Benefícios do ovo para saúde

O ovo é um alimento rico em proteína e fonte de vitaminas A, D, E, K e do complexo B. Na composição do ovo também pode ser destacado a presença de sais minerais como ferro, fósforo, manganês, potássio e ômega 3.

Antes de começar a listar todos os benefícios do ovo para a saúde, é bom que você saiba que ele é considerado um dos mais completos alimentos existentes. Entre os nutrientes que ele apresenta, um total de 13 são identificados.

Veja mais benefícios do ovo:

  • Faz bem para os olhos
  • Prevenção de doenças cardíacas
  • Combate os radicais livres
  • Regula a atividade cerebral
  • Prevenção do câncer de mama
  • Pode ser usado no tratamento da diabetes
  • Trata doenças inflamatórias

Agora chegou a hora de detalhar cada um desses benefícios. Quanto a inclusão do ovo na resolução dos casos levantados acima, o mais aconselhável é que o médico seja consultado. Pois cada paciente necessita de uma atenção especial.

Faz bem para os olhos

A presença de substâncias como carotenoides, luteína e zeaxantina fazem do ovo um ingrediente indispensável para prevenir degeneração ocular. Dessa forma, o paciente fica mais protegido de problemas relacionados à visão, sobretudo catarata.

Prevenção de doenças cardíacas

A inclusão do ovo na alimentação tende a aumentar o índice de colesterol bom do corpo, o conhecido como HDL. Em contrapartida, ele diminui o colesterol LDL, também conhecido como colesterol mau.

Essa condição reduz, significativamente a incidência de doenças relacionadas ao coração. “Muitos estudos mostram que os ovos realmente podem melhorar a qualidade do colesterol”, afirma o médico Juliano Pimentel.

Combate os radicais livres

Na composição do ovo, as vitaminas e oxidantes são destaque. Na prática, isso atua direto no combate aos radicais livres, o que afasta o risco do desenvolvimento de algumas doenças graves.

Outro ponto positivo em relação à ingestão do ovo é a possibilidade de retardar o envelhecimento natural das células. Esse benefício também pode ser sentido na aparência do rosto, aliviando algumas marcas de expressão.

Regula a atividade cerebral

Devido à existência de uma substância conhecida por colina, o ovo possui o benefício de regular a atividade cerebral. Sendo assim, o sistema nervoso e sistema cardiovascular podem funcionar de forma saudável.

Prevenção do câncer de mama

A possibilidade de eliminar as toxinas acumuladas pelo corpo faz do ovo um excelente alimento para reduziu a incidência de câncer de mama. De acordo com alguns estudos, essa redução pode chegar a casa dos 44%.

Pode ser usado no tratamento da diabetes

Através da existência de gorduras estratégicas, o ovo pode ser usado no tratamento de diabetes tipo 2. Essas gorduras acabam por saciar e nutrir o corpo, “mantendo os níveis de açúcar e insulina baixos no sangue”, como certifica o médico Patrick Rocha.

Trata doenças inflamatórias

O efeito anti-inflamatório faz do ovo um excelente aliado no tratamento de doenças como artrites, dores de coluna e enxaquecas. Mas, para obter esses benefícios, é preciso seguir uma dieta equilibrada, até porque, comendo o ovo pontualmente não vai resolver.

O ovo na medida certa

Depois de conhecer todos os segredos para preparar o ovo usando somente água, considere-se um especialista! Esse conhecimento vai ajudar ainda mais na sua dieta para perder peso e também na academia.

Aqui também você aprendeu um pouco mais sobre as propriedades vinculadas ao consumo do ovo. Em qualquer outra dúvida, não hesite em procurar um médico. Até porque, cada organismo é único e merece atenção especial.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.