Cenoura: 5 benefícios e receitas saborosas

A cenoura é um dos legumes mais populares do mundo, sendo protagonista na gastronomia de quase todos os países. E isso se dá por algumas razões: seu sabor ameno faz dela um coringa para as receitas, é fácil de cultivar, é barata, mas, sobretudo, é rica em benefícios para o corpo.

A vitamina A é a responsável por essas vantagens. É a partir dela que a cenoura age a favor da saúde dos olhos, da pele e dos cabelos. Ela ainda consegue atuar na estética do corpo, sendo indicada para compor dietas para emagrecer uma vez que possui poucas calorias.

Nesse artigo, além de conhecer os principais benefícios da cenoura, você vai aprender algumas das receitas mais requisitadas tendo esse legume como carro-chefe. Acompanhe!

5 principais benefícios da cenoura

Cenouras cruas

A cenoura tem relação direta com a saúde da pele e cabelos (Foto: depositphotos)

1- Protege a visão

Um dos pontos altos do consumo da cenoura é o benefício que ela proporciona à saúde dos olhos. Segundo dados do Ministério da Saúde (1), esse legume é o segundo alimento com maior concentração de vitamina A, ficando atrás somente do fígado bovino cozido.

Imagem dos benefícios

O nutricionista, Luis Braz, destacou essa como sendo a razão da forte relação desse legume com a visão. “A presença de boas quantidades da vitamina A possibilita a melhoria da saúde dos olhos e a prevenção de doenças relacionadas com a visão”, afirmou.

Para se ter ideia, a carência dessa vitamina pode acarretar em complicações nos olhos, como: alterações na retina, conjuntiva e córnea, redução da sensibilidade à luz e até a cegueira parcial ou total. (1)

Um estudo de 2017, divulgado pela Universidade de São Paulo – USP (2), também certificou a atuação da vitamina A, abundante na cenoura, na manutenção da visão noturna e na prevenção da catarata.

2- Melhora a saúde da pele e cabelos

A vitamina A é fundamental, entre outros aspectos, para a proliferação e diferenciação celular e um dos locais em que esse papel é mais visível é na pele. (3)

Um composto básico do grupo da vitamina A, o retinol, é habitualmente utilizado no tratamento de doenças da pele. É esse composto que regula o crescimento e a diferenciação celular da epiderme, podendo ser utilizado no tratamento de distúrbios como a psoríase, crise alérgica resultante da renovação aumentada das células da epiderme.

O retinol presente na vitamina A é muito utilizado no tratamento de alguns tipos de acne. Já por possuir papel na regeneração das fibras elásticas na pele, ele estimula o colágeno da cútis envelhecida pela exposição excessiva ao sol. (3)

Luis Braz aponta a vitamina A como a responsável por cabelos mais bonitos e saudáveis. “Cabelos quebradiços ou caindo muito podem ser indicativos de carência de vitamina A. Manter a boa ingestão da cenoura pode resultar em fios mais fortes e brilhosos”, reiterou o nutricionista.

É com base nesse benefício que muito tem se falado sobre o óleo de cenoura para os cabelos.

Óleo de cenoura

Para fazer esse óleo e estimular a hidratação, o crescimento e evitar as pontas duplas do cabelo, você vai precisar de 1 cenoura e 200 ml de azeite extra virgem. O primeiro passo é ralar o legume e colocar em um pote de vidro. Em seguida, cubra com o azeite, tampe o pote e deixe descansar por 48 horas na geladeira. A cenoura vai liberar seus nutrientes no azeite. Passado esse tempo, coe a mistura e descarte a cenoura. Utilize nos cabelos secos, das pontas até o couro cabeludo.

3- Emagrece

Você sabia que a cenoura possui apenas 34 calorias em 100 gramas? É isso mesmo! Não é a toa que ela está presente na dieta daqueles que desejam perder os quilinhos indesejáveis. Luis Braz expôs essa qualidade do legume. “Isoladamente ela não promove o emagrecimento, mas pode ser sim um excelente aliado no controle de peso”, ressaltou.

