Água de abacaxi: emagrece, como fazer e para que serve?

Tomar água de abacaxi é uma moda entre quem procura emagrecer e melhorar a saúde, mas muitas pessoas não conhecem o verdadeiro potencial medicinal dessa receita.

Pensando nisso, nós resolvemos fazer esse artigo para te explicar e esclarecer, tim-tim por tim-tim, para que serve e como fazer essa receita natural.

Essa é daquelas receitas naturais indicadas para melhorar a saúde do corpo. Contudo, é preciso ter responsabilidade ao consumi-la, pois muitas são as mentiras encontradas na internet.

Alguns falsos profissionais até indicam dietas onde há exagero do consumo da água de abacaxi, de modo que prejudica a saúde ao invés de beneficiar.

Para tirar todas as suas dúvidas, nós conversamos com uma nutricionista sobre os principais benefícios dessa receita.

Além disso, você encontrará outras informações importantes, como a receita correta, como tomar essa água do modo certo e muito mais. Confira!

Água de abacaxi ajuda a emagrecer?

Sim, a água de abacaxi pode sim ser uma aliada do emagrecimento saudável, mas tudo depende do modo como você a utiliza. É o que diz a nutricionista Gilsane Araújo, que também ressalta quais são os motivos pelos quais a receita possui esse benefício.

A água de abacaxi auxilia no emagrecimento, pois promove a sensação de saciedade (Foto: depositphotos)

“O consumo da água (pura ou água de alguma fruta ou vegetal) pode contribuir para a perda de peso, pois pode reduzir a sensação de fome e aumentar a saciedade”, explica.

A nutricionista ainda esclarece outros detalhes sobre essa receita que podem, indiretamente, contribuir para a perda de peso e dieta saudável.

“A fruta possui gosto doce, o que ajuda a enganar ou matar a vontade de comer doces e não fugir da dieta”, complementa a profissional.

Mas, além disso, é preciso ter muito cuidado com a alimentação no geral, pois essa água não traz milagres. Por isso, a nutricionista recomenda manter uma boa alimentação saudável e realizar atividade física.

“De nada adianta ingerir a água de abacaxi e viver o estilo de vida sedentário com má alimentação”, finaliza Gilsane.

Para que serve a água de abacaxi?

No entanto, não é só para o emagrecimento que essa mistura traz benefícios.

Continuamos nossa conversa com a nutricionista para descobrir outras vantagens saudáveis dessa receita simples e benéfica para o organismo.

Melhora a digestão

Mulher com mão na barriga

Água de abacaxi auxilia e facilita o processo de digestão (Foto: depositphotos)

A nutricionista explica que o abacaxi é fonte de uma substância saudável chamada de bromelina, uma substância natural que ajuda na digestão.

“A bromelina estimula o organismo na digestão mais eficiente das proteínas, principalmente”, afirma.

Reduz o inchaço e os gases

Mulher medindo cintura

Ao reduzir o inchaço provocado por gases, há também uma redução de medidas (Foto: depositphotos)

Ainda falando sobre os benefícios da água de abacaxi no processo digestivo, a nutricionista afirma que o consumo da receita ajuda a reduzir o inchaço e os gases decorrentes da má digestão.

Isso também pode fazer diferença esteticamente, além da saúde, pois com a diminuição do inchaço e gases, o corpo reduz medidas na região abdominal.

Ajuda a desintoxicar o corpo

Palavra detox

A água de abacaxi consegue fazer uma limpeza no organismo (Foto: depositphotos)

Essa água também pode ter um papel fundamental quando o assunto é desintoxicar o organismo.

“Ao consumir a água dessa fruta, aumentamos a ingestão hídrica e absorção de nutrientes no corpo, o que favorece o processo natural de desintoxicação do organismo”, afirma a especialista.

Evita a fadiga e as cãibras

Por ser rica em potássio, a fruta é aliada os músculos (Foto: depositphotos)

Outro poder medicinal da água de abacaxi é a sua ação protetora contra a fadiga e as temidas cãibras.

De acordo com a nutricionista, a receita é “rica em potássio, o que equilibra os eletrólitos e previne males como a fadiga, indisposição e cãibras“.

Auxilia na ingestão diária de água

Copo com água e abacaxi

Além de todos os benefícios, a água de abacaxi ajuda o corpo a ficar mais hidratado (Foto: depositphotos)

Por fim, mas não menos importante, tomar essa água é uma opção para ajudar aquelas pessoas que têm dificuldade em ingerir o líquido puro.

