Pepino: benefícios, como usar e receitas

O pepino é um alimento natural e rico em propriedades medicinais e benefícios para a saúde. Entre as suas vantagens saudáveis mais famosas estão seus benefícios para a pele e seus variados nutrientes, capazes até de prevenir o câncer.

Neste artigo, você descobrirá todo o grande potencial desse vegetal e aprenderá a ter uma alimentação mais saudável com a ajuda desse alimento. Por exemplo, por ser rico em água e fibras, o pepino pode ser usado de várias formas na medicina alternativa e estilo de vida saudável.

Abaixo, você confere a lista com os principais benefícios do pepino que já foram comprovados pela ciência. Todas as informações foram retiradas de estudos e pesquisas científicas oficiais realizadas ao redor do mundo. Confira!

Benefícios do pepino para a saúde

O pepino é um vegetal que faz muito bem na alimentação, mas que também pode ser usado como ingrediente para produtos naturais para a pele, principalmente. Entre seus benefícios estão o combate aos radicais livres, a ação antidiabética e o favorecimento das dietas emagrecedoras.

Além dos benefícios estéticos, o pepino também pode proteger o coração e limpar o organismo (Foto: depositphotos)

Pensando em todos os benefícios desse superalimento, fizemos uma lista com todas as principais vantagens saudáveis comprovadas pela medicina. Aposto que você vai se surpreender com o poder medicinal e estético da composição do pepino!

Faz bem para a pele

Quem nunca viu em filmes e novelas pessoas usando rodelas de pepino nos olhos em algum processo de beleza? Pois é, um dos benefícios mais comuns e potentes desse alimento é o seu efeito positivo para a pele.

A relação do pepino com as vantagens dermatológicas vem de longa data. Pesquisas ao redor do mundo comprovam que o pepino possui substâncias que nutrem a pele, hidratam, combatem o ressecamento, o inchaço e a flacidez (1). Desse modo, o pepino é capaz de manter a qualidade, viçosidade e juventude da epiderme.

Quando as pessoas colocam o pepino nos olhos, os benefícios que elas almejam é diminuir o inchaço, tornar mais suave a pele ao redor dos olhos e prevenir os famosos “pés de galinha“. Além de nutrir a região dos olhos com propriedades medicinais benéficas.

Além disso, a mascara de pepino é comprovadamente eficiente para aliviar e ajuda no tratamento das irritações de pele. Também é muito indicada para o tratamento da acne, pois acalma a pele, reduz a vermelhidão e diminui as inflamações (1).

Combate os radicais livres

Outra grande vantagem saudável do pepino é que ele é rico em antioxidantes (1). Portanto, sua composição ajuda a manter as células do corpo funcionando de forma saudável através do combate aos radicais livres, que abrem portas para várias doenças perigosas.

Em suma, o consumo de alimentos antioxidantes ajuda na prevenção do câncer, diabetes, pressão alta, envelhecimento precoce, Mal de Parkinson, Alzheimer e outras diversas doenças degenerativas e autoimunes.

Combate a diabetes

O consumo de pepino ajuda na prevenção e combate à diabetes (1, 4). Uma vez que é rico em fibras e água, o pepino é indicado como alimento saudável na dieta das pessoas diabéticas.

Além disso, esse vegetal também ajuda no controle da glicose e da saciedade, o que é fundamental para evitar picos de glicemia, algo perigoso para estes pacientes.

Ajuda a emagrecer

O pepino é composto basicamente de água, fibras e nutrientes. Dessa forma, é uma alimento com baixíssimo teor calórico (1). Em 100 gramas desse vegetal, encontram-se apenas 15 calorias (2).

Além disso, o pepino é um alimento diurético (3). Ou seja, ao consumi-lo, o organismo aumenta o fluxo urinário, o que ajuda a combater a retenção de líquido e manter saudáveis órgãos importantes como bexiga, rins e uretra.

Ao combater a retenção de líquido, o corpo também perde medidas, principalmente na região do abdômen e flancos.

Limpa o organismo

Um benefício peculiar do pepino é que ele é capaz de higienizar o organismo durante a digestão (1). Na verdade, a ciência atribui esse efeito à sua composição simples, mas rica em vitaminas e minerais.

Dessa forma, ao digerir o pepino, este alimento vai limpando todo o trato digestivo. Portanto, trata-se de um benefício secreto do pepino. Pouca gente conhece, mas a ciência comprova!

