Simples e econômica: aprenda receita caseira de iogurte natural

O iogurte natural é muito saudável, rico em nutrientes e propriedades benéficas à nossa saúde. Aprenda como preparar essa bebida láctea em casa


O iogurte natural é rico em nutrientes e propriedades benéficas à nossa saúde, e prepará-lo em casa é bastante simples e econômico. Muito saudável, o iogurte caseiro não contém conservantes e os nutrientes não perdem suas propriedades com o processo industrial.

Neste artigo, conheça os benefícios deste produto e aprenda como fazê-lo.

Benefícios do iogurte caseiro

Simples e econômica: aprenda receita caseira de iogurte natural

Foto: Pixabay

Preparar o seu próprio iogurte em casa não é apenas econômico, mas também proporciona diversos benefícios à sua saúde. Confira a seguir:

  • Consumir o produto regularmente pode ajudar no fortalecimento do sistema imunológico;
  • Age como um esfoliante para a pele, limpando os poros e eliminando as células mortas. Além disso, também proporciona regeneração, suavidade e beleza à pele;
  • O iogurte caseiro é indicado para quem sofre com problemas de diarreia e prisão de ventre. Isto ocorre porque este produto não permite o desenvolvimento das bactérias que são prejudiciais ao intestino;
  • Por conter milhares de bactérias vivas com uma grande quantidade de vitamina do grupo B, este produto pode auxiliar no combate às infecções no sistema digestivo;
  • Os componentes presentes no iogurte natural caseiro ajudam a estabilizar a flora intestinal e os micro-organismos do sistema digestivo;
  • É fonte de cálcio, magnésio e fósforo, minerais importantes para as saúde dos ossos;
  • O iogurte caseiro pode reduzir o colesterol e os efeitos negativos dos antibióticos;
  • Para termos uma ideia do valor nutritivo do iogurte natural caseiro, veja esta comparação: o iogurte caseiro contém a mesma quantidade de potássio que uma banana e quantidade equivalente de proteína de um ovo ou 30g de carne.

Receita

Ingredientes:

– Leite (a quantidade varia de acordo com a quantidade de iogurte desejada);

– 1 iogurte natural sem açúcar;

– Frascos de vidro;

– 1 colher;

– Isolante para conservar o calor (pano, jornais, caixa de cortiça etc.).


Modo de preparo:

1º passo – Primeiramente, lembre-se que a quantidade de leite a ser utilizado vai depender da quantidade de litros de iogurte que você deseja. É recomendado não usar o leite com “baixo teor de gordura”, prefira o integral.

2º passo – Antes de iniciar o processo de fato, esterilize os frascos (incluindo a tampa), fervendo-os em uma panela com água, durante aproximadamente 10 minutos.

3º passo – Coloque uma colher (para cada meio litro de leite) do iogurte natural em cada um dos frascos.

4º passo – Esquente o leite em fogo baixo até chegar a 85ºC, sempre mexendo para que não grude no fundo e não queime. Geralmente, este processo dura cerca de 10 minutos, mas o ideal é manter a atenção para não queimar.

5º passo – Retire do fogo e mexa de vez em quando, por um período de aproximadamente 30 minutos, até a temperatura baixar para 45ºC.

6º passo – Coloque o leite nos frascos, enchendo-os o máximo possível. Misture bem para o iogurte ficar bem unido ao leite.

7º passo – Tampe bem os frascos e envolva-os com o material isolante de sua preferência. Deixe repousar durante toda a noite e, de preferência, em um lugar quente.

8º passo – Retire os frascos do isolamento, deixe repousar por 10 minutos e coloque o iogurte na geladeira, por quatro horas ou até engrossar completamente.


Reportar erro