Cuide da sua saúde: se movimentando durante o trabalho

A ginástica laboral diminui os problemas musculares e posturais

Independente do contexto, muita gente já deve ter ouvido em sedentarismo. Nesse caso, entenda a palavra ‘contexto’ como as diversas etapas da vida de uma pessoa durante o dia. A prática de atividades físicas é vista como um ingresso para a vida saudável. Porém, esse conceito deve ser ampliado para o dia a dia dos empregados dentro do ambiente de trabalho.

Nos grandes escritórios e até mesmo nas empresas mais modestas, não é difícil de encontrar pessoas que passam, praticamente, quase oito horas sentados em uma cadeira, em frente ao computador.

A saída desse ponto de trabalho é praticamente inexistente, salva as horas de ir ao banheiro, pegar um cafezinho ou copo de água, além de buscar uma impressão ou entregar um documento ao colega da mesa ao lado.

A ginástica laboral integra as atividades desenvolvidas no dia do trabalhador com exercícios físicos

Exercícios possibilitam a saúde física, saúde emocional e saúde social (Foto: depositphotos)

Mas, esse comportamento deve ser visto com certa preocupação, já que o desempenho do trabalho também depende de hábitos saudáveis.

Foi aí que surgiu a ginástica laboral, que integra as atividades desenvolvidas no dia do trabalhador com exercícios físicos. A ginástica laboral trabalha os três pilares mais importantes para plenitude do ser humano: saúde física, saúde emocional e saúde social.

Ginástica laboral

A ginástica laboral é conhecida como sendo uma modalidade de atividade física praticada no ambiente de trabalho. Ela promove o bem-estar, melhorar as relações interpessoais entre os colaboradores, traz benefícios físicos que fortalecem determinadas musculaturas, previne problemas posturais e lesões, mais conhecidas como “doenças do trabalho” (LER e DORT).

Veja também: Exercícios para acordar o cérebro

Já foi comprovado através de pesquisa que as empresas que promovem a ginástica laboral diminuem os índices de absenteísmo dos funcionários, fortalecem relações para o desenvolvimento de trabalhos em equipe e aumentam a produtividade.

Para que a prática seja aproveitada da melhor forma possível, a dica é que a empresa procure auxílio de um profissional.

A partir de uma avaliação rápida do ambiente de trabalho ele vai poder elaborar um cronograma de exercícios específicos, que auxiliará o alcance da qualidade de vida aos colaboradores. A atividade pode ser desenvolvida em poucos minutos, por isso não atrapalha na rotina da empresa.

Benefícios da ginástica laboral

Somado a todas as melhorias que pode trazer para a saúde do colaborador no ambiente de trabalho, a ginástica laboral é conhecida por estimular à rotina ativa, diminuir os problemas musculares e posturais, melhorar a disposição e produtividade, proporcionar que o praticante tenha conhecimento do próprio corpo, socialização entre as equipes, melhoramento da coordenação motora e qualidade de vida.

Veja também: Quais chás devo ou não tomar durante o trabalho

Dados

Você sabia que 433 mil mortes – cerca de 4% dos falecimentos no mundo – poderiam ser evitadas se as pessoas passassem três horas a menos sentadas por dia?

Esse é o resultado de uma pesquisa desenvolvida nas Universidades de São Paulo e na Federal de Pelotas com base em dados da Organização Mundial da Saúde sobre o tempo médio de permanência sentado em 54 países.

Veja também: Remédios caseiros para indisposição e cansaço

De acordo com o levantamento, os riscos de morte estariam relacionados a alterações cardiovasculares, alguns tipos de câncer, diabetes e colesterol e aumentam a cada hora que se passa a mais na cadeira. Dizem os especialistas que ficar quatro horas, por exemplo, eleva o risco em 2%, chegando a 18% após nove horas.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.