Evite o mofo usando ingredientes caseiros

O mofo aparece quando existe muita umidade no local e pode se espalhar facilmente pelos cômodos. Conheça alguns ingredientes caseiros para evitar o mofo

O mofo aparece quando existe muita umidade no local e pode se espalhar facilmente pelos cômodos de uma casa em armários, paredes, roupas, gavetas, entre outros. Mesmo que você não consiga ver nenhuma mancha visível, o cheiro desagradável denuncia a presença de mofo.

Além do cheiro e das manchas desagradáveis, este fungo pode prejudicar a saúde e provocar reações alérgicas. Nem sempre é possível acabar de vez com a umidade do local em que você mora, mas existem alguns ingredientes caseiros que podem ajudar a evitar o aparecimento de novas manchas de mofo.

Doenças: Mofo causa diversos problemas de saúde

Sabe os tão temidos problemas respiratórios? Pois bem. Saiba que o mofo é um dos grandes agentes causadores dessas enfermidades. Micose broncopulmonar alérgica, asma, rinite e sinusite são os principais problemas de saúde provocados pelo mofo.

Problemas de saúde causados pelo mofo

Ilustração: Remédio Caseiro

Ingredientes caseiros para combater o mofo

Vinagre

O ácido acético presente no vinagre é uma excelente substância para limpar móveis, roupas e outros objetos que estejam mofando. A acidez inibe o desenvolvimento dos fungos.

Para retirar as manchas de mofo das roupas, basta passar uma escovinha molhada com vinagre branco e deixar o produto agir pelo período de 15 minutos. Depois, espalhe água quente por cima e deixe secar. Em seguida basta lavar a peça normalmente.

Para usar o vinagre nos armários e outros móveis, confira a receita a seguir:

Ingredientes:

  • 240 ml de vinagre branco;
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo:

Misture os dois ingredientes em um recipiente grande, pois a solução borbulha muito. Depois coloque a mistura em um borrifador.

Para usar, basta borrifar a solução nos objetos mofados, deixar agir por aproximadamente 10 minutos e secar com um pano limpo. Repita este processo uma vez ao mês.

Limão

Por causa do vapor do chuveiro, o banheiro é um cômodo que acumula umidade com muita facilidade e, consequentemente, aparecem as manchas de mofo. Por ser ácido, o limão é um ingrediente eficaz na limpeza dos azulejos e rejuntes do banheiro. Para isso, basta esfregar metade um limão sobre os azulejos e depois enxaguar com água.

Bicarbonato de sódio

Encha até a metade de um potinho com bicarbonato de sódio e coloque-o em um canto da casa. Se achar necessário, espalhe vários desses potes por todos os cômodos da casa para ajudar no controle da umidade. O bicarbonato deve ser trocado quando houver a formação de pequenas bolinhas.

Giz de lousa

Coloque alguns pedaços de giz dentro de um pote sem tampa no canto da casa em que preferir. Cada pedaço de giz pode ser usado por até seis meses, basta levá-lo para secar ao sol quando ele já estiver úmido. O giz ajuda a controlar a umidade e a acabar com o cheiro de mofo.

Onde o mofo mais gosta de habitar na sua casa ou apartamento

No quarto, no banheiro, nas paredes em geral e até mesmo na sua sala o mofo pode aparecer e causar um enorme desagrado a você e aos seus visitantes. Confira por onde ele gosta de estar:

Onde o mofo mais aparece em casa

Ilustração: Remédio Caseiro

Mofo no Quarto

Mofo no quarto de casa

Ilustração: Remédio Caseiro

Mofo nas paredes

Mofo nas paredes de casa

Ilustração: Remédio Caseiro

Mofo no banheiro

Mofo no banheiro

Ilustração: Remédio Caseiro

Mofo na sala

Mofo na sala

Ilustração: Remédio Caseiro

Sobre o autor

Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), outorgado pelo Instituto Cervantes. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.