Diminui o colesterol

O pepino também é um alimento natural capaz de diminuir os níveis de colesterol (1). Um estudo realizado na Índia apontou os efeitos hipolipemiantes do pepino, ou seja, a ação de reduzir as taxas de colesterol através da ingestão desse alimento.

Melhora a saúde dos músculos

Para aquelas pessoas que gostam de frequentar a academia, os atletas e praticantes de exercícios, aqui vai um ótimo benefício para vocês: o pepino melhora a saúde e desenvolvimento dos músculos (3).

No geral, esse benefício se deve às vitaminas encontradas na composição desse alimento: betacaroteno, folacina, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e selênio.

Faz bem para o coração

Devido à sua composição saudável, livre de carboidratos, gorduras e poucas calorias, o pepino pode ser usado como alimento benéfico para o coração (1, 3).

Além de não conter nenhum malefício para esse órgão vital do corpo, o pepino ainda é rico em nutrientes que beneficiam os músculos. O coração é um músculo, por isso, ganha os mesmos benefícios.

Além disso, uma das pesquisas aponta que o consumo de pepino melhora a circulação sanguínea (3), ao estimular o sangue com propriedades medicinais, minerais e vitaminas.

Mulher comendo pepino

Comer pepino diariamente fortalece o coração e os demais músculos do corpo (Foto: depositphotos)

Hidrata o organismo

O pepino é composto por 95% de água (3). Sendo assim, ao comer um pepino, você está ingerindo bastante líquido. Assim, você consegue hidratar o organismo, beneficiar o estômago, melhorar a digestão (pela mistura de água e fibras) e aumentar o fluxo urinário, algo essencial para a higiene do organismo.

Ajuda a flora intestinal

Pouca gente sabe, mas as sementes do pepino são ótimas para regular o intestino (1). Contudo, o seu consumo em alta quantidade ajuda a soltar demais esse órgão, por isso cuidado com os excessos. É um alimento natural indicado para pessoas que sofrem com constipação.

Melhora a qualidade das unhas e dos cabelos

Não é só a pele que se enche de benefícios quando usamos ou comemos pepino. Estudos comprovam que o consumo e utilização tópico desse alimento também traz benefício para as unhas e cabelos (1).

Em primeiro lugar, as unhas são beneficiadas pela presença do cálcio e vitaminas do pepino. Seguidamente, o pepino hidrata o corpo e nutre com vitaminas essenciais para a manutenção da saúde capilar.

Combate o aumento de temperatura do corpo

O pepino, em si, não é um alimento antipirético, ou seja, não é capaz de fazer diminuir a febre. Contudo, a ciência comprovou que o seu consumo é capaz de resfriar o corpo (1), o que pode ser usado em caso de aumento de temperatura.

Sendo assim, podemos concluir que o pepino é um auxiliar no caso de febre, mas não substitui medicamentos indicados por algum profissional de saúde.

Quantas calorias tem o pepino?

O pepino é conhecido como um dos alimentos com menos teor calórico que existem. A ciência indica que em 100 gramas desse alimento existam apenas 15 calorias. Isso nos leva a estipular que um pepino de tamanho médio, com cerca de 300 gramas, possui apenas 45 calorias.

Desse modo, o pepino é um alimento super recomendado para dietas de emagrecimento. Sua composição se resume basicamente à água, fibras e nutrientes saudáveis. Não possui gorduras ou carboidratos.

Além disso, um estudo mostrou que o consumo do pepino ajuda na saciedade (1, 3, 4). Portanto, é um alimento com pouquíssimas calorias e que mantem o estômago satisfeito por mais tempo.

Como fazer máscara facial de pepino?

Existem vários tipos de máscaras faciais caseiras a base de pepino, todas com propósitos e receitas diferentes. Neste artigo, escolhemos as duas máscaras mais conhecidas e usadas. Confira as receitas e o modo de usá-las abaixo!

