Quais alimentos você nunca deve colocar no micro-ondas?

Para aproveitar apenas os benefícios deste aparelho é necessário que as pessoas saibam escolher os produtos que vão ser aquecidos

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos que mais causam dúvidas nos usuários, isto porque a lista de alimentos e bebidas que não devem ser colocados neste aparelho é longa.

Mas, mesmo assim é um aparelho muito utilizado, pois revolucionou o conceito de alimentação, por ser prático, rápido e muito eficaz quando utilizado da maneira correta.

Portanto, para aproveitar apenas os benefícios deste aparelho é necessário que as pessoas saibam escolher os produtos que vão ser aquecidos. Pensando nisso, o Remédio Caseiro separou uma lista com itens que não devem ser colocados no micro-ondas e ainda explica quais os motivos dessa privação. Confira!

Lista de alimentos que não devem ir ao micro-ondas

Quais alimentos você nunca deve colocar no micro-ondas?

Foto: depositphotos

1. Água pura

A água é aquecida de dentro para fora, então ela pode superaquecer de forma muito rápida e resultar em uma explosão dentro do seu forno micro-ondas. Sendo assim, prefira esquentar a água no modo convencional, isto é, no fogão.

2. Ovo

Este alimento possui uma casca muito grossa que funciona como uma panela de pressão. Quando o ovo esquenta muito por dentro e o calor não tem por onde sair, a válvula de escape é a explosão. Essa situação vai deixar o forno altamente sujo e vai estragar o ovo. É importante lembrar que o ovo, mesmo cozido e sem casca, pode estourar se colocado no micro-ondas.

3. Frango ou carnes congeladas

O frango quando é aquecido no micro-ondas pode causar sérios problemas digestivos em quem consumi-lo. Já com relação as carnes congeladas, não é que vão prejudicar a saúde de quem for comê-las, mas é que o aquecimento do eletrodoméstico não vai ser igual em todo o alimento, então terá partes descongeladas ou até mesmo em processo de cozimentos e outras ainda congeladas. Neste caso, a melhor dica é esperar o descongelamento na geladeira, durante uma noite toda.

4. Batatas e berinjelas

Semelhantes ao ovo, esses itens também possuem cascas, porém um pouco mais finas. Por esta razão são alimentos que correm o risco de explodir se colocados no micro-ondas. Além de estragar os ingredientes, o forno também poderá ficar completamente sujo.

5. Espinafre

Este vegetal possui, naturalmente, substâncias conhecidas como nitratos. Porém, quando eles são expostos ao aquecimento, podem ser transformados em nitritos e nitrosaminas, dois componentes com propriedades cancerígenas.

6. Salsichas e linguiças

A pele desses alimentos também são sensíveis ao aquecimento provocado pelo micro-ondas. Por esta razão, podem estourar no aparelho, causando muita sujeira.

7. Pimenta e tomates

Mais uma vez a regra universal da casca, não deixando de fora as pimentas e os tomates que são cobertos por uma fina camada de casca que não suporta o aquecimento e estoura com facilidade.

8. Molhos

Assim como a água, os molhos também vão salpicar as paredes do eletrodoméstico assim que forem colocados dentro do recipiente.