Como tirar mancha de short branco de forma caseira

As manchas podem ser removidas a partir de técnicas fáceis e eficazes

Apesar da beleza, a roupa branca é vista como o terror da limpeza. A impressão que dar é que elas atraem a sujeira, independente do cuidado que se tome. Peças como os shorts estão ainda mais expostas pelo fato das pessoas não tomarem tanto cuidado na hora de sentar.

Dessa forma, não é difícil encontrar pessoas que tem dúvidas sobre a forma mais eficaz de tirar manchas de short branco. É importante lembrar que, se o método não for tão eficaz, a mancha pode se fixar ainda mais ou acaba por atingir outra parte.

Além dos acidentes cotidianos, os shorts e as roupas brancas como um todo tendem a ficar amareladas e encardidas com o tempo. Mas, para solucionar esse problema, existem algumas técnicas caseiras que vão ajudar você e muito!

Como tirar mancha de short branco

Alvejante nem sempre poderá remover mancha de short branco

Short branco suja com muita facilidade (Foto: depositphotos)

Ao ouvir a pergunta, como tirar mancha de short branco, muita gente vai apostar de primeira no poder do alvejante, certo? Pois saiba que essa não é a única opção nem a mais eficaz.

Essa comprovação quem dá é a consultora em organização residencial Ana Ziccardi, que passa algumas receitinhas que são eficazes para vários tipos de mancha, desde as mais simples até aquelas mais complicadas, como de vinho, por exemplo.

As roupas brancas exigem muitos cuidados, já que algumas delas são feitas com a utilização de tecidos delicados. Com o passar do tempo, as peças também adquirem uma coloração amarelada, que dificilmente se desprende das fibras do tecido.

Veja também: Como tirar mancha de saída de praia com técnica caseira

Manchas de vinho no short branco

Caso você tenha derramado um pouco de vinho no short branco, a primeira providência que se deve tomar é colocar uma pedra de gelo bem no local da mancha. “Isso vai evitar que o vinho penetre nas fibras do tecido”, diz Ana Ziccardi.

Assim que você chegar em casa, coloque um pouco de leite para ferver. Feito isso, o passo seguinte é colocar a parte do short que foi manchada com o vinho de molho em um pequeno recipiente. O tecido tem de estar seco. Deixe por 15 minutos.

Passado esse tempo, você pode lavar a peça normalmente, com o sabão da sua preferência.

Manchas de molho de tomate no short branco

Assim que você perceber que caiu um pouco de molho de tomate no short, a primeira providência a ser tomada é remover o excesso do produto com um guardanapo de papel seco.

Com o short ainda seco, você vai colocar um pouco de detergente incolor sobre a mancha e deixar ele agir. A recomendação é de esperar que ele seque totalmente. Depois, basta lavar o short normalmente.

Veja também: Como tirar mancha de biquíni branco de forma caseira

Manchas de caneta hidrocor no short branco

Geralmente esse tipo de mancha é mais comum nas roupas usadas pelas crianças, porém, os adultos não estão isentos a ela. A maioria das pessoas pensam que esse tipo de mancha é sinal de que o short não será mais o mais o mesmo. Mas, não é bem assim!

Para remover a mancha você vai precisar de chumaço de algodão e spray de cabelo. “Para isso, você não vai aplicar o spray direto na mancha. Você aplica no algodão, deixa bem encharcado e é só aplicar sobre a mancha”, ensina Ana Ziccardi.

O spray de cabelo vai puxando a mancha do hidrocor. Para que o efeito seja satisfatório, não precisa esfregar o algodão na peça. “Você vai ficar apertando. Pode ir encharcando o algodão ainda mais até que a mancha saia por total”, afirma a consultora.

Ao fim de todo esse processo, você pode lavar a peça normalmente.

Mancha de caneta esferográfica no short branco

Com essa receitinha caseira, aquela mancha de caneta esferográfica vai ser removida por inteiro. É importante lembrar que essa dica pode ser aplicada em qualquer peça de roupa branca, não somente o short, desde que seja feita em tecido de algodão.

Veja também: Manchas de suor na roupa? Aprenda a remover com técnica caseira e prática

Com ajuda de uma colher medidora, coloque três medidas de lustra móveis, uma medida e meia de detergente incolor e uma medida de removedor. Misture bem em um recipiente e basta mergulhar o tecido no local da macha.

É importante deixar a peça de molho entre 20 ou 30 minutos. “Nesse intervalo, dê uma mechidinha de vez em quando”, orienta Ana Ziccardi. Assim como aconteceu com as demais manchas, ao fim do processo, pode lavar a peça normalmente.

Mancha amarelada no short

Se o seu short branco está com aquela aparência amarelada, uma solução bem prática para que ele fique como novo é apostar no poder do bicarbonato de sódio. Você vai precisar preparar uma mistura com as seguintes medidas: para cada um litro de água você pode usar uma colher (de sopa) de bicarbonato de sódio.

Coloque tudo em um recipiente grande e deixe o short de molho por cerca de duas horas. É importante que, antes de realizar o processo para clarear as manchas amareladas, a roupa tem de estar limpa.

“O bicarbonato de sódio também serve para remover aquelas manchas de suor. Se a mancha persistir, enxágue e deixe de molho. A vantagem de usar o bicarbonato é que, junto com a mancha, ele também remove o cheiro forte de suor”, afirma a consultora organizacional doméstica, Euzi Nascimento.

Veja também: Gastando pouco: 6 dicas fundamentais sobre como lavar roupa com economia

Mancha de batom no short

Para acabar com as manchas de batom no short branco, a dica é apostar no poder do detergente neutro, sabonete ou sabão de coco na pré-lavagem. Para isso você precisa aplicar um desses ingredientes bem no local da mancha.

Feito isso, espere agir por alguns minutos ou até que você perceba que a mancha foi removida por inteiro. Na sequência, basta lavar o short branco normalmente, com o produto da sua preferência.