Máscara de pepino rejuvenescedora

Essa máscara é indicada para hidratar, dar brilho, nutrir e fortalecer a pele do rosto. É muito usada para prevenir as rugas e a flacidez. Além disso, tem como função bônus acabar com o inchaço. Veja como preparar:

  1. No liquidificador, adicione 1/2 pepino cortado em rodelas e a clara de 1 ovo
  2. Em seguida, bata tudo até ficar homogêneo
  3. Lave o rosto com água morna. Certifique-se de que não há restos de protetor solar, maquiagem ou qualquer outro produto
  4. Aplique a máscara por todo rosto e parte do pescoço
  5. Mantenha a máscara por cerca de 10 minutos. Você pode colocar rodelas de pepino nos olhos para que essa região também obtenha benefícios (importante para as pálpebras e para evitar as rugas)
  6. Por fim, lave o rosto com água corrente fria.
Máscara com fundo de pepinos

Essa máscara de pepino é perfeita para quem quer prevenir o surgimento de rugas (Foto: depositphotos)

Essa é uma máscara indicada para ser feita de uma a duas vezes na semana.

Máscara de pepino para tratar a pele

Já esta máscara de pepino, além de nutrir e fortalecer a pele, serve principalmente no combate à acne, manchas, vermelhidão, inchaço e irritação. Sua receita caseira é bem simples. Confira:

  1. No liquidificador, adicione 1/2 pepino em rodelas e 1 colher (de sopa) de aveia em pó ou em flocos. Bata até ficar homogêneo
  2. No rosto limpo, aplique a máscara. Você também pode aplicar na região do pescoço
  3. Coloque duas rodelas de pepino nos olhos para que eles também recebam os benefícios
  4. Por fim, lave o rosto com água fria e corrente.

Essa é uma máscara que deve ser usada até 2 vezes por semana.

Receita: suco detox de pepino

O suco detox de pepino é muito usado em dietas saudáveis. É também um dos modos mais comuns de se consumir o pepino, principalmente por aquelas pessoas que não costumam tê-lo na alimentação comum do dia a dia. Siga as instruções abaixo para fazer o melhor suco saudável e detox de pepino:

  1. Corte 1 maçã e 1 pepino médio em pedaços. Retire as sementes da maçã
  2. Em seguida, leve ao liquidificador e adicione 3 folhas de hortelã
  3. Bata tudo por 2 minutos até que os ingredientes se misturem bem
  4. Por fim, beba gelado e não adicione açúcar ou adoçante.
Mulher cortando pepino

Esse suco detox de pepino, maçã e hortelã ajuda a limpar o organismo (Foto: depositphotos)

Você pode coar, se preferir, mas isso fará com que o suco perca suas fibras. Além disso, a casca da maçã contém substâncias que podem causar coceira na garganta em algumas pessoas. Por isso, retire a casca da maçã se você for uma dessas pessoas.

Vale ressaltar também que não precisa adicionar água nesse suco. O pepino em si, vai liberar muito líquido durante o preparo no liquidificador. Adicione água apenas se você achar que o suco ficou muito grosso. Nesses casos, dê sempre preferência a água filtrada e gelada.

Como incluir o pepino na alimentação?

O pepino é um alimento muito saudável e versátil. Você pode comê-lo cru, em saladas ou mesmo puro, como um lanche fit. Além disso, é um ingrediente possível para diversos tipos de sucos, cremes, sopas e até mesmo patês.

Para aquelas pessoas que não têm costume em comer esse vegetal, a melhor maneira é começar através do suco com pepino. Você pode adicionar rodelas de pepinos em sucos de fruta, por exemplo. Dessa forma, você vai começar a obter os benefícios desse vegetal.

Com o passar do tempo, o paladar e o organismo vão começar a se acostumar com o sabor e as propriedades do pepino. É aí que você deve tentar começar a trazê-lo para a alimentação de outras formas.

Referências

(1) MUKHERJEE PK, NEMA NK, MAITY N, SARKAR BK. “Phytochemical and therapeutic potential of cucumber“. 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23098877. Acesso em 27 jun. 2019.

(2) SELF NUTRITION DATA. “Cucumber, with peel, raw“. Disponível em: https://nutritiondata.self.com/facts/vegetables-and-vegetable-products/2439/2. Acesso em 27 jun. 2019.

(3) DOS REIS, Kelen et al. “Pepino japonês (cucumis sativus l.) submetido ao tratamento com fécula de mandioca“. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cagro/v30n3/v30n3a15. Acesso em 27 jun. 2019.

(4) IMAI, S.; FUKUI, M.; KAJIYAMA, S. “Effect of eating vegetables before carbohydrates on glucose excursions in patients with type 2 diabetes“. 2014  Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24426184. Acesso em 27. jun. 2019.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.