Tipos de cogumelos comestíveis. Conheça seus benefícios

A lista das vantagens que o cogumelo comestível traz a saúde é vasta. Saiba quais tipos podem ser consumidos e seus benefícios para o corpo


A lista dos benefícios que o cogumelo comestível traz a saúde é vasta, mas você conhece quais podem ser consumidos?

A maioria das espécies que encontramos  à venda diz respeito a fase do crescimento do mesmo fungo e apresenta as mesmas características medicinais.

Alguns, como o shiitake, rei-shi e orelha de pau, além de possuírem uma grande concentração de fibras, proteínas, vitaminas do complexo B e vitamina D, têm poderes curativos extraordinários.

Tipos de cogumelos comestíveis. Conheça seus benefícios

Foto: depositphotos

Shiitake

O cogumelo shiitake é carnudo e de cor castanha. Possui lentinana, uma substância com propriedades anticancerígenas e anticoagulantes.

Seu óleo também é usado como uma importante arma na luta contra a trombrose. Mas não exagere, pois o shiitake se usado mais que o necessário pode causar forte diarreia.

Rei-shi

O rei-shi contém diversos benefícios a saúde. Ele possui propriedades anti-alérgicas, prevenção do câncer, controle da pressão arterial, diminuição do colesterol, controle do açúcar no sangue, herpes e afta.

Também aumenta o fluxo sanguíneo, sendo assim benéfico para o sistema cardiovascular.

Leia mais sobre os benéficos do rei-shi 

Orelha-de-pau

Esse tipo de cogumelo costuma nascer em árvores e possui um formato parecido com uma concha. Também é um forte aliado na prevenção contra o câncer.


Além de ajudar no controle da glicemia, ser anticoagulante e anticolesterol.

Champignon

Além da enorme lista de benefícios que os cogumelos trazem à saúde, o champignon também tem um baixíssimo teor calórico e pode ser acrescentado na sua dieta.

Esse tipo de cogumelo é rico em ácido fólico, complexo B, fibras solúveis e ajuda nos cuidados com o colesterol e anemia.

Cogumelo-de-sol

Possui uma concentração de betaglucana, substância que ajuda a manter a aparência da pele mais jovem.

Também ajuda no tratamento da hepatite C, diminui problemas como perda de apetite, fadiga e incômodos musculares e é anticancerígeno.

Ainda funciona como antialérgico e no combate a bronquite, diabetes, gastrite, pneumonia, hipertrofia, infarto, problemas renais e intestinais e próstata.

Leia mais sobre os benéficos do Cogumelo-de-sol

Como aproveitá-los ao máximo?

Limpeza

É de praxe as empresas que colhem os cogumelos já fazerem uma limpeza neles antes de colocá-los à venda. Mas se preferir fazer pessoalmente essa colheita, procure lavá-los e escová-los rapidamente após a apanha.

Preparo

Cozinhar é a melhor forma de preparar cogumelos, pois isso aumenta o teor de amido, fibras e gordura e libera mais antioxidantes. O lado negativo é que após ser cozido uma parte da vitamina D é reduzida.

Dica

Você pode substituir a carne pelo cogumelo. Após ser cozido, ele irá adquirir uma textura mais carnosa, o que irá aumentar a sensação de saciedade.


Reportar erro