Conheça 5 razões para cuidar das unhas sem tirar as cutículas

Retirar a cutícula é normal para aquelas que fazem as unhas regularmente, mas você sabia que a cutícula é a proteção da unha?


O hábito de cortar as cutículas faz parte do ritual de beleza de muitas brasileiras. Você já deve ter ouvido a famosa expressão “arrancar bife” ou até mesmo se viu torcendo para não sangrar nenhum dedo com o alicate.

O alicate é o grande protagonista das manicures e salões de beleza, e também o centro das discussões que envolvem os perigos da prática de tirar a cutícula. Neste artigo, conheça 5 motivos para largar esse hábito.

5 motivos para não tirar as cutículas

A esteticista e empreendedora, Luzia Costa, inovou o mercado de unhas ao criar um método exclusivo que afina as cutículas e elimina os riscos. O conceito inédito no mercado – denominado “cuticularia” – pode ser conhecido na rede Beryllos e consiste na adaptação do “motorzinho” odontológico com a ponta diamantada para retirar o excesso de cutícula.

conheca-5-razoes-para-cuidar-das-unhas-sem-tirar-as-cuticulas

Foto: Pixabay

Além disso, a estetiscista listou cinco razões para deixar de tirar as cutículas. Confira a seguir:


1) As unhas ficam mais saudáveis

Remover as peles das unhas, isto é, as cutículas, acaba com a proteção natural tornando o organismo mais vulnerável a contrair alguma infecção. A especialista também alerta que o esmalte é um dos principais condutores de fungos e bactérias.

2) Sem manchas e ondulações

Lembre-se que a cutícula é uma proteção. Sem ela, há a tendência de aparecerem manchas brancas, além de ondulações geradas pelo enfraquecimento das unhas. Com isso, ocorre a perda daquele aspecto bonito e lisinho.

3) As unhas ficam bonitas por mais tempo

Manter as cutículas deixa a unha mais fina, o que mantém o aspecto natural por mais tempo. A esteticista Luzia Costa ainda recomenda a aplicação de cremes para hidratá-las diariamente.

4) Mais facilidade em deixar as unhas prontas

O processo de manter as peles torna o tempo de esmaltação ainda mais rápido. Basta remover o esmalte e aplicar o próximo, sem outras preocupações.

5) Cessa o crescimento e evita a descamação

Você sabia que quanto mais você tira o excesso das cutículas, mais elas tendem a crescer? A solução é simples: basta evitar essa prática. Lembre-se que o hábito de tirar as peles pode machucar e até deformar as unhas. Se você deixar as cutículas, elas param de crescer e, aos poucos, voltam ao seu aspecto natural.


Reportar erro