Pia muito suja? Veja receitinha caseira para deixá-la brilhando

É importante fazer essa higienização completa pelo menos uma vez na semana

Pela frequência que se usa a cozinha, ela é considerada um terreno bastante fértil para a proliferação de bactérias. Por isso, a higiene é fator imprescindível para que isso não aconteça. Além do mais, tem certos lugares que são ainda mais propícios a isso. Para resolver esse problema e deixar a sua pia limpinha, preste atenção a seguir.

Através de orientações simples passadas pela escritora Anna Shepard no livro “Limpe e Arrume a Sua Casa”, editado e publicado pela Publifolha, você vai conseguir realizar uma limpeza profunda, fazendo com que a sua pia fique longe da sujeira e, principalmente das bactérias.

Deixando a pia limpa

A pia da cozinha pode ficar brilhando se higienizá-la corretamente

Deixe a pia da cozinha brilhando seguindo essas dicas (Foto: depositphotos)

Para iniciar a limpeza, você vai precisar de água sanitária, escova de dentes para limpeza e esponja não abrasiva. A recomendação é que essa limpeza seja realizada, ao menos, uma vez por semana. É importante que você use luvas de borracha para evitar o contato direto com os produtos utilizados.

1º passo

Assim que você acabar de lavar toda a louça, encha a pia com água quente até quase transbordar. Adicione uma tampinha de água sanitária e deixe de molho por alguns instantes. O produto vai atuar de forma a matar todas as bactérias existentes em toda a parte da pia.

Veja também: Pia entupida? Conheça 4 passos caseiros para desentupir rapidinho

2º passo

Com ajuda da escova de dentes, esfregue bem o ralo e os cantinhos da cuba. Se necessário, coloque mais um pouco de água sanitária para que a sujeira saia ainda com mais facilidade. Existem algumas pias que apresentam um “ladrão” na lateral que evita que a água transborde pelo topo. Limpe-o também com a escova.

3º passo

Com a solução de água morna com água sanitária ainda dentro da pia, esfregue as manchas usando uma esponja não abrasiva. Isso vai evitar que a pia seja riscada. Preste bastante atenção a área que está próxima ao ralo e concentre alguns movimentos por ali.

Veja também: Como fazer a higienização correta da pia do banheiro

4º passo

Assim que terminar de esfregar todos os cantos, deixe a solução dentro da pia por mais uma hora. Passado esse tempo, libere a água e enxague tudo com a água da torneira. Se preferir, assim que terminar todo o processo, passe um pano seco para evitar manchas e deixar a pia brilhando.

Pias de porcelana

Se na sua cozinha, no lugar da pia de inox existir uma pia de porcelana, não é aconselhável usar água sanitária. No lugar dela você pode utilizar uma solução com água morna e sabão. Se a sujeira estiver difícil de ser removida, use também bicarbonato de sódio.

Veja também: 10 dicas de como fazer uma limpeza rápida e eficiente da cozinha

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.