Castanha portuguesa: 11 benefícios e receitas

Você sabia que a castanha portuguesa é um alimento rico em nutrientes, auxilia o emagrecimento e otimiza o funcionamento da tireoide?

Além desses benefícios, o consumo desse tipo de castanha também tem relação com a saúde do coração, auxiliando o organismo no combate à diversas doenças que afetam o sistema cardiovascular.

Para quem ainda não a conhece, a castanha portuguesa é muito procurada para compor pratos nas festas de fim de ano, como Natal e Ano Novo.

Portanto, nesse artigo, você vai conhecer os benefícios e também algumas receitas feitas com essa oleaginosa. Confira!

Quais são os benefícios da castanha portuguesa?

Além de ser uma opção saudável para os celíacos, pois não possui glúten, o fruto da castanheira também auxilia no tratamento de problemas gastrointestinais.

castanha portuguesa

Entre os benefícios da castanha portuguesa está o auxílio às dietas de emagrecimento (Foto: depositphotos)

Confira a seguir esses e outros benefícios comprovados da oleaginosa!

1. Rica em nutrientes saudáveis

Castanha com casca

Esse alimento é rico em vitaminas, minerais e enzimas (Foto: depositphotos)

De acordo com o boletim técnico da castanha portuguesa, produzido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é possível encontrar nutrientes saudáveis como gorduras mono-insaturada e poli-insaturada, vitaminas e minerais. Além disso, essa oleaginosa é fonte saudável de fibras e carboidratos. (1)

Entre esses nutrientes, destacam-se os glicídios, o potássio e as vitaminas C e B.

2. Ajuda a emagrecer

Mulher medindo cintura

Essa castanha contribui com o emagrecimento pois tem poucas calorias e traz saciedade (Foto: depositphotos)

Essa oleaginosa também é menos calórica, pois possui menos óleo que os outros tipos de castanhas. (1)

Além disso, a portuguesa possui um tamanho maior, trazendo mais saciedade para quem consome.

Por fim, ainda segundo o boletim técnico já citado, os agrônomos e pesquisadores apontaram que o consumo desse tipo de castanha está associado à prevenção da obesidade. (1)

3. Atua no equilíbrio da tireoide

Mulher com mão na garganta

Também por essa razão, o fruto consegue controlar o peso (Foto: depositphotos)

Alguns estudos também apontam a composição destas castanhas como um fator para o bom funcionamento da tireoide. E esse efeito é ainda mais presente na prevenção da oscilação de peso. (1)

4. Previne o surgimento de tumores

Símbolo da prevenção de câncer

Esse tipo de castanha favorece a prevenção do câncer (Foto: depositphotos)

Devido às suas propriedades antioxidantes e anticarcinogênicas, essa oleaginosa consegue prevenir o surgimento de tumores no organismo. (1, 2, 3)

5. Protege o coração

Também graças ao efeito antioxidante, essa oleaginosa beneficia o sistema cardiovascular (Foto: depositphotos)

A castanha portuguesa também pode ser usada na prevenção de doenças coronarianas, que podem ser causadas por fatores como acúmulo de gordura, impossibilitando o fluxo de sangue. (1, 2)

6. Combate a hipertensão

O controle da pressão arterial é outro benefício (Foto: depositphotos)

Tem alguém da família que possui hipertensão? O histórico familiar pode levar um paciente a apresentar esse problema de saúde. Mas, com o auxílio dessa castanha é possível controlar a pressão arterial.

Esse benefício é graças à ação antioxidante e à presença de ácido fólico na composição do fruto. (1, 3)

7. Previne o ataque vascular cerebral (AVC)

Homem com dor no braço

Um dos sintomas do AVC é dormência muscular (Foto: depositphotos)

Ainda levando em consideração as informações do boletim técnico da Secretaria de Agricultura de São Paulo, é possível afirmar que o consumo diário desse alimento pode auxiliar na prevenção do ataque vascular cerebral, popularmente chamado pela sigla AVC.

Isso acontece devido à composição da castanha, que traz propriedades medicinais capazes de melhorar a irrigação sanguínea no cérebro.

Segundo um estudo feito na cidade de Porto, em Portugal, esse benefício ocorre pois o fruto da castanheira combina “efeitos neuroprotetores preventivos benéficos com uma alta atividade antioxidante”. (1, 3)

8. Ajuda na prevenção e tratamento da diabetes

Diabéticos podem se beneficiar com o consumo dessa oleaginosa (Foto: depositphotos)

Na verdade, este alimento em si não atua diretamente na diabetes, mas traz antioxidantes que ajudam na prevenção e diminuem os riscos durante o tratamento da doença. (1, 4)

9. Protege contra doenças gastrointestinais

As fibras são aliadas do sistema digestivo (Foto: depositphotos)

O consumo de castanha portuguesa também faz bem para o sistema digestivo, devido às fibras e à rica coleção de minerais presentes na composição dessa oleaginosa. Assim, é possível afirmar que seu consumo é capaz de proteger o organismo de doenças gastrointestinais. (1)

10. Não contém glúten

Farofa de castanha

Essa farofa pode substituir a farinha de trigo tradicional (Foto: depositphotos)

Uma grande vantagem para as pessoas que possuem alergia ao glúten (celíacos) é que a portuguesa não contém essa substância. (1)

Por essa razão, a farinha dessa castanha pode ser usada na produção de pães, massas e bolos, substituindo a farinha de trigo.

