Qual é a música certa para ouvir enquanto trabalho?

A ciência já comprovou que a música atua no desenvolvimento da mente humana, proporciona equilíbrio e aumenta a concentração


A música tem uma importância fundamental para a cultura da humanidade. Através dela podemos viajar no tempo, despertar emoções e relembrar histórias pessoais, de um povo ou geração. A ciência já comprovou que ela atua no desenvolvimento da mente humana, proporciona equilíbrio e aumenta a concentração.

Esse trio de benefícios têm o papel fundamental na vida profissional de todos nós. Aposto que você não hesitaria se pudesse usá-los a seu favor, não é? Mas, qual seria a música ideal para cada ocasião? É possível que a música possa ajudar a aumentar a produtividade no trabalho?

A resposta é sim. Ao receber os impulsos nervosos provocados pela música, o cérebro libera uma substância chamada dopamina. Ela é responsável pela sensação de prazer. Entretanto, é preciso ter o bom senso na hora de escolher as músicas ideais para escutar enquanto você trabalha, pois cada tarefa exige um estilo diferente.

Qual é a música certa para ouvir enquanto trabalho?

Foto: depositphotos

Como a música atua no cérebro?

O processamento da música no cérebro humano começa pela recepção das ondas sonoras no nosso ouvido interno. Essa ação faz com que as células se movimentem de acordo com a vibração.

Em seguida, os estímulos vão para o lobo temporal, onde os elementos como o timbre e o ritmo são identificados. A partir disso, há uma conexão com o hipocampo, o cerebelo e a amígdala. Essa áreas atuam juntas e proporcionam sensações motoras e emocionais.


Tipo de música ideal para cada ocasião

Juli Baldi, especialista de uma empresa que posiciona marcas por meio da música, explica qual é o melhor estilo para diferentes ocasiões profissionais.

1. Tarefas simples

O ideal, segundo o especialista, é se você está no seu trabalho realizando tarefas simples do dia a dia, você deve ouvir músicas conhecidas. Juli Baldi explica que escutar canções que você já conhece melhora sua performance na atividade, pois relaxa o cérebro.

2. Tarefas desconhecidas

Se no seu trabalho surge uma demanda para realização de uma tarefa que você ainda está aprendendo ou não tem tanta prática, é necessário que a música não seja complexa ou nova, pois o cérebro pode ficar confuso e acabar dividindo a atenção com os afazeres.

3. Para organizar

Naqueles momentos que você precisa do espírito de organização para separar relatórios importantes ou simplesmente para arrumar o seu ambiente de trabalho, o indicado são as versões instrumentais. A resultado é melhor ainda se elas tiverem sons naturais, como cachoeira e pingos de chuva pois eles ajudam na concentração.


Reportar erro