Reaproveite os sacos de sílica que antes você jogava fora

A sílica é uma substância química que combate a umidade, proliferação de bactérias e o mau cheiro. Por isso ela pode ser usada de diversas formas


Sabe aqueles saquinhos que vêm junto aos tênis, bolsas, frascos de comprimido ou até artigos de tecnologia?

Eles são pequenos e contém uma substância dentro, geralmente em pó ou gel. Caso você não saiba, eles têm uma serventia muito importante na conservação dos materiais.

Ao contrário do que pensamos, esse produto pode ser muito mais útil do que imaginamos. E vai além de compor as caixas de sapatos e frascos de remédio. A maioria das pessoas desconhece sua composição e serventia. Vamos tirar essas dúvidas agora.

Sobre a utilidade dos saquinhos de sílica

Reaproveite os sacos de silica que antes você jogava fora

Foto: depositphotos

Trata-se da sílica, um produto químico que absorve a umidade, preservando a vida útil do objeto. Se você é uma daquelas pessoas que dispensa a sílica, jogando-a fora, está na hora de prestar um pouco mais de atenção a sua utilidade. É importante que você conserve-a junto ao objeto, pois ela pode evitar alguns problemas.

Sem umidade

reaproveite-os-sacos-de-silica-que-antes-voce-jogava-fora-tenis

Foto: Pixabay

É comum você encontrar os saquinhos de sílica na caixa de sapatos, sobretudo tênis, quando compra-os. Saiba que essa substância serve para absorver a umidade dos materiais, sobretudo aqueles usados nas academias de ginástica.

Ele também combate a proliferação de bactérias e, consequentemente, o mau cheiro. Por isso, conservar a sílica na caixa, junto ao sapato, é sinal de aumento da vida útil do objeto e conservação do mesmo.

Maquiagem

reaproveite-os-sacos-de-silica-que-antes-voce-jogava-fora-maquiagem

Foto: Pixabay

Essa dica aqui vai para as mulheres que não abrem mão de maquiagens. Todas elas sabem que a umidade interfere na qualidade de conservação do produto. Por isso, o aconselhável é manter um saquinho de sílica junto aos produtos dessa natureza. Ele manterá as sombras, pó compacto e blush secos.


Oxidação

reaproveite-os-sacos-de-silica-que-antes-voce-jogava-fora-bijuterias

Foto: Pixabay

Para conservar por mais tempo aquela peça de bijuteria que você adora, nada melhor que colocá-la junto a um saquinho de sílica. Depois de usada, as peças sofrem um pouco com a ação do suor humano. A sílica é ideal para acabar com a umidade, evitando que ela oxide.

Perfume das roupas

reaproveite-os-sacos-de-silica-que-antes-voce-jogava-foravrouaps

Foto: Pixabay

Sabe aquele cheiro que as roupas com muito tempo de lavadas fica? Para resolver esse problema, mantendo suas roupas sempre com fragrância agradável, basta distribuir alguns saquinhos de sílica em gel nas gavetas e guarda-roupa. Eles atuarão afastando a umidade e meu cheiro das peças.

Recuperar equipamentos

reaproveite-os-sacos-de-silica-que-antes-voce-jogava-fora-celular

Foto: Pixabay

Se por acaso você foi uma daquelas pessoas que deixou o celular cair na água acidentalmente. Saiba que o seu equipamento pode ter salvação. Para isso, basta utilizar cerca de cinco saquinhos de sílica para absorver a água do objeto. Deixe por algum tempo, antes de tentar ligá-lo novamente.

Conservação de fotos

reaproveite-os-sacos-de-silica-que-antes-voce-jogava-fora-fotos

Foto: Pixabay

Para livrar as fotos da deterioração causada pelo tempo, basta colocar alguns saquinhos de gel de sílica dentro da caixa de fotos. A substância vai evitar com que a umidade atue sobre o papel, conservando as imagens.

Evitar o mofo

reaproveite-os-sacos-de-silica-que-antes-voce-jogava-fora-couro

Foto: Pixabay

Para evitar que aquela sua peça de couro fique cheia de mofo, o mais indicado é colocar alguns saquinhos de sílica junto a ela. Para os casacos e jaquetas, coloque os saquinhos dentro dos bolsos. Já para os sapatos, guardá-los junto a um saquinho, na mesma caixa, é mais que o suficiente.


Reportar erro