Economize limpando a casa com sal

O sal pode ser um substituto para os desengordurantes químicos, pois absorve a gordura e facilita a limpeza. Veja como economizar limpando a casa com sal


Existem diversos produtos de limpeza nas prateleiras dos supermercados e que servem para quase todos os espaços da casa, oferecendo a possibilidade de remover toda a sujeira de maneira prática e eficiente. No entanto, a maioria destes produtos contêm substâncias químicas que afetam não só o meio ambiente, mas que também podem causar problemas à nossa saúde.

Neste contexto, os defensores da limpeza ecológica compartilham dicas e truques que podem facilitar a limpeza com o aproveitamento das propriedades de ingredientes naturais, incluindo o sal.

O sal como produto de limpeza

Economize limpando a casa com sal

Foto: Pixabay

O sal é um produto bastante comum e pode ser um perfeito substituto para os desengordurantes químicos, pois, devido à sua ação adstringente, ele absorve a gordura e facilita a limpeza.

Veja a seguir como aproveitar as propriedades do sal e economize na limpeza da casa:

Limpeza da tábua da cozinha

A tábua de cortar absorve umidade e outros agentes que facilitam a proliferação das bactérias. Devido à sua ação antisséptica, o sal ajuda a eliminar todos os micróbios que podem afetar a nossa saúde.

Para limpar a tábua da cozinha com sal, basta umedecer um pouco do produto com água ou suco de limão e esfregar sobre o artigo. Deixe agir pelo período de cinco minutos e enxágue. Este procedimento pode ser feito antes ou depois de utilizar a tábua de cortar.


Remover manchas de café nas xícaras

O café é uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros, e quase sempre deixa algumas manchinhas no fundo das xícaras. Para removê-las, umedeça duas colheres de sal com uma de vinagre e, com a ajuda de uma esponja, esfregue a mistura sobre as xícaras. Enxágue com água abundante e repita o processo sempre que achar necessário.

Limpeza do ferro de passar roupa

O ferro de passar roupa costuma acumular sujeira e compostos sintéticos que podem estragar outros objetos. Para limpar o artigo, borrife uma boa quantidade de sal sobre uma parte de papel encerado e passe o ferro por cima, deixando em uma temperatura média. Quando o ferro estiver frio, remova os excessos com o auxílio de um pano úmido.

Remover manchas de desodorante

Os produtos desodorantes costumam deixar manchas brancas em roupas coloridas ou um encardido na roupa branca. Para remover as manchas de desodorante, basta esquentar meio litro de água, misturar com quatro colheres de sal e molhar o objeto durante duas horas.

Para eliminar a mancha completamente, é provável que você tenha que repetir o processo.

Para desentupir canos

Para desentupir os canos de sua casa, coloque cinco colheres de sal em um litro de água fervendo e dissolva bem. Com cuidado, jogue a mistura pelo cano que deseja desentupir.

Limpeza de escorrimentos no forno

Os escorrimentos de molhos e gorduras no forno pode facilitar a proliferação de bactérias, além de gerar mau cheiro dentro dele. Para a limpeza, basta umedecer um pouco de sal com água e usar a pasta para absorver os derramamentos. Esfregue a mistura com o auxílio de um pano e remova os excessos.


Reportar erro