Uma dieta rica em alimentos nutritivos e pouco calóricos, como a cenoura, combinada com exercícios físicos é o antídoto contra a obesidade.

4- Fortalece o imunológico

Se a intenção é aumentar a imunidade do organismo, aposte no consumo da cenoura. Ela é capaz de fortalecer o corpo quando entra em contato com bactérias e micro-organismos causadores dos resfriados, tosses e viroses.

Tudo isso devido ao betacaroteno, pigmento responsável pela cor característica do legume. Ele participa como modulador das respostas imunológicas. (4)

O especialista em nutrição clínica explicou que esse fitoquímico tem grande poder antioxidante. “Essa substância age como fortalecer do sistema imunológico. Dessa forma, o consumo adequado e contínuo pode conferir um organismo mais resistente”, enfatizou Braz.

Esse uso é tão legítimo que popularmente o xarope da cenoura é feito para curar tosses, tanto em adultos quanto em crianças. Aprenda também a fazer.

Xarope de cenoura

Para fazer esse xarope contra a tosse você vai precisar de 1 cenoura grande e 2 colheres (de sopa) de açúcar. O primeiro passo é cortar o legume em rodelas finas. Em seguida, coloque-o dentro de uma tigela e despeje o açúcar por cima. Cubra com uma tampa, ou pano, e deixe descansar por meia hora. A cenoura vai reagir ao composto do açúcar e vai desidratar, liberando um líquido, o nosso xarope. O indicado é armazenar o xarope em um frasco de vidro com tampa.

5- Previne o câncer

Por apresentar níveis abundantes de carotenoides, poderoso antioxidante, as cenouras conseguem prevenir o aparecimento de vários tipos de cânceres, como o de próstata.

Os carotenoides impedem a lesão das membranas celulares ao eliminar radicais livres do organismo, inclusive aquelas causadas pela radiação ultravioleta. (3)

Tabela Nutricional

Porção de 100 gramas Quantidade por porção
Valor energético 34 Kcal
Proteína 1,3 g
Colesterol  –
Carboidrato 7,7 g
Fibra 3,2 g
Cálcio 23 mg
Magnésio 11 mg
Fósforo 28 mg
Ferro 0,2 mg
Sódio 3 mg
Potássio 315 mg
Vitamina C 5,1 mg

* Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. Dados retirados do TACO, edição revisada e ampliada. (5)

Receitas

A cenoura é versátil quando o assunto é gastronomia. Ela pode compor ensopados, sopas, saladas e vitaminas. Mas pode também aparecer como ingrediente principal de alguns pratos, como: bolos, suflês, sucos e farofas. Confira a seguir algumas dessas receitas deliciosas e fáceis de fazer.

Bolo

Pedaço de bolo de cenoura

(Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 3 cenouras
  • 4 ovos
  • 1 xícara (de chá) de óleo de milho
  • 1 xícara e ½ (de chá) de açúcar
  • 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma.

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180 ºC  e unte uma fôrma com manteiga e farinha de trigo. Peneire a farinha, o sal e o fermento, misture e reserve. Descasque e corte as cenouras em rodelas. Bata as cenouras no liquidificador junto aos ovos, o óleo e o açúcar por 5 minutos. Em seguida, coloque numa tigela junto com o restante dos ingredientes. Mexa bem. Ponha na forma e asse por 50 minutos.

Essa receita foi retirada do site Panelinha

Suflê

Tigela com suflê de cenoura

(Foto: depositphhotos)

Ingredientes

  • 500g de cenoura
  • 3 ovos (claras e gemas separadas)
  • 3 colheres (de sopa) queijo ralado
  • ½ xícara (de chá) de leite
  • Orégano, pimenta, sal a gosto
  • 1 cebola pequena.

Modo de preparo

Cozinhe as cenouras e bata no liquidificador com as gemas, o queijo, a cebola, os temperos e o leite. Passe para uma tigela untada com margarina e adicione as claras em neve. Mexa. Salpiquei queijo parmesão por cima pra formar uma casquinha! Asse em forno médio até dourar, por aproximadamente 40 minutos.

