Evite a brucelose ficando de olho na alimentação

A brucelose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Brucella, cujas principais espécies…


A brucelose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Brucella, cujas principais espécies possuem a capacidade de transmitir a doença ao homem. Ela é transmitida para o homem por meio de contato direto com os animais (gado, suínos, caprinos e cães – este último é menos comum) infectados ou pelo consumo de carne contaminada mal cozida e alimentos lácteos não pasteurizados, como leite e seus derivados.

A transmissão da brucelose de pessoa para pessoa é muito rara, sendo que os profissionais que trabalham com o manejo de animais ou em abatedouros têm maior risco de contrair a doença.

Os sinais e os sintomas da brucelose

Ao entrarem no organismo humano, as bactérias causadoras da brucelose são transportadas para os tecidos linfoides, como os gânglios linfáticos, baço, fígado etc. Os sintomas da infecção são irregulares e alguns deles podem ser confundidos com os de uma gripe comum. Os sintomas podem envolver:

  • Febre;
  • Calafrios;
  • Fraqueza;
  • Suores noturnos;
  • Tremores;
  • Cansaço;
  • Dores de cabeça, no abdômen e nas costas;
  • Pressão baixa;
  • Perda de peso.
Evite a brucelose ficando de olho na alimentação

Foto: Reprodução

A infecção pode evoluir ao longo do tempo se não for tratada e pode diminuir a expectativa de vida, produzindo sintomas crônicos, como depressão, anorexia, dores de cabeça, dores musculares, problemas visuais e outras complicações de natureza diversa. Quando a brucelose não é devidamente tratada, pode provocar hepatite, anemia, artrite, meningite ou endocardite.


Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da brucelose é feito pelo levantamento pormenorizado da história do paciente e avaliação clínica, com exames de laboratório, testes de cultura para isolamento da bactéria no sangue e testes sorológicos.

Uma vez diagnosticada a infecção, o tratamento normalmente é feito com antibióticos apropriados, durante um mês a um mês e meio. Não existe vacina contra a brucelose humana e a melhor maneira de prevenir a infecção é a erradicação da bactéria nos animais.

Como tratar a brucelose naturalmente?

Como já foi dito, o tratamento para a doença é feito com antibióticos, porém a adoção de alguns comportamentos também é muito importante para evitar uma nova contaminação.

– Evitar o consumo de carne mal cozida e produtos lácteos não pasteurizados, como leite, queijo, manteiga ou sorvete;
– Os profissionais que trabalham com animais devem usar luvas, óculos de proteção, avental, máscara e sapatos adequados.


Reportar erro