11. Melhora a imunidade

Mulher correndo

Um corpo mais saudável fica também mais disposto (Foto: depositphotos)

Como essa oleaginosa é rica em vitamina C, acaba se tornando um alimento que ajuda a melhorar o sistema imunológico. (1)

Receitas: aprenda a preparar essa oleaginosa

Agora que já te mostramos os grandes benefícios desse alimento natural, está na hora de dar aquelas boas e velhas dicas de cozinha.

Muitas pessoas adoram o sabor dessa variedade de castanha, mas não sabem como aproveitá-la na cozinha.

Então, preste atenção nas dicas e receitas abaixo para aprender as formas corretas de preparar a castanha portuguesa.

Como cozinhar?

Essa oleaginosa cozida é uma ótima opção para refeições, principalmente para o jantar. Para prepará-la, não há nenhum segredo. Confira:

Receita da castanha cozida
  1. Em primeiro lugar, lave 1/2 kg de castanhas portuguesas
  2. Em seguida, com uma faca afiada (e muito cuidado) corte um pedacinho pequeno das pontas das castanhas para que pegue o sal
  3. Na panela de pressão, coloque as castanhas com as pontinhas cortadas, cubra com água (3 dedos acima das castanhas) e adicione 1 colher (de chá) de sal. Tampe e deixe por 20 minutos depois de pegar pressão
  4. Por fim, retire da panela, espere esfriar um pouco, descasque e sirva.

Como fazer assada?

Por outro lado, você também pode fazer as castanhas assadas. Nesse formato, elas ficam crocantes, saborosas e perfeitas para fazer aquela farofa deliciosa de domingo. Veja a receita:

Receita da castanha assada
  1. Faça um corte superficial nas cascas de 1/2 kg de castanhas portuguesas
  2. Em seguida, lave as oleaginosas em água corrente
  3. Logo após, coloque todas as castanhas em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos
  4. Em seguida, retire e espere esfriar um pouco
  5. Por fim, descasque (ainda um pouco quente para facilitar) e sirva. Salpique uma pitada de sal por cima, se preferir.
Castanha portuguesa assada

Após assar a castanha, você pode consumi-la ou optar por fazer uma farofa (Foto: depositphotos)

Como fazer farofa de castanha portuguesa?

Essa receita de farofa é um sucesso, porque é gostosa e nutritiva. Não é a toa que é tão comum as pessoas prepararem essa receita no Natal e Ano Novo. Aprenda a receita:

  • Primeiramente, asse 300 g de castanha (como ensinamos no tópico anterior). Descasque e pique de forma grosseira, mas não deixe pedaços muito grandes. Reserve
  • Em uma frigideira quente, adicione 1 colher (de sopa) de manteiga e adicione aos poucos 300 g de farinha de mandioca. Vá mexendo até torrar a farinha e ela ficar com a cor levemente amarelada da manteiga. Reserve
  • Na mesma frigideira, adicione mais 1 colher (de sopa) de manteiga e 1 cebola picada. Doure as cebolas
  • Com as cebolas douradas, adicione 1/2 xícara de azeitonas pretas picadas, as castanhas, salsinha e sal a gosto. Misture
  • Por fim, adicione a farinha e refogue até que tudo fique bem misturado e compartilhe os sabores.

Muitas pessoas adicionam bacon nessa receita, mas esse ingrediente é opcional.

Referências

(1) BUENO, SILVANA C. S. E OUTROS. “Castanha Tipo Portuguesa“. 2.a ed. Campinas. 2018. Disponível em: http://www.cati.sp.gov.br/portal/themes/unify/arquivos/produtos-e-servicos/acervo-tecnico/BoletimTecnicoCastanhaPortuguesa246CATI.pdf. Acesso em 03 de junho de 2019.

(2)BRAGA, N., RODRIGUES, F., OLIVEIRA, M. B. “Castanea sativa by-products: a review on added value and sustainable application“. 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25204784. Acesso em 03 de junho de 2019.

(3) BRIZI, C. et al. “Neuroprotective Effects of Castanea sativa Mill. Bark Extract in Human Neuroblastoma Cells Subjected to Oxidative Stress“. 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26240013. Acesso em 03 de junho de 2019.

(4) JOVANOVIC, J. A. et al. “Evaluation of the Antioxidant and Antiglycation Effects of Lactarius deterrimus and Castaneasativa Extracts on Hepatorenal Injury in Streptozotocin-Induced Diabetic Rats“. 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29163175. Acesso em 03 de junho de 2019.

Sobre o autor

Jornalista, tem experiência em emissoras de televisão, jornal impresso e revistas. Trabalha também com produção de conteúdo web para diversos segmentos.