Conheça os sinais de perda de audição em bebês

Se a criança parece alheia aos sons ou tem mais de três anos e tem dificuldade de formar palavras, ela pode ter problemas


Antes de emitir as suas primeiras palavras, os bebês interagem com os adultos de outras maneiras. Por exemplo, podem sorrir quando escutam a voz da mãe, ou podem se assustar com barulhos mais altos, direcionando o olhar para saber o que está acontecendo no ambiente.

Os pais devem ficar muito atentosse a criança parece alheia aos sons ou tem mais de três anos e ainda tem dificuldade de formar palavras, estes podem ser alguns sinais de que ela possa ter problemas auditivos.

Sinais de perda de audição em bebês

De acordo com Marcella Vidal, fonoaudióloga da Telex Soluções Auditivas, os pais podem suspeitar de dificuldades de audição quando, desde muito pequena, a criança não se assusta nem reage a sons altos demais. “O ideal é fazer o teste da orelhinha assim que a criança nasce. Durante o teste, se for detectado algum problema, a criança será encaminhada para exames mais específicos”, explica a especialista.

Conheça os sinais de perda de audição em bebês

Foto: depositphotos

São vários os fatores que podem fazer com que uma criança tenha danos auditivos, incluindo a genética, a perda de oxigênio durante o parto e o uso de antibióticos.


A dificuldade de ouvir é facilmente percebida quando a criança é maior. Segundo a fonoaudióloga da Telex, assistir à televisão com volume muito alto, não dar atenção ao que os pais falam e ser muito disperso nas aulas podem indicar algum problema auditivo.

“É fundamental diagnosticar a perda auditiva logo nos primeiros meses de vida, pois iniciar o tratamento cedo é o segredo para a criança ter um desenvolvimento dentro do esperado. Os pais devem logo procurar um médico otorrinolaringologista e uma fonoaudióloga se acharem que o bebê está demorando demais para emitir os primeiros sons”, aconselha a profissional, Marcella Vidal.

A fonoaudióloga ainda alerta que, se o tratamento demorar, essa deficiência poderá trazer dificuldades na aprendizagem e no convívio em sala de aula. Vidal ainda lembra que a audição tem papel essencial no desenvolvimento da linguagem e da fala e, se a perda auditiva não for tratada, pode acarretar uma série de limitações, incluindo retraimento, timidez, problemas de aprendizado e de relacionamento.

Uso de aparelho auditivo é indicado

Na maioria dos casos de perda de audição em crianças, recomenda-se o uso de aparelho auditivo. A Telex Soluções Auditivas desenvolve o programa infanto-juvenil “Cuidado Auditivo Amigo da Criança”, que apóia a família, prestando atendimento pediátrico diferenciado e soluções auditivas para cada caso.

Na escola, as crianças têm uma ajuda para assimilar claramente o conteúdo ensinado pelo professor. A Telex possui aparelhos auditivos desenvolvidos especialmente para os pequeninos e trouxe para o Brasil um sistema FM que permite a comunicação direta de pais e professores com a criança que possui dificuldade de ouvir bem.


Reportar erro