6 chás para descer menstruação em dias

Quando se fala em atraso na menstruação a primeira coisa em que se pensa é gravidez, não é? Contudo, há várias razões para que a menstruação não venha no dia certo. Segundo a ginecologista Fernanda Torras, é comum a menstruação atrasar em cerca de 40% dos ciclos menstruais. Entre as possíveis causas estão o estresse e o consumo de cafeína em excesso. (1)

Outros fatores que interferem na menstruação é o excesso de exercícios físicos e os períodos pós-operatórios. Os procedimentos cirúrgicos em geral causam estresse orgânico. Além disso, há que se considerar a proximidade com a menopausa: nesta fase os ciclos tendem a ficar mais irregulares. (2)

O que fazer quando a menstruação atrasar?

Uma das opções é o uso de chá para descer a menstruação. Mas a médica ressalta que não há evidências que comprovem que o uso de chás tenha efeito direto para a descida da menstruação.

“A menstruação é um processo que depende da ovulação, ocorrendo geralmente em 14 dias, 2 semanas após a ovulação. Há correlação do chá de canela com aumento da vascularização e contração uterina, o que aceleraria a descida menstrual, porém, não há estudo que comprove a associação”, esclareceu.

Além disso, vale lembrar que um atraso entre 5 e 7 dias é bastante comum.

Embora não haja respaldo científico, popularmente é disseminada a cultura de que algumas ervas podem favorecer a descida da menstruação, sendo atestada sua eficácia pelas usuárias.

Chás para fazer descer a menstruação

1. Chá de angélica (Angelica archangelica L.)

Ramos de angélica

(Foto: depositphotos)

A angélica pode gerar a liberação do sangue menstrual. Você deve ferver cerca de 10 g da raiz de angélica. Após amornar, beba três vezes ao dia.

2. Chá de agoniada (Plumeria lancifolia)

Flores de agoniada

(Foto: depositphotos)

Ferva cinco gramas de flores de agoniada em aproximadamente 500 ml de água. Coe e tome três xícaras por dia até que a menstruação desça.

3. Chá de canela (Cinnamomum verum)

Pau e pó de canela

(Foto: depositphotos)

Este é o chá mais popular para a menstruação atrasada. Por ser estimulante cardíaca e da circulação sanguínea, a erva impulsiona as contrações uterinas, o que pode ajudar a fazer vir a menstruação. Preparar o chá é muito fácil, basta ferver um pauzinho de canela. (3)

4. Chá de arruda (Ruta graveolens)

Folhas e flores de arruda

(Foto: depositphotos)

Outro remédio que pode ser bastante eficaz para fazer descer o sangue menstrual é o chá de arruda. O preparo é um pouco diferente dos demais: você deve macerar duas colheres de folhas e flores da erva em um pilão. Depois deixe descansar uma noite em uma xícara de água fria.

5. Chá de boldo (Peumus boldus)

Folhas de boldo

(Foto: depositphotos)

Popularmente conhecido por sua eficácia contra os males do fígado, o boldo também é estimulante do útero. Assim, pode ser mais uma opção para resolver a menstruação atrasada.

Ferva uma xícara de água, coloque 3 folhas de boldo e espere esfriar. Tome este chá três vezes ao dia.

6. Chá de cravo da índia (Syzygium aromaticum)

Botões de cravo da Índia

(Foto: depositphotos)

O cravo da Índia também tem propriedades estimulantes do útero. Para fazer o chá basta ferver uma colher (de sopa) de cravo em meio litro de água. Espere esfriar e consuma três vezes ao dia.

Precauções

Caso você tenha esse problema de maneira recorrente, o recomendado é procurar um médico para buscar outras soluções e saber o que está causando a desregulação do seu ciclo.

E o mais importante: não tome nenhum chá antes de confirmar se o atraso menstrual não se deve à gravidez. Pois podem trazer sérios prejuízos à saúde da mulher e do bebê. Caso haja a suspeita de gravidez, ainda que mínima, opte por não ingerir esses chás.

*Artigo feito com a colaboração da ginecologista obstetra e mastologista, especialista pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e Sociedade Brasileira de Mastologia, Fernanda Torras (CRM 130332).

Referências

(1) MANICA, D. T. A desnaturalização da menstruação: hormônios contraceptivos e tecnociência. Horiz. antropol., vol.17, no.35, Porto Alegre, Jan./June, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832011000100007. Acesso em: 04 de dezembro de 2019.

(2) KAMI, A.T; VIDIGAL, C.B; MACEDO, C. Influência das fases do ciclo menstrual no desempenho funcional de mulheres jovens e saudáveis.  Fisioter Pesqui., 24(4):356-362, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/fp/v24n4/2316-9117-fp-24-04-356.pdf. Acesso em: 04 de dezembro de 2019.

(3) AKILEN, R.; TSIAMI, A.; DEVENDRA, D.; ROBINSON, N. Glycated haemoglobin and blood pressure-lowering effect of cinnamon in multi-ethnic Type 2 diabetic patients in the UK: a randomized, placebo-controlled, double-blind clinical trial. Diabet Med., Oct;27(10):1159-67, 2010. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20854384. Acesso em: 04 de dezembro de 2019.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista, especialista em Comunicação Digital e Mestre em Serviço Social. Atua como redatora e revisora freelancer. Atualmente vive como nômade digital pela Europa. Cearense de coração paraibano levando o corpo pelo mundo afora!