Chá de folhas de abacate: 10 benefícios e como fazer

Quase todo mundo acredita que o consumo do abacate acontece somente ingerindo a polpa ou fazendo dela uma vitamina. Entretanto, os benefícios relacionados a sua ingestão também estão presentes em outras partes, como nas folhas do abacateiro.

Delas, pode-se fazer um poderoso chá, cheio de nutrientes para o organismo, que ajudam a perder peso, regular os açúcares do sangue e evitar a hipertensão.

Esta parte da planta contém proteínas, fibras, minerais e fitoquímicos que são úteis para a saúde humana. Cada 100 gramas de folhas de abacate contém 25,54 g de proteína e 38,40 g de fibra, maior do que o fruto, que contém apenas cerca de 1,60 g de proteína e 2,06 g de fibra na mesma quantidade. 

Essas folhas também contêm alguns minerais, como: magnésio, sódio, manganês, cálcio, ferro, zinco, potássio, selênio e fósforo.

10 benefícios do chá de folhas de abacate

Não é de se admirar, portanto, que os muitos benefícios das folhas para a saúde estão cada vez mais sendo reconhecidos, ampliando e popularizando seu uso. Confira agora alguns de seus benefícios:

1. Combate a úlcera

O chá da folha de abacate possui propriedades potentes que combatem a úlcera estomacal e aliviam a gastrite. Seu extrato possui efeitos antiulcerogênicos, amenizando consideravelmente os sintomas do problema. (1)

2. Destrói cálculo renal

O cálculo renal é um problema sério que pode acarretar em outra doença bem mais grave: a insuficiência renal. Caso você sofra desse mal, pode consumir diariamente o chá das folhas do abacate para auxiliar na resolução do problema.

Ele proporcionará a eliminação das pedras nos rins por conter boas quantidades de fitoquímicos, como alcaloide, saponina e flavonoides. O chá destrói a pedra que se encontra dentro do órgão, melhorando seu funcionamento. (2)

3. Cura da diarreia

Outro benefício para o organismo trazido pela folha do abacate é o seu efeito na melhora da diarreia, que pode ser causada pela infecção por bactérias, especialmente Escherichia coli. 

O chá contém um grande número de saponina. Esta substância, juntamente com outros fitoquímicos, como o tanino, pode reduzir significativamente a infecção bacteriana. É dessa forma que ajuda a interromper a diarreia. (3)

Basta fazer o chá em modo de infusão e tomar de duas a três vezes ao dia, até que o problema seja resolvido.

4. Controla a epilepsia

Várias partes do abacate, assim como o chá de suas folhas, são comumente utilizadas para controlar e tratar a epilepsia e convulsões na infância. A bebida contém um agente anticonvulsivo que também é conhecido como antiepilético.

Seu efeito está ligado a sua função de bloquear os canais de sódio e melhorar o mecanismo GABA, que desencadeia o aumento da epilepsia.

5. Regula os níveis alterados de açúcar no sangue

Quem procura uma maneira alternativa de curar a diabetes e diminuir os níveis de açúcar no sangue poderá aproveitar os benefícios do abacate em forma de chá.

A diabetes é um problema de saúde comum e atualmente afeta uma grande parcela da população em todo o mundo. Geralmente acontece quando o pâncreas não produz insulina suficiente, o hormônio que regula o açúcar no sangue. (4)

6. Reduz a hipertensão

Além de reduzir os níveis de açúcar no sangue, as propriedades da folha de abacate também podem ajudar a diminuir a pressão sanguínea.

Isso porque o chá contém magnésio, que ajuda a diminuir os riscos de sofrer com a hipertensão. A combinação destes dois benefícios resulta em um coração saudável e protegido de doenças cardiovasculares.

7. Mantém a saúde do couro cabeludo e dos cabelos

Esse chá contém princípios ativos que deixam os fios brilhantes e fortes, auxiliando na diminuição da queda capilar. Para isso, basta utilizá-lo regularmente no último enxágue após a lavagem.

8. Trata asma

Quem tem problemas de asma pode obter alívio tomando essa bebida. A folha do abacate contém uma substância chamada pineno, que melhora a passagem de ar para os pulmões e alivia as crises respiratórias. (2)

Para esta finalidade, ferva várias folhas de abacate em dois copos de água e adicione uma colher (de sopa) de sal na solução. Ferva a água até que reduza a um copo. Em seguida, coe e beba quente antes de ir para a cama.

9. Elimina a candidíase

A candidíase oral, popularmente conhecida como sapinho, é uma infecção por fungos que causa feridas na boca. Por conta de seu efeito antibacteriano e antifúngico, as folhas dessa fruta previnem o surgimento do problema e auxiliam na sua eliminação.

Além de tratar internamente a doença, é possível fazer o uso tópico da infusão. A solução deve ser aplicada no local três vezes ao dia, até que o problema seja extinto.

10. Alivia a dor de cabeça

Parte da planta possui substâncias analgésicas, como a quercetina e a penina, que atuam efetivamente contra a enxaqueca. Elas ajudam a aliviar a tensão da dor de cabeça, bloqueando o caminho do neurotransmissor ou do impulso da dor para atingir o cérebro. (2)

Como fazer o chá

Ingredientes

  • 10 folhas de abacate
  • 1 litro de água
  • Açúcar mascavo ou mel a gosto, opcional.

Modo de preparo

Coloque os ingredientes numa panela e ferva por 3 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Coe, adoce e está pronto. A indicação é tomar até 3x ao dia.

Referências

(1) SALGADO, J. M.; BIN, C.; MANSI, D. N., SOUZA, A. Efeito do abacate (Persea americana Mill) variedade hass na lipidemia de ratos hipercolesterolêmicos. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 28(4): 922-928, out.-dez. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cta/v28n4/a25v28n4.pdf. Acesso em: 13 de novembro de 2019.

(2) DUARTE, P. F.; CHAVES, M. A.; BORGES, C. D.; MENDONCA, C. R. B. Abacate: características, benefícios à saúde e aplicações. Cienc. Rural [online]. 2016, vol.46, n.4, pp.747-754. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-84782016000400747&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 13 de novembro de 2019.

(3) DAIUTO, É. R., TREMOCOLDI, M. A., ALENCAR, S.M.; VIEITES, R. L.; MINARELLI, P. H. Composição química e atividade antioxidante da polpa e resíduos de abacate ‘hass’. Rev. Bras. Frutic., Jaboticabal – SP, v. 36, n. 2, p. 417-424, Junho 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbf/v36n2/v36n2a18.pdf. Acesso em: 13 de novembro de 2019.

(4) TABESHPOUR, J, RAZAVI, B.M, HOSSEINZADEH, H. Effects of Avocado (Persea americana) on Metabolic Syndrome: A Comprehensive Systematic Review. Phytother Res. 2017 Jun;31(6):819-837. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28393409. Acesso em: 13 de novembro de 2019.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.