Os benefícios e as propriedades da alcaparra

Quando consumida, a alcaparra pode oferecer ao organismo humano boas doses de proteínas, cálcio, ferro, magnésio, sódio e potássio

Comumente usada na cozinha como acompanhamento de alguns pratos, a alcaparra é uma planta com origem nas margens do mediterrâneo. Pertencente a família das caparidáceas, o arbusto tem como nome científico Capparis spinosa e tem seu crescimento favorável em regiões quentes e ambientes áridos. Suas propriedades fazem dessa planta uma aliada da saúde, por proporcionar diversos benefícios ao organismo humano.

De toda a planta, apenas os botões da flor são utilizados e a partir deles são preparados molhos, vinagretes e saladas. Mas, apesar da alcaparra ser usada em todo o mundo, seus benefícios ainda não estão tão claros. Apesar disso, é possível afirmar, de acordo com o médico Patrick Rocha, especializado em nutrição, que este alimento é rico em vitaminas, minerais e outros nutrientes.

A alcaparra é um alimento hipocalórico, ou seja, possui poucas quantidades de calorias em sua composição, além de possuir baixos índices de carboidrato e boas quantidades de fibra alimentar”, explica o especialista em um artigo publicado no seu site Dr. Rocha.

A alcaparras oferece auxílio na formação e manutenção dos ossos e dentes

A planta também é rica em diversas vitaminas, como A, B6, B12, C e D (Foto: depositphotos)

Benefícios e propriedades da alcaparra

Quando consumida, a alcaparra pode oferecer ao organismo humano boas doses de proteínas, cálcio, ferro, magnésio, sódio e potássio. A planta também é rica em diversas vitaminas, como A, B6, B12, C e D. Porém, os nutrientes não param por aqui, uma vez que os botões das flores são fontes de fibra alimentar, energia e substâncias antioxidantes.

Osteoporose

Desta maneira, a planta exerce diversos benefícios ao organismo, começando pelo auxílio na formação e manutenção dos ossos e dentes, devido a presença de cálcio. Este mineral consegue prevenir o surgimento de problemas na estrutura óssea, como é o caso da osteoporose, doença que afeta mais de 100 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde.

Veja tambémChás para o tratamento da osteoporose

Diabetes

Além disso, alcaparra também é benéfica para os diabéticos. Para o especialista em nutrição, as poucas quantidades de carboidratos presentes nesse alimento o transformam em um aliado de quem tem diabetes, pois dessa forma é possível controlar os índices glicêmicos do corpo.

Sistema digestório

“Outro grande benefício desse alimento diz respeito ao funcionamento do sistema digestório de seus consumidores”, conta Rocha. Isto porque, a planta tem fibras em sua composição, o que elimina a sensação de inchaço na barriga, promove saciedade e ainda estimula o trabalho dos intestinos.

O médico ainda cita duas substâncias presentes na alcaparra que são responsáveis pelo poder antioxidante da planta, são elas: rutina e a quercetina. Enquanto a primeira se encarrega de melhorar a circulação sanguínea, a segunda tem a ação antibacteriana e anti-inflamatória.

Veja também: Vilões – Conheça os causadores da má digestão

Emagrecimento

E, mesmo acreditando que só é possível emagrecer com uma reeducação alimentar aliada à prática de exercícios físicos, Rocha afirma que alcaparra pode ser um “amigo” na perda de peso. Isto porque, o alimento tem três características ideais para quem está na luta contra abalança: poucas calorias, muitas fibras alimentares e baixa quantidade de carboidrato.

Em outras palavras, quem consome alcaparras fica com uma sensação de saciedade, o que prolonga a fome. “Já o fato de ter pouco carboidrato para ser absorvido na corrente sanguínea, mantém os níveis de insulina baixos, hormônio este que tem como uma de suas funções, estocar gordura corporal”, completa Rocha.

Receita 1: Vinagrete com alcaparras

Ingredientes

  • 1 pote de alcaparras;
  • 2 cebolas roxas;
  • 2 tomates;
  • 2 colheres (de sopa) de salsinha;
  • 2 colheres (de sopa) de cebolinha;
  • 4 colheres (de sopa) de azeite extra virgem;
  • 1 limão espremido;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

Lave bem as alcaparras, corte os vegetais e a tomate em pedaços pequenos. Misture esses itens em uma panela e adicione o limão, o sal e o azeite. Mexa todos os ingredientes, leve o recipiente para a geladeira e assim que estiver pronto, sirva.

Receita 2: Salada de alcaparras com quinoa

Ingredientes

  • 1 pote de alcaparras;
  • 1 pepino;
  • Tomates cerejas a gosto;
  • Ramos de coentro;
  • Meio abacate;
  • 4 colheres (de sopa) de quinoa;
  • 2 colheres (de sopa) de azeite de oliva.

Modo de preparo

Lave todos os ingredientes e retire as casas do abacate. Em seguida, corte todos os vegetais e a fruta em pedaços pequenos. Misture todos os itens em uma panela e adicione a quinoa e o azeite de oliva. Mexa bem esta salada, que é uma opção saudável e leve para ser usada como prato principal no jantar.

Além dos benefícios da alcaparra, é possível aproveitar do alto nível de proteína da quinoa, bem como dos minerais, vitaminas, aminoácidos e gorduras saudáveis, como a ômega 6, que estão presentes neste grão.

Veja também: Aprenda a fazer deliciosos bolinhos de casca de batata

Receita 3: Molho de alcaparras para carnes e peixes

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de alcaparra;
  • Suco de um limão;
  • 1 cebola (branca ou roxa);
  • 1 tomate;
  • Ervas a gosto como tomilho, coentro, alecrim etc;
  • 1 dente de alho.

Modo de preparo

Comece refogando o alho e a cebola em uma frigideira com um fio de azeite de oliva. Após este processo, adicione as alcaparras, o tomate cortado em pequenos pedaços e o suco de limão. Abaixe o fogo e acrescente as ervas da sua preferências. Coloque mais um fio de azeite e mexa. Depois é só colocar por cima de pedaços de carnes ou peixes.