O que é indispensável ter no banheiro de toda casa

O banheiro é o cômodo mais vulnerável a bactérias, por isso precisa estar sempre limpo

O banheiro de uma casa é o cômodo mais exposto a ação de vermes e bactérias, por isso, sua higienização deve ser feita a custo de muita atenção. Para isso, é necessário um verdadeiro batalhão de utensílios e produtos. Mas, calma! Não se desespere! Confira uma lista para formar o seu próprio kit limpeza.

De antemão, não é preciso que o seu kit seja muito grande. Alguns utensílios e produtos “coringa” já vão resolver o seu problema.

Para facilitar o acesso, deixe-os separados dos demais produtos que usa para higienizar outras partes da casa. As dicas são passadas por Anna Shepard, no livro “Limpe e Arrume a sua Casa”, da editora Publifolha.

Montando o kit de limpeza para banheiro

Esponja, desinfetante e luvas são itens que precisam estar sempre 'à mão' para a limpeza do banheiro

O kit higiene é indispensável para qualquer banheiro (Foto: depositphotos)

Antes de citar os materiais, é importante que você tenha a consciência de deixar o cômodo sempre em ordem, pois acaba facilitando a limpeza.

Procure recolher os objetos, evitando que eles fiquem espalhados pelos cantos e procure um lugar para tudo. Isso acaba acelerando a limpeza do espaço. Dito isto, vamos ao kit.

Veja também: Como limpar ralo de banheiro com bicarbonato

Desinfetante do vaso sanitário

Além de ser um excelente produto para fazer a higienização do vaso sanitário, a embalagem, que vem com bico aplicador, facilita o alcance do produto aos cantos mais complicados do vaso sanitário.

Papel-toalha

O papel-toalha pode ser usado para limpar a parte externa do vaso sanitário. Ele é muito higiênico, pois pode ser descartado após a limpeza.

Spray limpador

Esse tipo de produto é o ideal para acelerar a limpeza na parte externa do vaso.

Veja também: Como fazer a higienização correta da pia do banheiro

Sapólio cremoso

Para retirar aquelas manchas que insistem em não sair, sobretudo na pia e na banheira, esse tipo de produto é o mais recomendado. Para aplicá-lo, use uma esponja, depois basta enxaguar.

Esponja de banheiro

Separe uma esponja para ser usada exclusivamente na limpeza do banheiro. Dê preferência aquela que apresenta um lado mais macio e outro abrasivo. Use-a para limpar a pia, banheira e o box.

Luvas de borracha

Reserve um par de luvas feito de borracha para as limpezas do banheiro. Elas podem ser usadas com mais relevância na limpeza do vaso sanitário, já que é o local onde há maior concentração de vermes e bactérias.

Veja também: Macetes caseiros para limpar o box do banheiro com praticidade

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.