Cuidado! Vinho branco pode causar câncer de pele

Segundo pesquisa, consumo de vinho branco aumenta chances de melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele


Não é nenhuma novidade a relação do álcool com diversos tipos de doenças. Mas chegou a hora de acrescentar mais uma à lista que vai te surpreender: o vinho branco pode aumentar o risco de câncer de pele.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Brown e divulgada pela CNN Espanhol constatou que pessoas que bebem, até mesmo moderadamente, vinho branco correm riscos de sofrerem de melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele.

O estudo associou o consumo de álcool com as altas taxas de melanoma. A pesquisa também mostrou que, especificamente o vinho branco, possui maiores riscos da doença que outras bebidas como vinho tinto, cerveja ou licor.

Cuidado! Vinho branco pode causar câncer de pele

Foto: depositphotos


A pesquisa foi realizada com mais de 200 mil participantes, que relataram seus hábitos de consumo alcoólico, residência e histórico médico, principalmente quando relacionados à queimaduras solares e bronzeamento. Depois de um período de quase 18 anos, menos do que 1% dos participantes foi diagnosticado com melanoma invasivo.

Os cientistas avaliaram o impacto individual de cada bebida e constataram que cada copo de vinho branco consumido diariamente aumenta 13% ou mais o risco de melanoma. Já as outras formas de álcool não causaram um dano muito significante, em relação à derme.

O professor de dermatologia e epidemiologia na Warren Alpert Medical School da Universidade de Brown, Eunyoung Cho, especula que o álcool pode tornar o corpo humano mais suscetível a queimaduras solares. “Há muitos fatores de risco para melanoma que não podem mudar, como história familiar, cor do cabelo e susceptibilidade a queimaduras solares. Mas beber é algo que você pode mudar, por isso é muito bom saber que o álcool está vinculado ao melanoma e outros cânceres”, aconselha Cho.

Mas Cho lembra que cada indivíduo possui um organismo diferente que pode reagir de diferentes formas. “Para aqueles que bebem álcool, riscos e benefícios devem ser considerados individualmente, incluindo a irrigação relacionadas com melanoma.”

Informar erro