Como limpar ferro de passar roupas

A sujeira no ferro é ocasionada pela temperatura alta demais em contato com tecidos e estampas

Entre os serviços domésticos, passar ferro nas roupas é considerado um dos mais complicados. Nesse sentido, você sabe como limpar o ferro de passar roupas quando ele gruda nas roupas? Nesse artigo, você vai aprender alguns truques!

É bom destacar que a sujeira no ferro é ocasionada pela temperatura alta demais. Assim, quando a superfície do ferro entra em contato com os tecidos mais delicados ou estampas adesivas, acaba grudando e sujando o ferro.

Porém, a partir de dicas fáceis, utilizando produtos que todo mundo tem facilidade de acesso na própria casa, você vai conseguir resolver esse problema de forma rápida e eficaz. Por isso, fique de olho!

Ferro de passar roupas: como limpar?

Para resolver aquele problema de sujeira nos ferros de superfície sem antiaderente, apostar no poder do vinagre branco, bicarbonato de sódio, sal, açúcar e detergente, pode ser a saída mais recomendada.

Vale lembrar que esses mesmos truques podem ser usados para limpar os ferros a vapor. Porém, logo depois da limpeza, o recomendado é encher o reservatório de água e acionar o botão do vapor, para limpá-lo também.

Para limpar ferro de passar roupas aposte no vinagre, bicarbonato de sódio, sal, açúcar ou detergente

AS manchas do ferro acontecem quando há o contato com estampas adesivas das roupas (Foto: depositphotos)

Veja agora como preparar cada um desses truques:

  • Vinagre branco e sal
  • Sal e cozinha
  • Açúcar com detergente
  • Bicarbonato de sódio

Agora, acompanhe o detalhamento de cada um desses métodos:

Vinagre branco e sal

Para preparar esse truque você vai precisar de 2 colheres (de sopa) de vinagre branco e 2 colheres (de sopa) de sal. Com ajuda de uma panela, leve os dois ingredientes ao fogo até que o sal seja totalmente dissolvido.

É importante lembrar que o vinagre não pode ferver. Logo em seguida, com a mistura ainda quente, pegue um pano e umedeça na solução e passe direto na superfície suja do ferro. Esfregue até que toda a sujeira seja removida.

Caso a sujeira esteja complicada de sair, você pode utilizar uma esponja ou uma escova macia para ajudar na remoção. Para evitar queimaduras e outros acidentes, faça isso com ajuda de uma luva de borracha.

Veja tambémSubstância com água e álcool para esticar a roupa na hora de passar ferro

Sal de cozinha

Nessa dica você vai precisar de folhas de papel e um punhado de sal. Coloque o sal sobre o papel e com o ferro ligado, passe-o por cima. É importante que o ferro esteja bem quente para que o sal faça o seu trabalho de limpeza.

Feito isso, o passo seguinte é esperar o ferro esfriar por inteiro e, com um pano macio e úmido, limpe a superfície, retirando todo o sal. Caso seja da sua preferência, o papel pode ser substituído por um pano macio.

Açúcar com detergente

Para seguir essa dica, você vai precisar de um pouco de detergente líquido neutro e 1 colher (de sopa) de açúcar. Com ajuda de uma vasilha menor, misture os dois ingredientes até obter uma pasta.

Com o ferro morno, pegue um pano úmido e passe na mistura e depois na superfície do ferro. Tome cuidado para não se queimar. Também é indicado reforçar a limpeza em todos os cantinhos do ferro.

Ao fim da limpeza, use um pano limpo e macio para remover toda a pasta que foi aplicada.

Bicarbonato de sódio

Limpar o ferro de passar com bicarbonato de sódio pode ser uma boa saída. O produto é um verdadeiro coringa nas limpezas domésticas. Quando se trata da remoção da sujeira acumulada no ferro, ele também se mostra bastante eficaz.

Para preparar essa receita, você vai precisar apenas de 1 colher (de sopa) de água e 2 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio. Pegue um recipiente pequeno e misture os dois ingredientes até formar uma pasta.

Com ajuda de uma espátula, passe em toda a superfície do ferro. Caso o seu ferro tenha saídas de vapor, também pode passar por cima dela. Logo depois, pegue um pano macio e esfregue a superfície do ferro sobre ele.

