Qual esponja usar na limpeza? Conheça cada tipo e suas utilidades

Dependendo do que está se querendo limpar, o mercado oferece uma variada linha de esponjas que podem ser usadas de diferentes formas


Se você é uma daquelas pessoas fissuradas em limpeza, certamente vai adorar saber como empregar cada tipo de material.

Dependendo do que está se querendo limpar, o mercado oferece uma variada linha de esponjas que podem ser usadas de diferentes formas. Para saber qual a mais indicada para a sua tarefa, preste atenção:

Os materiais

Os consequentes avanços da tecnologia, sobretudo das descobertas de muitos produtos novos, proporcionaram que fossem difundidos muitos conhecimentos. Esses conhecimento, porém, foram usados para dar origem a uma variedade de produtos, independente da área.

Na limpeza, a celulose, o náilon e o metal, por exemplo, serviram de matéria prima para a confecção de diferentes tipos de esponjas. Dependendo da superfície do que está querendo se limpar, a utilização de cada uma delas pode representar eficácia e eficiência na realização da tarefa.

Natural

Qual esponja usar na limpeza? Conheça cada tipo e suas utilidades

Foto: depositphotos

Existem alguns tipos de esponjas naturais. Algumas delas são encontradas no fundo do mar, já outras, em árvores de espécie específica. As que são encontradas no mar são caracterizadas pela sua absorção e maciez. Por isso elas são utilizadas para limpar janelas de vidro, motos e carros.

Multiuso

qual-esponja-usar-na-limpeza-conheca-cada-tipo-e-suas-utilidades-multiuso

Foto: Pixabay

Geralmente esse tipo de esponja é formado por uma camada de celulose e outra de material abrasivo. São aquelas esponjas com uma face mais lisa e outra mais porosa. Ela é destinada a limpeza pesada, sobretudo panelas.


Náilon

qual-esponja-usar-na-limpeza-conheca-cada-tipo-e-suas-utilidades

Foto: reprodução/site alibaba

Esse tipo de esponja é confeccionada com material abrasivo, a base de náilon, que permite a limpeza em panelas revestidas com teflon, material antiaderente, sem que elas sejam danificadas. Além de panelas, elas podem fazer a limpeza em outros materiais com superfícies mais delicadas.

Metal

qual-esponja-usar-na-limpeza-conheca-cada-tipo-e-suas-utilidades-metal

Foto: Pixabay

Essas esponjas são constituídas de fibras de metal onduladas. Ela pode ser destinada a muitos tipos de tarefas pesadas, sem que exista qualquer preocupação quanto a danificar a superfície.

Celulose

qual-esponja-usar-na-limpeza-conheca-cada-tipo-e-suas-utilidades-celulose

Foto: Pixabay

A esponja feita com esse tipo de material apresenta muitas utilizadas para uso doméstico. Ela é indicada para realizar a limpeza em superfícies com revestimento de azulejos, pisos frios e fórmicas.

Celulose almofadada

qual-esponja-usar-na-limpeza-conheca-cada-tipo-e-suas-utilidades-latex

Foto: reprodução/site alibaba

Usada para remover poeira e pelos soltos de animais em estofados, esse tipo de esponja é feita de celulose almofadada com látex. Para utilizá-la, não precisa adicionar nenhum outro produto, já que a limpeza que ela realiza é a seco.


Reportar erro