Deixe a casa limpa com receitas caseiras e reduza gastos

Os métodos caseiros de limpeza usam ingredientes com ação antibactericida e que não causam tantas alergias; confira receitas naturais para limpar a casa


As gôndolas dos supermercados estão repletas de produtos industrializados para limpar a casa, porém muitos deles ainda contêm diversas substâncias que podem causar alergias, agredir a natureza e, de quebra, encarecer as despesas. Ou seja, além de proteger a saúde humana e o meio ambiente, a iniciativa de trocar os produtos de limpeza industrializados por produtos naturais e caseiros pode fazer bem para o bolso.

Receitas caseiras para limpar a casa

Os métodos caseiros de limpeza geralmente usam a mistura de limão e vinagre, que possuem ação bactericida e não causam tantas alergias. Confira a seguir algumas receitas simples e naturais para deixar a sua casa limpinha:

Janelas e vitrôs

Para limpar os vidros das janelas, use vinagre e água. A proporção é de três colheres de sopa de vinagre para 11 litros de água morna. Se os vidros estiverem muito sujos, inicialmente, passe um pano seco para remover o pó.

Limpeza dos banheiros

Métodos caseiros para deixar a casa limpa gastando menos

Foto: Pixabay

Para deixar o banheiro bem limpinho, evite o cloro e opte pela mistura de bicarbonato de sódio e água quente. Misture os componentes e passe com uma escova nos ladrilhos e azulejos.

Na hora de limpar a pia e o vaso sanitário, use vinagre de maçã, deixando de molho durante toda a noite. Feito isso, enxágue pela manhã, removendo todos os resíduos.

Amaciante de roupas

Segundo a cartilha ecológica do Greenpeace, para termos as nossas roupas macias, basta acrescentar ¼ de copo de bicarbonato de sódio (ou ½ copo de vinagre) às roupas e depois fazer o enxágue das mesmas.


É importante ressaltar que, se não utilizados da maneira correta, os amaciantes industrializados podem ser prejudiciais à nossa saúde.

Limpeza dos alumínios escurecidos

Algumas panelas podem escurecer após uma fervura, mas existe um eficiente truque caseiro para evitar este problema: quando for cozinhar algo em banho-maria, coloque uma rodela de limão para ferver junto com água.

Geladeira limpa

Após finalizar a limpeza de geladeira e do freezer, passe um pano úmido com bicarbonato de sódio na parte interna para desinfetar.

Antimofo

Para evitar o aparecimento do mofo, guarde dentro dos armários alguns pedaços de giz dentro de sacos feitos com gaze ou tecidos telados.

Limpeza de carpetes

Para remover odores fortes, pulverize bicarbonato de sódio sobre o carpete, com a ajuda de uma peneira grande. Deixe agir por 10 minutos e depois aspire. Para limpar tapetes, jogue sal em toda a superfície. Aguarde duas horas e depois passe o aspirador.

Lavar a louça

Para lavar a louça, dissolva o sabão em pedra em água quente e use como detergente.


Reportar erro