4 passos infalíveis para limpar a bancada da cozinha

As bancadas estão acessíveis a proliferação de bactérias, já que sobre elas circulam diversos tipos de alimentos, água e uma infinidade de materiais

Depois daquela maratona na cozinha vai ser difícil deixar tudo em ordem, sobretudo alguns espaços em específico. As bancadas, por exemplo, são bastante usadas no preparo dos alimentos. Por isso, elas precisam de um cuidado especial no que diz respeito a limpeza e higienização.

As bancadas estão acessíveis a proliferação de bactérias, já que sobre elas circulam diversos tipos de alimentos, água e uma infinidade de materiais. Para mantê-las sempre limpinhas, a dica é seguir quatro passos simples sugeridos pelo livro “Limpe e Arrume a sua Casa”, escrito por Anna Shepard, publicado pela editora Publifolha.

Como executar a limpeza

Para começar, você vai precisar de materiais simples, que você já tem em casa. São eles: detergente, esponja, limpador multiuso e pano de microfibra. Esse tipo de limpeza que será passada a seguir o recomendado é que seja repetida semanalmente. Durante o dia a dia, limpar os resíduos e passar um pano úmido já é o suficiente.

4 passos infalíveis para limpar a bancada da cozinha

Foto: depositphotos

1º passo

Antes de começar a executar a limpeza é importante que você tenha o cuidado de desocupar toda a bancada. Isso vai facilitar a limpeza e otimizar o seu tempo. Feito isso, encha a pia com água quente e junte um pouco de detergente.

2º passo

Logo em seguida, umedeça uma esponja e comece a coletar todos os resíduos que aparecerem em toda a extensão da bancada. Jogue-os no lixo, enxágue a esponja novamente e repita o processo quantas vezes mais forem necessárias.

3º passo

Depois de remover todos os resíduos, o próximo passo é borrifar um limpador multiuso em toda a extensão da bancada. Para que a limpeza seja mais eficiente, esfregue com uma esponja umedecida até que o produto seja bem retirado.

4º passo

Para finalizar todo o processo, pegue um pano de microfibra seco e passe por toda a bancada. Isso vai ajudar a remover todos os vestígios do produto de limpeza que foi usado.

Limpeza mais profunda

Se por acaso a sua bancada é de azulejo ou porcelanato, para limpar a parte do rejunte, você deve aplicar uma solução de água sanitária dissolvida em um pouco de água. Feito isso, use uma escova de dentes para esfregar os espaços.

Cuidados e precauções

Em todo o processo de limpeza, evite usar esponjas de aço, pois ela pode riscar as superfícies, inclusive as de granito e ardósia.