Como passar roupas com e sem o ferro

Passar roupa é uma tarefa comum na vida da maioria das pessoas. Alguns gostam, outros odeiam. Mas você sabe como passar roupas com e sem o ferro? Aqui você vai aprender várias dicas e truques para facilitar e melhorar o seu trabalho. Verá que passar roupas pode ser bem mais fácil do que você imagina.

A prática de alisar as roupas para melhorar o seu aspecto e maciez é antiga. Há registros de que essa atividade surgiu na China, em meados do século IV. Por lá, se usava uma panela de latão de cabo comprido repleta de brasas para alisar os tecidos.

No Ocidente, todavia, se usava materiais como madeira, mármore e vidro para alisar tecidos. Mas as roupas eram engomadas e estes materiais precisavam ser usados frios devido a goma. O ferro de carvão só foi inventado no século XVII.

Os outros tipos de ferro de passar (melhores e mais modernos) só surgiram no século XIX. Eram os ferros de lavadeira, água quente, gás, álcool e outros. Atualmente, a maioria das pessoas utiliza o ferro elétrico, inventado em 1882 pelo americano Henry W. Seely.

No Brasil, estima-se que os primeiros ferros de passar chegaram nos anos 50. A maioria fazia parte do modelo aquecido a carvão ou água quente.

Como passar roupa corretamente usando o ferro

Para passar roupas com tranquilidade, o primeiro passo necessário é obter um ferro de passar. Apesar de que vamos mostrar aqui como também passar sem precisar desse aparelho, não podemos negar que ele deixa tudo mais fácil!

Mulher passando ferro

Passar ferro nas roupas pode ser mais fácil do que você imagina (Foto: depositphotos)

Neste tópico, portanto, você vai aprender a passar roupas usando o ferro. Não tem muito segredo, mas existem alguns truques que deixam tudo bem mais simples e fácil. Confira:

Antes de começar

  1. Certifique-se de que as roupas estão limpas e secas antes de começar.
  2. Antes de colocar as roupas lavadas no varal, sacuda e coloque os pregos nas bainhas das roupas. Isso já diminui o amassado, o que ajuda na hora de passar.
  3. Geralmente as pessoas passam as roupas depois de lavar e secar as peças.
  4. Usar amaciante nas roupas pode facilitar o trabalho.
  5. Verifique as etiquetas, pois algumas roupas (e tecidos) não podem ser passados. Há um símbolo de ferro de passar nas etiquetas. Se ele estiver cruzado com um traço, isso significa que a roupa não pode ser passada.
  6. Veja os tipos de tecido para entender e separar as roupas pela temperatura que deve ser usada. Comece pelas mais finas. Veja abaixo a temperatura para cada tipo de roupa.

O que você precisa usar?

Não é preciso muita coisa para passar roupas. Você praticamente só vai precisar de:

  • Um ferro de passar
  • Borrifador de água (ajuda bastante, mas não é fundamental. Não é necessário com ferros elétricos a vapor)
  • Um pedaço de pano fino
  • Uma tábua de passar (Opcional. Você pode usar uma toalha forrada em uma superfície plana também)

Veja tambémComo limpar ferro de passar roupas

O pedaço de pano citado na lista serve para peças delicadas ou que tenha material que não possa receber o calor do ferro diretamente. Algumas estampas não podem ser passada diretamente. Por isso, se coloca o pano em cima na hora de passar. Você também pode virar a peça ao avesso.

Como passar ferro

Antes de começar, coloque a roupa a ser passada na sua frente e dê uma borrifada de água dos dois lados. Isso ajuda o ferro a deslizar melhor. Você também pode adicionar gotas de essência na água para dar mais cheiro nos tecidos.

