Como tirar cheiro de óleo queimado na cozinha

Confira 5 passos simples e fáceis para se livrar do cheiro de óleo queimado e ter a cozinha cheirosa outra vez

Nesse artigo você verá como tirar cheiro de óleo queimado na cozinha seguindo cinco passos simples e rápidos. Veja como proceder e deixe sua cozinha limpa. Confira isso e muito mais agora!

Uma receita malsucedida ou a reutilização do óleo de cozinha muitas vezes pode acabar deixando a cozinha cheirando a óleo queimado ou velho. Mas se esse é o seu caso, não se preocupe, existem alguns truques para fazer esse cheiro desaparecer.

Uma série de simples tarefas vai fazer a sua cozinha perder completamente o cheiro indesejável de óleo queimado e ainda ficar cheirando a limpeza e super higienizada. É só seguir os seguintes passos:

5 passos para tirar cheiro de óleo queimado na cozinha

Como tirar cheiro de óleo queimado na cozinha pode ser mais fácil do que se imagina

Mesmo fazendo uso depuradores, esse dor pode impregnar na cozinha (Foto: depositphotos)

1º Passo: Lave bem as panelas, fogão e pia

Se o óleo queimou na panela ou foi muito reutilizado a ponto de espalhar o cheiro, então ele não serve mais para consumo. Espere esfriar e coloque em uma garrafa pet, para se livrar dele depois.

Em nenhuma hipótese jogue o óleo na pia ou nos ralos. Óleo de cozinha é um grande contaminante na natureza, poluindo os rios e mares de maneira irreversível.

Para se livrar do óleo, o ideal é acumular tudo em garrafas pet e entregar a empresas que façam o recolhimento. Óleo de cozinha pode ser reaproveitado de várias formas como, por exemplo, na produção de sabão.

Depois de separar o óleo que não será mais usado, lave bem as panelas, o fogão, a pia e todos os locais que tiveram contato com o óleo ou com as panelas usadas. Você pode usar um pano úmido e detergente para limpar fogão e bancadas.

Veja também: Como tirar o cheiro de peixe da cozinha

2º Passo: Elimine o cheiro de óleo do ambiente

Com o óleo retirado de cena e as sobras do mesmo retiradas durante a lavagem das panelas, pias, fogão e bancadas, a segunda coisa a se fazer é mandar o cheiro que sobrou embora.

Abra as janelas e tente deixar a cozinha o mais arejada possível. Se não houver corrente de ar, use um ventilador para afastar o cheiro de óleo da cozinha. Enquanto isso, toste em uma frigideira um pouco de café e canela.

Com um pouco de margarina, deixe alguns grãos de café assando em fogo baixo junto a uma canela em pau. O café e canela vão liberar seus aromas no ar, neutralizando o cheiro do óleo queimado. Cuidado para não queimar os grãos e a canela, senão pode acabar piorando a situação.

Com a cozinha cheirando melhor, você pode continuar o trabalho de deixar a cozinha limpinha e cheirosa.

3º Passo: Use vinagre para tirar o cheiro ruim

O vinagre na cozinha não serve somente para temperar saladas e servir em receitas. Ele também serve para remover odores e ajudar na limpeza em casos como quando a gente queima comida e óleo.

Em uma das panelas lavadas, coloque 300ml de água e uma colher (de sopa) de vinagre. Leve ao fogo e deixe ferver. Quando atingir o ponto de fervura, deixe por cinco minutos.

A fervura da água com vinagre vai ajudar a remover o cheiro de óleo queimado do ambiente. Mas não deixe por muito tempo, pois você ainda vai utilizar essa mistura.

Após o tempo na fervura, desligue o fogo e deixe a água com vinagre esfriar. Depois, com um pano, umedeça na mistura e limpe as panelas, bancadas, fogão, fornos e superfícies da cozinha. Isso vai mandar qualquer cheiro embora dos móveis, objetos e eletrodoméstico.

Veja também: Aprenda como tirar o cheiro de água sanitária das mãos

No caso das panelas, lembre de enxaguar antes de guardar.

4º Passo: Ferva água com limão

O limão é uma fruta com muitas utilidades. Entre elas, está o poder adstringente e a capacidade de eliminar odores. Esse vai ser um reforço ao 2º passo e seu foco é limpar os fornos e refrescar o ambiente.

No micro-ondas, coloque uma xícara de água com um limão inteiro cortado no meio. Aqueça por um minuto na potência máxima.

Retire a xícara e, com uma das metades do limão, esfregue as paredes internas do micro-ondas e do forno. Em seguida, passe um pano ou papel toalha para enxugar.

A outra metade do limão você pode deixar na xícara com a água quente em um local central da cozinha e deixar lá por algumas horas para que o limão possa agir no ambiente. Você pode deixar por 24 horas, depois jogar fora.

5º Passo: Use produtos para reforçar e dar aroma

Se você não faz questão de ter o seu cheiro preferido na cozinha e prefere nenhum cheiro ou o cheiro natural, seu trabalho acaba no 4º passo. Mas se você faz questão ter o cheirinho daquele produto que você adora, essa é a hora certa de usá-lo.

Use desengordurantes no fogão e bancadas. Se preferir, abra seus frasquinhos de essência e deixe em alguns locais específicos da cozinha, como em cima de armários e da geladeira.

Em nenhuma hipóteses use produtos de limpeza antes de realizar os passos anteriores. Se você usar produtos de limpeza antes de retirar completamente o cheiro do óleo queimado, você pode piorar muito a situação.

Se misturar o cheiro do óleo queimado com o cheiro dos produtos de limpeza, vai gerar um cheiro mais forte e que vai ser bem mais difícil de tirar depois.

Veja tambémDescubra como tirar cheiro de alho das mãos

Lembre que alguns produtos tem cheiro muito forte e que foram feitos para durar, o que pode dificultar a remoção dos odores gerados posteriormente.

Sobre o autor

24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.