Como limpar prata: truques de higienização caseira

Os truques passados podem ser aplicados em objetos e jóias de prata

Certamente já surgiu na sua cabeça a dúvida de como limpar prata, assim como os truques de higienização caseira que podem ser aplicados, certo? Pois saiba que esses são questionamentos recorrentes e que fazem parte do dia a dia das pessoas.

Para esclarecer essas dúvidas e mostrar quais as maneiras mais fáceis e viáveis para deixar a sua prataria brilhando, o Remédio Caseiro preparou um artigo especial. Os truques passados aqui também podem ser aplicados em brincos e pulseiras.

Antes de começar a desvendar os mistérios, é bom você ficar atento ao passo a passo das receitas, até porque, algumas das soluções passadas vão fazer uso de ingredientes simples, que você tem em casa, tais como o vinagre branco e o bicarbonato de sódio.

Truques para limpar prata em casa

A prata é um metal bastante versátil que pode ser usado para fazer objetos de uso doméstico, tais como talheres, bandejas e elementos de decoração, assim como joias como brincos, pulseiras e anéis.

Com o tempo, o metal sofre as consequências da exposição ao ar, poeira e umidade. Isso faz com que os objetos fiquem escuros, com aparência de velhos. Veja como proceder para limpá-los a partir de dicas que podem ser replicadas em casa.

Para limpar prata aposte no papel alumínio, no sal e no bicarbonato

Os objetos de prata, como os talheres e bandejas, escurecem com o passar do tempo (Foto: depositphotos)

Tenha a mão um desses ingredientes e veja sua prataria brilhando como nova:

  • Pasta de dente
  • Papel alumínio
  • Casca de banana
  • Água quente com sal
  • Limão e sal

Agora, chegou a hora de acompanhar o passo a passo para limpar os objetos de prata em casa. Acompanhe tudo e veja o quanto é simples!

Pasta de dente

A pasta de dente é um ingrediente recomendado para essa tarefa justamente por conter alguns elementos estratégicos na sua composição. Entre eles, destaque para o bicarbonato de sódio.

Com ajuda de uma esponja ou escova de cerdas macias, coloque um pouco de pasta de dente e esfregue sobre o objeto de prata. Faça isso com cuidado para evitar riscos no objeto. Logo em seguida, remova toda a pasta de dente com água e sabão.

Passe um pano macio para enxugar o objeto. Se quiser deixá-lo com ainda mais brilho, pegue uma flanela macia para polir.

Papel alumínio

Quando em contato com a água, o papel alumínio reage de forma a deixar as peças de prata como novas. Esse método é baste indicado para aquelas peças de prata menores que possuem mais detalhes e, consequentemente, são mais difíceis de limpar.

Para começar a limpeza, pegue uma panela com água e coloque para ferver. Logo em seguida, coloque o objeto de prata que você está querendo limpar, em seguida, basta colocar alguns pedaços de papel alumínio na água.

Deixe ferver por alguns minutos, enquanto isso, fique de olho no objeto. Quando ele estiver bem claro, desligue o fogo e seque bem com um pano macio. Você pode reforçar o brilho, dando aquele polimento com uma flanela macia.

Veja também: Macete caseiro para deixar os copos da sua cozinha brilhando como novos

Casca de banana

A casca da banana pode parecer um elemento inusitado para quem deseja ver aquela peça de prata brilhando, certo? Pois você está enganado! Ela possui substâncias que atuam na prata, deixando ela como nova.

Para tanto, basta esfregar o interior da casca da banana na peça que deseja limpar. Logo em seguida, use um pano macio para polir. Faça isso em toda a peça. Caso necessário, pode repetir o processo.

Água quente com sal

Pode não parecer mas quando o assunto é limpeza o sal é como uma mão na roda. Isso porque, ele possui poder abrasivo, ideal para acabar com a sujeira de certos objetos, incluindo os de prata.

Para seguir essa dica de limpeza, você vai precisar de uma panela com água quente. Coloque sal e deixe o objeto de prata repousar por alguns minutos na mistura. Após um tempo, lave a peça com água corrente e enxugue com um pano macio.

Limão e sal

Conhecido na medicina natural devido a sua grande quantidade de vitamina C, na limpeza, o limão também ganha destaque devido ao poderoso desempenho com os objetos de prata.

Para fazer uso desse ingrediente, você vai precisar colocar um limão pela metade. Pegue um pouco de sal e coloque em uma das faces do limão. Passe na peça de prata com cuidado. Por fim, enxágue com água em abundância e seque com pano macio.

Limpar prata com bicarbonato

Talvez o bicarbonato de sódio seja um dos principais produtos utilizados quando o assunto diz respeito a limpar objetos de prata em casa. Por esse motivo, ele merece ser tratado de forma diferenciada nesse artigo.

