para atletas e/ou praticantes de exercícios físicos.


Reportar erro