Saiba como reaproveitar sobras de sabonete

Utilizando as sobras de sabonete, você vai economizar no orçamento doméstico

Reaproveitar sobras de sabonete é uma das alternativas de economia caseira mais práticas e rentáveis de se fazer em casa. Seja no âmbito da alimentação ou no consumo de produtos de higiene pessoal, o desperdício ainda é uma preocupação constante.

Ele também pode ser o vilão do orçamento doméstico e responsável até pela poluição do meio ambiente. Por isso a necessidade de reaproveitar tudo o que for possível.

Você já pensou o quanto aquele pedacinho de sabonete que sobra quando o produto vai acabando pode ser importante? Pois se sua resposta para essa pergunta é negativa, está na hora de você aprender a reaproveitar as sobras de sabonete.

Para isso, muitas possibilidades aparecem para que você escolha a quem mais se encaixa com a sua necessidade. Pode ter certeza que, ao fim de tudo, você vai perceber que esse pequeno gesto vai sim fazer diferença no seu orçamento.

Reaproveitando as sobras de sabonete

Antes de apresentar todas as dicas para reaproveitar sobras de sabonete, o primordial de tudo é que você passe a juntá-las. Para isso, reserve um recipiente e vá colocando todos, independente de marca, cor e fragrância.

Fazer um novo sabonete

Faça novo sabonete usando sobras de sabonetes antigos

É possível fazer sabonete novinho usando sobras de sabonetes antigos (Foto: depositphotos)

A primeira dica é a mais simples de todas. A partir de todas as sobras de sabonete, você pode obter outro. Para tanto, Pegue uma porção considerável das sobras de sabonete e leve para aquecer no microondas, durante 30 segundos na potência máxima.

Passa esse tempo, você vai precisar de um algumas colheres de sopa de águas de rosa. A quantidade desse ingrediente é bastante relativa. Vai depender do quanto de sobras de sabonete que você está utilizando.

Misture bem os ingredientes até formar aquela mistura homogenia e consistente. O passo seguinte é colocar toda a receita em forminhas de silicone. Depois, é só deixar o sabonete secar naturalmente. Quando ele secar, é só desenformar e usar.

Veja tambémAprenda a fazer sabonete revigorante de lavanda

Sabonete líquido

Sobras de sabonete podem ser facilmente reaproveitadas para fazer sabonete líquido

Sim, sabonete líquido. Faça sabonete líquido usando sobras de sabonete (Foto: depositphotos)

Veja tambémDuas receitas de sabonetes esfoliantes para uma pele mais bonita

Outra utilização para as sobras de sabonete é usá-las para fazer sabonete líquido caseiro. Reserve uma quantidade equivalente a um sabonete inteiro. Com ajuda de uma panela, pique todo ele em pequenos pedaços.

O passo seguinte é acrescentar um pouco de água. A quantidade recomendada é de 600 ml. Ligue o fogo e deixe o sabonete derreter. Nesse meio tempo, use uma colher de pau para ir mexendo. O ponto ideal é até que todos os pedaços sejam dissolvidos.

Depois de cumprir essa etapa do preparo, desligue o fogo e espere a mistura esfriar. Separe alguns potinhos de vidro ou plástico. Para colocar o sabonete líquido dentro, use um funil.

Uma dica é prestar atenção na consistência do sabonete líquido caseiro. Caso você queira que ele fique um pouco mais ralo, basta colocar 100 ml de água a mais. Se o sabonete tiver hidratante na fórmula, você vai precisar de menos água.

Veja tambémReceita de incrível sabonete calmante para peles oleosas

Sachês perfumados

Sobras de sabonetes são uma ótima alternativa para fazer sachês perfumados

Sachês perfumados são uma ótima alternativa para reaproveitar as sobras de sabonetes (Foto: depositphotos)

Veja tambémHidrate a pele com o sabonete caseiro de cenoura

Sabe aquele cheirinho agradável que se sente ao abrir o guarda-roupas ou a gaveta? Pois bem, ele pode ser conseguido a partir da utilização de sobras de sabonete para fazer pequenos sachês.

Para prepará-los, basta pegar um pouco de sobras de sabonete e pequenos retalhos de tecidos. Corte as sobras de sabonete em pedaços menores e coloque no meio do tecido. Faça pequenas trouxinhas e amarre com fitas.

Feito isso, basta pegar essas pequenas trouxinhas e distribuir entre as roupas, seja na gaveta ou mesmo no guarda-roupas. Ah! Uma dica importante para que o cheiro seja bem ativo é usar as sobras de sabonete com cheiro mais ativo.

Amaciante para roupas

Faça amaciante caseiro com sobras de sabonetes

Dê como destino às sobras de sabonetes a fabricação de amaciante caseiro (Foto: depositphotos)

Veja tambémReceita ensina como preparar sabonete caseiro de aveia

Até gora, você viu o quanto as sobras de sabonete pode ser útil na fabricação de outros produtos caseiros. Agora, você vai se surpreender com essa sugestão. Com as sobras de sabonete, também é possível fazer amaciante de roupas.

Para a fabricação dessa receita, você vai precisar de 300 gramas de sobras de sabonete. Pegue toda essa quantidade e corte em pequenos pedaços ou rale. Com ajuda de uma panela, coloque todas as sobras de sabonete, junto a um litro de água.

Deixe essa mistura no fogo até que o sabonete derreta por inteiro. Fique sempre com uma colher de pau a mão, mexendo de vez em quando. Ao levantar fervura, a mistura pode derramar. Por isso, fique atento!

Depois de tirar do fogo, espere esfriar um pouco. Transfira a mistura para outra vasilha maior. O passo seguinte é acrescentar quatro livros de água fria e quatro colheres de sobremesa de glicerina. Mexa bem até que todos os ingredientes estejam bem misturados.

Em seguida, adicione mais duas colheres de sobremesa de leite de rosas e volte a mexer. Depois que o produto estiver pronto, acondicione em garrafas de plástico com tampa.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.