Para facilitar a remoção da pasta de bicarbonato das saídas de vapor, você pode utilizar um cotonete umedecido.

Veja tambémReceita de água caseira para passar roupas

O que não é recomendado

Por muito tempo, a limpeza do ferro com a utilização de uma vela e palha de aço foi bastante utilizada pelas pessoas. Porém, alguns problemas fazem com que esses métodos não sejam mais recomendados, justamente por danificar as peças de roupa.

Passar cera de vela ou usar esponja de aço na limpeza do ferro de passar pode danificar as peças de roupas

Os métodos caseiros podem ser aplicados para os ferros normais ou para os a vapor (Foto: depositphotos)

Saiba mais sobre isso:

Limpar ferro de passar com vela

O método era utilizado da seguinte forma: com o ferro ainda morno, a dica era passar a vela sobre a superfície suja do ferro. Logo em seguida, pegar um tecido velho e limpar toda a parafina.

Nesse caso, a cera pode não ser removida de forma eficiente da base do ferro, restando assim, alguns resquícios. E, quando o ferro voltar a ser aquecido, essa mesma cera pode derreter e manchar de amarelo a sua roupa.

Limpar ferro de passar com Bombril

Assim como a cera, a palha de aço, também conhecida por Bombril, pode não ser a solução mais indicada para quem quer ter o ferro limpo e, ainda por cima, sem causar danos às roupas, nem tão pouco ao próprio ferro de passar.

A palha de aço, quando em contato com a superfície do ferro de passar, pode produzir pequenos riscos que, nem sempre são vistos a olho nu. Porém, quando em contato com o tecido, sobretudo os mais delicados, pode enrugá-los em vez de alisar.

Veja também4 passos para passar colarinho e punhos das roupas sem dificuldade

Como limpar o ferro de passar antiaderente

Em alguns casos, mesmo nos ferros de passar que apresentam a superfície antiaderente, a sujeira é um fator recorrente. Porém, as técnicas para limpá-lo em casa são diferentes, justamente para não danificar o teflon.

Veja agora quais as formas mais usadas para limpar a superfície do ferro antiaderente:

Vinagre branco

Para preparar a receita de limpeza dessa dica você vai precisar de 50ml de água e 50ml de vinagre branco. Misture os dois ingredientes e passe em toda a superfície do ferro morno com ajuda de um pano macio ou uma bucha.

Logo em seguida, você vai precisar remover todo o produto. Para isso, use um pano macio úmido. Para evitar queimaduras, fique atento a temperatura da base do ferro na hora da limpeza.

Detergente neutro

Para preparar essa receita você vai precisar de 50ml de água e 50ml de detergente neutro. Misture os dois ingredientes e aplique na superfície do ferro morno com ajuda de um pano macio ou uma bucha.

Na finalização, a recomendação é remover todo o produto utilizado. Para isso, use um pano macio úmido. Você pode repetir o processo até que o ferro fique totalmente limpo. Evite usar bucha abrasiva ou pano grosso.

Com o ferro limpo

Acompanhando todas essas dicas que foram passadas pelo Remédio Caseiro, não há como ficar reclamando devido a sujeira do ferro de passar. Além do mais, todas as dicas são fáceis de serem replicadas, seja pelos produtos utilizados ou pela praticidade.

Veja também: Simplifique sua vida seguindo essas dicas na hora de passar a roupa

Depois de seguir todas as dicas, difícil vai ser encontrar uma pessoa reclamando que o ferro está sujo ou está danificando as roupas. Quando for replicar as receitas, tome cuidado com a temperatura do ferro para não causar acidentes.

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela UniFavip | Wyden. Já trabalhou como repórter e editor de conteúdo em um site de notícias de Caruaru e em três revistas da região. No Jornal Extra de Pernambuco e Vanguarda de Caruaru exerceu a função de repórter nas editorias de Economia, Cidades, Cultura, Regional e Política. Hoje é assessor de imprensa do Shopping Difusora de Caruaru-PE, Seja Digital (entidade responsável pelo desligamento do sinal analógico no Brasil), editor da revista Total (com circulação em Pernambuco) e redator web do Remédio Caseiro.