  • Camisas e blusas: Estenda a camisa na superfície reta a sua frente e a disponha até que não haja vincos. Com cuidado, passe o ferro na gola, depois no corpo. Por último, passe nas mangas, indo dos ombros às pontas.
  • Camisas sociais: Comece pelo colarinho, respeitando a forma do mesmo. Depois, com a camisa aberta, passe o ferro do centro para as extremidades. Em seguida, passe o ferro em todas as bordas (cuidado com os botões). Por último, dobre a camisa e passe as mangas, uma por vez, dos ombros aos pulsos.
  • Calças: Vire a calça do avesso e passe o ferro em todo o tecido, dos 2 lados, começando pela cintura e terminando nas pontas. Passe também os forros dos bolsos. No cós de calças jeans e de tecidos grossos, você pode deixar o ferro parado em cima por alguns segundos, sem precisar movê-lo. Cuidado para não queimar o tecido.
  • Vestidos: Comece da parte de cima até a parte da saia. Primeiro a gola, depois o corpo (do centro para os lados) e por último as mangas (dos ombros às pontas). Na parte de baixo, comece da bainha até a cintura. Tenha atenção na barra. Veja as dicas para plissados abaixo, se for o caso do seu vestido.
  • Saias: Saias plissadas devem ser passadas ao avesso para não desfazer as dobras. Saias comuns são fáceis de passar. Comece da bainha até a cintura. Passe dos dois lados.
  • Não passe o ferro em botões e acessórios presos a roupa, para não danificá-los ou danificar o ferro.

Depois de passar

Assim que passar uma roupa, dobre-a ou pendure-a. Se você não fizer isso logo após passar o ferro, elas podem amassar novamente.

Qual temperatura devo usar?

Em primeiro lugar, você deve entender que tecidos finos e suaves precisam de temperatura baixa. Essa é a principal regra, pois se você usar temperatura alta, pode queimar ou estragar as peças. Quanto mais grosso e rústico o tecido, maior a temperatura.

  • Temperatura baixa: nylon, seda, poliéster e acrílico.
  • Temperatura média: materiais misturados como algodão, lã, polialgodão, malhas e alguns jeans.
  • Temperatura alta: linho, 100% algodão, jeans pesados e grossos.

Veja também: Receita de água caseira para passar roupas

Como passar roupas sem ferro

Você não tem ferro de passar e precisa desamassar uma roupa? Calma, existem algumas soluções. É possível passar roupa sem usar ferro! Veja abaixo as principais alternativas:

Ferro a vapor

Existem dois tipos de ferro: o seco e o a vapor (Foto: depositphotos)

Use uma panela quente

Uma das alternativas mais fáceis e inteligente é a panela quente. Procure uma panela de fundo reto e que não tenha tintura no exterior (para não manchar a roupa). Esquente um pouco de água nela e depois use o fundo da panela como ferro de passar.

Dá um bom resultado, mas esfria rápido e não dá para passar muitas roupas assim. A não ser que você fique esquentando a panela várias vezes.

Contudo, nunca esquente a panela sem nada dentro. Você pode queimá-la, uma vez que o calor não será distribuído com nada em seu interior. Sempre coloque um pouco de água.

Use um borrifador e secador de cabelo

Outra alternativa é pendurar a roupa, borrifar um pouquinho de água e usar um secador de cabelo bem quente. Isso vai diminuir bastante os amassados, mas não é tão eficiente quanto usar uma superfície quente para desamassar, como um ferro ou panela quente.

Chapinha de cabelo

Lembra como antigamente muitas mulheres usavam o ferro de passar para alisar os cabelos? Pois é, aqui vou te mostrar que ir na direção contrária também pode funcionar. Desamassar roupas com chapinha de cabelo é possível.

Esse método serve para peça de tecido fino. Dobre as partes amassadas e passe a chapinha por cima dos amassados. Repita o processo até desamassar. Serve muito bem para bainha e barras de roupas de tecido leve.

Coloque a roupa embaixo do colchão

Além dos métodos anteriores, onde é necessária uma fonte de calor, você pode desamassar roupas usando seu colchão. Estenda a roupa e enrole até formar um rolinho. Não é dobrar, mas enrolar. Depois coloque abaixo do colchão e deixe por 1 hora.

