Guaraná é um dos segredos para ter uma vida saudável

O fruto amazônico é antioxidante, aumenta o metabolismo, a concentração, dá energia e pode até aumentar a expectativa de vida.


A Amazônia é mesmo uma fonte de riquezas naturais inigualáveis. Os frutos da região são ricos em propriedades energéticas e antioxidantes que trazem inúmeros benefícios para quem os consome.

Um dos frutos mais conhecidos é o guaraná. Seu poder nutricional é reconhecido por especialista do mundo inteiro e o seu consumo é ideal para aqueles que buscam uma melhor qualidade de vida.

De acordo com a nutricionista e mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo, Clarissa Fujiwara, o fruto amazônico é antioxidante, aumenta o metabolismo, a concentração, dá energia e pode até aumentar a expectativa de vida. Conheça agora os benefícios do guaraná amazônico, fruto 100% brasileiro.

guarana-e-um-dos-segredos-para-ter-uma-vida-saudavel

Foto: depositphotos

Guaraná melhora o desempenho dos atletas

Se você pratica qualquer exercício físico, o guaraná em suas diversas versões, como em pó, xarope ou suco, traz efeitos energizantes. Isso acontece, pois a cafeína presente na planta atua no sistema nervoso central no combate à fadiga. Por essa característica ele também pode ser considerado um afrodisíaco natural.


Perca peso tomando guaraná

As propriedades químicas contidas no fruto natural da Amazônia melhoram a circulação sanguínea. O aumento do fluxo de oxigênio garante mais nutrientes aos tecidos que aceleram o metabolismo de gorduras, por meio da lipólise. Esse fato impede o acúmulo de gordura.

O fruto amazônico rejuvenesce

Uma das principais características do guaraná é que ele possui muitas catequinas, que atuam no organismo como antioxidante e anti-inflamatório. Essas duas propriedades ajudam na manutenção da saúde e no combate aos radicais livres responsáveis pela morte das células do nosso organismo.

Guaraná ajuda na saúde mental

Se você anda estressado e com dores de cabeça, o guaraná também pode te ajudar. Ele possui propriedades calmantes e analgésicas. Além disso, segundo a nutricionista Clarissa Fujiwara, “a presença de metilxantinas do guaraná, como cafeína, teobromina e teofilina demonstra efeitos benéficos em atividades cognitivas na capacidade de raciocínio e concentração. Isso se deve à melhora da circulação sanguínea às estruturas cerebrais, permitindo maior fluxo e suprimento de oxigênio e nutrientes”.

Diabético pode tomar guaraná?

Outra característica do guaraná é que ele faz com que digestão fique mais lenta, liberando da mesma forma a glicose no sangue. Isso evita que ocorra picos de glicose na corrente sanguínea, devido à pectina, que forma um gel no estômago, deixando o processo mais devagar.

Guaraná dá insônia?

Por ser uma fonte natural de energia, você deve evitar consumir guaraná um pouco antes de dormir para evitar que a cafeína lhe tire o sono. A quantidade recomendada de consumo diário é de 1 a 4 colhes pequenas distribuídas ao longo do dia.


Reportar erro