Antes de seguir com o macete para utilizá-lo na limpeza, é bom que você saiba que o bicarbonato de sódio possui grande poder abrasivo. Por isso, ele deve ser usado com cuidado para não danificar a peça. Veja como!

Bicarbonato de sódio e água

Essa é uma mistura bem fácil de ser preparada. Para tanto, basta misturar 3 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio e 1 colher (de sopa) de água. Misture tudo até virar uma pasta.

Com ajuda de uma esponja ou pano macio, passe em toda a peça de prata. Nesse ponto é bom tomar cuidado para não colocar muita força, já que isso pode acabar riscando a peça.

Bicarbonato de sódio com água fervente

Essa técnica de limpeza é mais aplicada em objetos menores, como brincos e pulseiras. Para tanto, basta misturar uma colher (de café) de bicarbonato de sódio em uma panela com meio litro de água. Logo em seguida, mergulhe as peças e leve ao fogo.

Assim que a água começar a ferver, desligue o fogo e mantenha a peça mergulhada na solução. Para aumentar ainda mais o brilho, dê uma polida com ajuda de uma flanela ou pano macio.

Veja também: Como limpar os vidros com vinagre

Limpeza pesada com bicarbonato de sódio

Se nenhum dos métodos acima conseguiu limpar a sua prataria, essa receita que será passada a partir de agora, promete ser tiro e queda. Em um recipiente grande, forre-o com papel alumínio. Logo em seguida, acrescente 1 litro de água fervente.

Junto a água você vai acrescentar 3 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio e 3 colheres (de sopa) rasas de sal de cozinha. Mexa bem e depois mergulhe seus objetos de prata por 30 segundos e os retire em seguida.

Enxágue os objetos de prata com água corrente em abundância. Depois, com ajuda de um pano macio, seque bem e guarde em um local longe da umidade.

Como limpar corrente de prata com vinagre?

Você sabia que, assim como o bicarbonato de sódio, o vinagre branco também possui muitas propriedades quando o assunto é a limpeza da prata? Veja só como é fácil usar o ingrediente para limpar correntes de prata e outros objetos pequenos.

O suor é um dos causadores do escurecimento da prata, por isso retire-os quando for praticar esportes

As peças menores de prata, como as jóias, podem ser fervidas com o papel alumínio (Foto: depositphotos)

Misture 100 ml de vinagre branco com 2 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio. Mexa bem e coloque a corrente de prata na mistura. Deixe agir por duas ou três horas. Passado esse tempo, enxágue em água fria e seque com pano macio.

Como limpar aliança de prata?

Devido à exposição a produtos químicos em geral, a aliança de prata é um objeto que pode ficar mais exposto a ação do tempo. Isso faz com que ela fique com aparência de desgastada. Para tanto, você pode usar um método bem fácil para limpá-la.

Para isso você vai precisar de sabão de coco e água morna. Com ajuda de uma escova de cerdas macias, pegue um pouco do sabão com a escova e esfregue na aliança. Vá umedecendo com água morna. Por fim, pegue uma flanela macia e seque.

Esse procedimento vai deixar a sua aliança de prata brilhando e com aparência de nova. Faça o teste e comprove a eficácia desse método.

Como evitar que a prata escureça

Agora que você já conhece os mais variados truques para deixar seu objeto de prata brilhando como novo, que tal aprender alguns macetes para evitar que a prata escureça? Essa é uma boa dica, certo? Veja agora o que fazer:

Guardar com giz

Para os objetos guardados em gavetas ou espaços menores, uma dica é colocar uma pedrinha de giz junto a eles. O giz vai absorver toda a umidade, evitando que o objeto de prata escureça.

Evitar produtos químicos

Se você gosta de usar anéis e pulseiras, na hora de fazer faxina ou mexer com produtos químicos, o recomendado é tirar esses adornos. Além do contato direto com o produto químico, o suor também pode deixar o objeto escuro e sem brilho.

Veja também: Aprenda a limpar o inox sem deixar manchas e riscos na superfície

Enrolar em um papel

Na hora de dormir, pegue os anéis, pulseiras, brincos e colares e enrole em um pedaço de papel higiênico ou papel toalha. Isso faz com que a produção de ácido úrico do corpo não interfira no brilho das peças.

Local arejado

Para os objetos de pratas maiores, tais como bandeja, taça e outros utensílios, na hora de guardá-los, procure um local arejado. Evite também a umidade, já que ela é um dos agentes responsáveis pelo desgaste do brilho.

A limpeza eficaz da prata

Depois de ter conhecido todos esses truques caseiros para deixar a prata novinha, certamente o seu objeto vai ganhar um destaque. Além de serem fáceis de encontrar, o passo a passo também ajuda na hora da limpeza.

Outra dica que também pode ser bem proveitosa quanto a limpeza dos objetos é procurar, dentre todas que foram apresentadas, a que melhor se encaixa com o tamanho do seu objeto.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.