Essa receita foi retirada do site Receitadas

Farofa

Ingredientes

  • 2 cenouras
  • 1 cebola
  • 400 gramas de farinha de mandioca
  • 2 colheres (de sopa) de margarina
  • Pimenta do reino
  • Sal
  • Salsinha picada (opcional).

Modo de preparo

Descasque e rale as cenouras. Pique a cebola e refogue na margarina. Acrescente a cenoura e tempere com sal e pimenta a gosto. Em seguida, enquanto mexe, adicione aos poucos a farinha. Cozinhe por 5 minutos para ficar crocante. Finalize com a salsinha.

Essa receita foi retirada do site Tudo Receitas

Suco detox

Copo com suco detox de cenoura

(Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • 1 cenoura grande cortada
  • 2 fatias de abacaxi
  • 2 pedaços de gengibre descascados
  • Sumo de 1 limão
  • 1 copo de água.

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador e tome. Não precisa peneirar.

Pão

Pão de cenoura

(Foto: depositphotos)

Ingredientes

  • ½ xícara (de chá) de leite
  • 2 cenouras picadas
  • 2 ovos
  • ½ xícara (de chá) de manteiga
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar
  • 2 tabletes de fermento biológico fresco (30g)
  • 1 colher (de chá) de sal
  • 5 xícaras (de chá) de farinha de trigo
  • Óleo e farinha de trigo para untar
  • 1 gema para pincelar.

Modo de preparo

No liquidificador, bata o leite, a cenoura, os ovos, a manteiga, o açúcar, o fermento e o sal até homogeneizar. Transfira para uma tigela e adicione, aos poucos, a farinha, misturando, até que a massa desgrude levemente das mãos.

Transfira para uma fôrma untada e enfarinhada. Deixe descansar por 1 hora. Pincele com a gema e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Deixe esfriar, desenforme e sirva, se desejar, acompanhado de creme de chocolate.

Essa receita foi retirada do site Guia da Cozinha

*Artigo feito com a colaboração do nutricionista Clínico e Esportivo Luis Braz (CRN6: 7771).

Referências

(1) MINISTÉRIO DA SAÚDE. VITAMINA A: Combustível essencial para garantir o bom funcionamento do organismo, Blog da Saúde, 2016. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/entenda-o-sus/51302-vitamina-a-combustivel-essencial-para-garantir-o-bom-funcionamento-do-organismohtml.html . Acesso em: 17 de setembro de 2019.

(2) SALGADO, Jocelem Mastrodi. CAROTENOIDES , Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3352393/mod_resource/content/1/carotenoides.pdf . Acesso em: 17 de setembro de 2019.

(3) DIAS, Ana Margarida Pereira da Silva de Portugal. Nutrição e a Pele, Universidade do Porto, 2008. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/54741/3/120815_0819TCD19.pdf . Acesso em 17 de setembro de 2019.

(4) CARDOSO, Sérgio Luis. FOTOFÍSICA DE CAROTENÓIDES E O PAPEL ANTIOXIDANTE DE β-CAROTENO, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1996. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/qn/v20n5/4895.pdf . Acesso em: 17 de setembro de 2019.

(5) TACO, Tabela Brasileira de Composição de Alimentos. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. 2011. Disponível em: http://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf . Acesso em: 05 de setembro de 2019.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Lívia Mota
Jornalista (DRT-PE: 4909), possui especialização em marketing e acumula experiência de mais de 10 anos no ramo da comunicação. Seu currículo reúne conhecimento nas áreas de produção e monitoramento de conteúdo para web, em comunicação empresarial interna e externa e na prestação de assessoria. Trabalhou no jornalismo impresso e digital com repórter, tendo passado pelas editorias de política, economia, cultura, polícia e cidades. Atualmente é editora da empresa iHaa Network, conglomerado de sites no qual o Remédio Caseiro faz parte.