Como tirar mancha de saída de praia com técnica caseira

Essas peças são bastante utilizadas pelas mulheres nas praias ou piscinas

A saída de praia é uma peça vista como indispensável por algumas mulheres. Porém, dependendo da forma com que é utilizada, pode aparecer manchas, fazendo com que ela não fique tão vistosa, como as recém saídas das lojas.

Para manter a peça sempre nova e bem cuidada, a indicação é investir em técnicas caseiras que prometem acabar com as manchas, desde as mais simples até aquelas mais difíceis de serem removidas.

Na maioria das vezes, as saídas de praia são confeccionadas com tecidos finos, coloridos, estampados e com materiais variados, a exemplo do crochê e telinhas. Regatas, shorts e macacões também são usados como saídas de praia.

As manchas nas saídas de praia

Por mais cuidado que se tenha, ninguém está avesso ao aparecimento de manchas na roupa, principalmente quando o assunto são as saídas de praia. Por isso é recomendado um pouco mais de cuidado ao lavar a peça.

É possível tirar mancha de saída de praia com produtos caseiros

É importante identificar o tipo de mancha, já que cada um requer uma técnica diferente (Foto: depositphotos)

Como o próprio nome já sugere, elas são usadas para cobrir o corpo quando se sai do mar ou piscina. Sendo assim, elas estão expostas ao protetor solar, óleo bronzeador e a própria água, o que são os principais causadores das manchas.

Elas também são usadas para forrar o chão para as pessoas sentarem com mais conforto, seja na areia, beira da piscina ou em cadeiras. Ao lavar, as pessoas também devem tomar cuidado, já que isso também interfere na durabilidade.

Essas manchas também podem ser ocasionadas pelo corante dos picolés e sorvetes e pelo molho de algumas comidas. Quanto as bebidas, além do vinho, os refrigerantes de cola também causam manchas.

Veja tambémComo tirar mancha de biquíni branco de forma caseira

É importante identificar o tipo de mancha, já que cada um requer uma técnica diferente para ser eliminado. Na maioria das vezes, quando usados os materiais adequados, as manchas são removidas facilmente.

Como remover as manchas das saídas de praia

As cangas e saídas de praia são confeccionadas em vários tipos de tecidos. Ao lavar, a dica é prestar bastante atenção nas recomendações do fabricante. Geralmente elas vêm expressas nas etiquetas.

Manchas de protetor solar

Se você percebeu que a saída de praia está manchada com protetor solar. Essa mancha pode ser facilmente removida a partir da utilização de alguns ingredientes caseiros.

Você vai precisar de água oxigenada (30 volumes) e um pouco de água morna em temperatura média de 40°C. A mistura deve ser usada na proporção de uma porção de água oxigenada para quatro de água morna. Logo em seguida, é só misturar bem.

Na hora de aplicar, umedeça um pedaço de algodão na mistura e coloque bem no lugar da mancha. Deixe agir por 10 minutos. Passado esse tempo, basta esfregar um pouco e lavar a saída de praia normalmente.

Veja tambémChiclete grudado na roupa? Técnica caseira vai solucionar rapidinho

Manchas de gordura ou alimento

Esse tipo de mancha é facilmente removida com a utilização de detergente de lavar louça incolor.

Para usá-lo, antes você precisa umedecer a peça. Logo em seguida, basta aplicar um pouco em cima da mancha e deixar agir por 10 minutos. Na hora de aplicar sobre a mancha é preferível que a peça esteja seca.

Despeje um pouco do detergente e deixe agir por alguns minutos. Depois, é só esfregar um pouco e lavar a peça normalmente. Quando for colocar a peça para secar, opte pela sombra. Isso evita que ela fique desbotada.

Manchas de bebidas

Geralmente o tipo de mancha mais frequente causada nas cangas ou saídas de praia por bebida é com vinho ou refrigerante de cola. Um forma que pode acabar com ela é através da utilização do nabo.

Você vai precisar cortar o legume em rodela e colocar em cima das manchas. Essa medida vale também para aquelas manchas que já secaram ou estão na peça por mais tempo. Deixe agir por 10 ou 20 minutos. Em seguida, basta enxaguar.

Mancha amarelada

Se a sua saída de praia está com aquela aparência amarelada, uma solução bem prática para que ela fique como nova é usar uma mistura de bicarbonato de sódio com água. Você vai precisar de uma colher (de sopa) de bicarbonato para cada um litro de água.

Coloque tudo em um recipiente grande e deixe a saída de praia de molho por cerca de duas horas. É importante que, antes de realizar o processo para clarear as manchas amareladas, a peça esteja limpa.

“O bicarbonato de sódio também serve para remover aquelas manchas de suor. Se a mancha persistir, enxague e deixe de molho”, afirma a consultora organizacional doméstica, Euzi Nascimento.

Veja também: Lavar roupa à mão. Otimize seu tempo e tarefa seguindo 4 passos

Mancha de batom

Para acabar com as manchas de batom na saída de praia ou canga, a dica é apostar no poder do detergente neutro, sabonete ou sabão de coco na pré-lavagem. Para isso você precisa aplicar um desses ingredientes bem no local da mancha.

Feito isso, espere agir por alguns minutos ou até que você perceba que a mancha foi removida por inteiro. Na sequência, basta lavar a peça normalmente, com o produto da sua preferência.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.