Saiba como preparar xarope caseiro de guaraná

Conhecido pelas suas propriedades energéticas, o xarope de guaraná vai atuar como um tônico e estimulante da atividade cerebral


Feito a partir de uma fruta tipicamente brasileira, o xarope de guaraná pode trazer muitos benefícios para a saúde. Conhecido pelas suas propriedades energéticas, o xarope de guaraná vai atuar como um tônico, estimulando a atividade cerebral, com um aumento significativo de memória e capacidade de concentração.

Sobre o guaraná

O guaraná é uma fruta rica em guaranine, molécula relacionada a cafeína, porém com efeito aumentado de quatro a sete vezes mais. A fruta também possui propriedade adstringente, vitaminas A, B, E e PP, além de sais minerais como o cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio, selênio e estrôncio.

Saiba como preparar xarope caseiro de guaraná

Foto: depositphotos

O consumo regular do guaraná pode melhorar o desempenho na prática de exercícios físicos, ajuda a perder peso, melhora a circulação sanguínea, faz bem para a pele e pode ser usado como remédio natural para o combate ao estresse. Ele também possui efeitos que combate a enxaqueca e a diabetes.

Xarope de guaraná

Apesar dos benefícios apresentados acima, que estão relacionados ao consumo do guaraná, quanto ao xarope feito com a fruta, nem todas as pessoas podem tomá-lo, já que contém muito açúcar e preserva as moléculas de guaranine. Por isso, antes de fazer uso da substância, é bom consultar o médico.


Ingredientes

  • 2,5 litros de água;
  • 1 sache de base para xarope de guaraná;
  • 3 kgs de açúcar.

Modo de preparo

Para preparar o xarope de guaraná, use uma panela com capacidade média para cinco litros de água. Isso vai evitar que a mistura derrame quando começar a ferver. Coloque os 2,5 litros de água para ferver. Depois, vá adicionando todo o açúcar, aos poucos, sem esquecer de mexer bem.

Mexa até que o açúcar esteja completamente dissolvido. Deixe no fogo por mais 10 minutos e desligue. O próximo passo é usar o sache de base do xarope de guaraná. Para isso, pegue primeiro a parte líquida. Despeje-o na panela, mexendo até ficar bem homogêneo.

Depois disso, coloque um pouco da mistura no liquidificador e acrescente a parte líquida do sache de base do xarope de guaraná. Bata até obter uma mistura bem viscosa. Em seguida, acrescente ao restante do líquido que ficou na panela e mexa bem.

Para consumir o xarope, se ele ficar em temperatura ambiente, apenas tampado na mesma panela que foi preparado, ele pode durar até três dias. Caso você prefira guardar na geladeira em frascos menores, ele pode durar até um mês.

Mas, se você quiser aumentar a vida útil da receita por até seis meses, basta guardar em uma bombona a mistura ainda quente. Para esse processo, não precisa de refrigeração.


Reportar erro