De acordo com a nutricionista, o sabor da fruta faz com que a água fique mais “atraente” para a atenção e paladar destas pessoas.

“Para complementar a quantidade de água que devemos ingerir todos os dias para a manutenção da saúde, o abacaxi tem gosto doce e deixa a água bem saborosa, isso serve de estratégia para quem não costuma tomar água suficiente no dia a dia”, explica.

Como fazer água de abacaxi: aprenda a receita

De acordo com a nutricionista, a água de abacaxi nada mais é do que uma água aromatizada com a fruta, portanto, o preparo é bem simples. Confira:

  1. Descasque e corte em pedaços 1 abacaxi de tamanho médio
  2. Em seguida, coloque os pedaços em uma jarra com 1 litro de água
  3. Tampe e deixe descansar de 8 a 10 horas
  4. Consuma aos poucos, sem adoçar.

Uma dica é preparar a receita antes de dormir e deixar descansando durante à noite. Dessa forma, ela já estará pronta para o consumo na manhã seguinte.

De acordo com a nutricionista, “o segredo é ingerir sem adicionar açúcar nem adoçantes”, explica.

A recomendação é essa pois o açúcar, seja qual for, é uma fonte de glicose que vai anular os benefícios da água e acabar prejudicando a saúde em vez de beneficiar.

Qual o melhor horário para tomar?

“Sobre o melhor horário para ingerir, respeite sua individualidade biológica”, explica Gilsane. Ela afirma que há aquelas pessoas que tomam a água de abacaxi em jejum e isso não traz nenhum desconforto, portanto, elas podem continuar tomando dessa forma.

Já aquelas pessoas que têm estômago sensível podem optar por tomar quando sentirem vontade. Para a especialista em nutrição e alimentação, o consumo desse líquido precisa ser uma experiência prazerosa, além de saudável.

“Não existem fórmulas mágicas para perder peso ou melhorar a saúde de forma rápida, o grande segredo é usar a informação para contribuir aos poucos com um processo de afeto com a saúde e o corpo”, esclarece.

Outros benefícios do abacaxi

O abacaxi é uma fruta tropical e refrescante, nativa da América do Sul, mas muito apreciada no mundo todo.

Acima, falamos sobre os benefícios da água de abacaxi, mas é bom lembrar que a fruta (em si) possui ainda mais vantagens para a saúde do que a água citada.

Por isso, vamos falar um pouco dos benefícios do abacaxi no geral. Segundo a nutricionista, essa fruta é rica em fibras que ajudam a manter a saciedade por mais tempo.

“São encontrados nessa fruta vários nutrientes, como a vitamina C, betacaroteno, vitaminas do complexo B e minerais, como o cálcio, manganês e ferro”, cita a especialista.

Além de ser rico em fibras, o abacaxi possui ainda poucas calorias por fatia (Foto: depositphotos)

Além disso, Gilsane aponta que o abacaxi é sim considerada uma fruta aliada do emagrecimento. “Possui baixa densidade calórica, apenas 50 calorias por fatia“, esclarece.

A especialista ainda explica que substâncias presentes na fruta são usadas em medicamentos como anti-inflamatórios, digestivos e xaropes expectorantes. Confira outros benefícios apontados pela profissional:

  •  Fortalece os ossos, pois é fonte de manganês
  • Auxilia na digestão
  • Combate a anemia, pois melhora a absorção de ferro
  • Ajuda no tratamento da sinusite
  • Reduz os riscos de formação de coágulos sanguíneos
  • Auxilia no tratamento da bronquite
  • Melhora a flora intestinal, devido às fibras na sua composição
  • Acelera a cicatrização dos tecidos
  • Auxilia no tratamento da tosse
  • É um excelente anti-inflamatório
  • É diurético (combate a retenção de líquido).

Água de abacaxi: segredo natural para uma vida melhor

Como você viu, a essa água pode ser uma grande aliada do emagrecimento e da boa saúde. Para isso, é preciso usá-la da forma certa, associando-a a hábitos saudáveis de vida e alimentação. Lembre-se, não há milagres quando o assunto é garantir a saúde e peso ideal.

*Artigo feito com a colaboração da nutricionista Gilsane Araújo (CRN: 10119). 

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.