O peso do colchão sobre o tecido enrolado vai diminuir bastante os amassados. Não vai ficar 100% como usando um ferro ou panela quente, mas vai dar para vestir a peça sem problemas. Serve para camisas comuns, vestidos, saias e calças.

Qual o melhor tipo de ferro de passar?

Sem dúvidas, o melhor ferro de passar da atualidade é o ferro de passar elétrico. Contudo, existem 2 modelos desse aparelho: a seco e a vapor. Abaixo você vê especificações sobre cada um dos tipos:

Ferro elétrico a seco

Primeiramente, este é o tipo de ferro elétrico mais comum e usado. É um ferro elétrico simples, ligado na energia. Tem um sistema de aquecimento típico e custa mais barato que os modelos a vapor.

A diferença que tem do seu maior concorrente é que ele é um ferro seco. Não tem a opção de borrifar vapor, o que facilita o processo de passar as roupas e tecidos. No uso do seco, as pessoas usam um borrifador de água para suprir essa função.

Veja também: Substância com água e álcool para esticar a roupa na hora de passar ferro

Ferro elétrico a vapor

Esta é a versão mais atualizada e moderna do ferro elétrico. Possui reservatório de água que aquece a água e libera vapor através da base, facilitando o processo de desamassar e deslize da base.

Custa um pouco mais caro do que um ferro a seco, contudo é mais prático. Muitas pessoas não fazem questão desse tipo de ferro devido ao fato de estarem acostumadas a usarem o ferro a seco, com ou sem ajuda de borrifador.

Dicas para comprar um bom ferro de passar

Além de escolher o tipo de ferro, existem alguns requisitos a seguir se você quer um eletrodoméstico de boa qualidade. Por isso, separei algumas dicas que vão te ajudar a comprar certo e usar bem o seu dinheiro. Confira:

Veja as dicas

  • Observe as variações de temperatura: Os modelos genéricos geralmente tem 3 temperaturas (baixa, média e alta). Por isso, se quiser um ferro melhorzinho, procure um com mais variações. Geralmente, muitas variações significa equipamentos melhores.
  • Opção a seco e a vapor: Veja se o modelo pode ser usado com ou sem água. Ter as duas opções pode ser uma ótima alternativa.
  • Preste atenção no reservatório de água: Nos modelos a vapor, veja se o reservatório é transparente. Isso ajuda a ver o nível da água e evita que o equipamento queime sem líquido.
  • Vapor vertical: Alguns modelos a vapor também liberam vapor na vertical. Isso ajuda a desamassar cortinas e roupas no cabide.
  • Comprimento do fio: Meça a distância da tomada na sua casa e veja se o fio oferecido supre essa distância.
  • Veja o material da base: As melhores bases são as de cerâmica e quartzo.
  • Calibração do vapor: Os melhores modelo a vapor tem a função de regular o quanto de vapor será liberado quando você aperta o botão. É muito útil para quem passa muitos tipos de roupa.
  • Sistema Anticalcário: É um mecanismo que reduz a acumulação de sedimentos que podem entupir as saídas de vapor.
  • Fio ou cabo retrátil: É quando dá para guardar o fio do ferro dentro do próprio equipamento.
  • Desligamento automático: É um sistema de segurança. Quando o ferro não é manuseado por um certo período de tempo, ele se desliga sozinho. Dessa forma, evita que outras pessoas ou você mesmo se queime caso esquece o aparelho ligado.
  • Confira se há sistema auto-limpante: É quando dá para tirar as sujeiras e minerais através de aberturas na base do ferro. Isso ajuda bastante.

Como usar ferro a vapor?

Por fim, é muito fácil usar um ferro a vapor. A última diferença do modelo a seco é que ele possui um botão de spray. Sendo assim, quando você apertar neste botão, será expelida uma borrifada do líquido armazenado no reservatório. Isso ajuda a desamassar a roupa e fazer com que o ferro deslize mais fácil no tecido.

Sobre o autor

Avatar
24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.