Receita ensina como preparar sabonete caseiro de aveia

O cereal apresenta substâncias que auxiliam na limpeza da pele, usada para remover células mortas e as impurezas


Cuidar da pele é um fator essencial para quem quer mantê-la sempre hidratada e com aspecto saudável. Para isso, o mundo da cosmética oferece uma gama de possibilidades.

Porém, os produtos industrializado não são unanimidade para alcançar esse objetivo, você pode preparar produtos, em casa, a partir da utilização de produtos naturais, como é o caso do sabonete feito à base de aveia.

A aveia é um ingrediente natural que pode trazer muitos benefícios para a saúde. Já em relação a pele, ela não foge à regra. Ela oferece extrema hidratação para todos os tipos de pele, isso devido à alta concentração de carboidratos, vitaminas e minerais.

Receita ensina como preparar sabonete caseiro de aveia

Foto: depositphotos

Não é à toa que ela é utilizada com relevância na produção de sabonetes, cremes e loções para o corpo.

Aveia para a pele

Na pele, a aveia age como hidratante natural, pois ela retém a água encontrada na superfície da pele. Isso vem do papel que a vitaminas do complexo B, ácido salicílico e ácidos avênicos executam sobre ela.

Além do mais, tem ainda os aminoácidos, que deixam a pele mais macia. O cereal também apresenta substâncias que auxiliam na limpeza da pele, usada com destaque para remover células mortas e as impurezas.

Sabonete de aveia: saiba como fazer em casa

Depois de conhecer todos os benefícios que o uso da aveia pode trazer para a pele, chegou a hora de aprender como fazer, em casa, um sabonete de aveia com ação nutritiva e protetora.


Lembrando que o produto é indicado para todos os tipos de pele, inclusive aquelas mais sensíveis. Além de ajuda a eliminar células mortas da pele, o sabonete também vai atuar no restabelecimento da umidade natural.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de flocos de aveia;
  • 213 g de água;
  • 682 g de azeite de oliva virgem;
  • 10g de manteiga de cacau;
  • 85g de soda cáustica;
  • 10 gotas de óleo essencial de limão.

Modo de preparo

Com ajuda de uma panela, coloque a água e a aveia. Deixe até ferver. Em seguida, deixe esfriar bem e use uma peneira para separar os ingredientes, colocando a água obtida com a infusão em um recipiente plástico. O próximo passo é acrescentar a soda cáustica na água.

É importante que você mexa bem a mistura sempre em um mesmo sentido. Atenção para o uso da soda caustica. Você deve tomar todos os cuidados no manuseio.

O passo seguinte é misturar o azeite com a manteiga em um recipiente a parte. Leve ao micro-ondas, por cerca de um minuto, para esquentar. Depois, pegue a mistura inicial com a água e a soda, acrescentando a mistura entre azeite e manteiga de cacau aos poucos.

Enquanto isso, não deixe de mexer, até perceber que ela está ficando mais espessa. Deixe que a mistura descanse por 15 minutos. Torne a mexer, até que a mistura obtenha textura similar a maionese.

Para que o produto tenha um aroma agradável e refrescante, acrescente 10 gotas de óleo essencial de limão. Siga misturando até fazer desaparecer todo o produto.

Com o fim do processo de produção, chegou a hora de colocar a mistura em uma forma. Para isso, opte por uma plástica que não seja muito alta. Caso prefira, também pode usar moldes individuais. Se preferir, depois de colocar a mistura nas formas, polvilhe uma colher de aveia por cima. Espere 15 dias para que o produto esteja pronto para uso.


Reportar erro