Como aliviar irritações na pele causadas pela aroeira-vermelha

A aroeira-vermelha produz pequenas flores e frutos vermelhos. O contato com a planta pode acarretar em irritação na pele


A aroeira-vermelha é uma árvore de porte médio presente no Brasil, desde Pernambuco ao Mato Grosso do Sul. Ela produz pequenas flores e frutos vermelhos. O contato com a planta pode acarretar em irritação na pele.

É normal que as bolhinhas e erupções cutâneas, decorrentes da irritação, coçem. Mas evite fazer isso, pois o ato de coçar pode acabar deixando o a irritação ainda mais grave, gerando ferimentos e outros problemas, como a entrada de bactérias.

Saiba o que deve ser feito para aliviar os desconfortos causados pela aroeira-vermelha.

Como aliviar irritações na pele causadas pela aroeira-vermelha

Foto: depositphotos

Como tratar irritações provocadas pela aroeira-vermelha

O primeiro passo é lavar bem a área que foi atingida. Procure fazer a limpeza com um sabão neutro e com um pano macio (sabonetes com aroma podem piorar a irritação).

Evite ficar esfregando com força, pois isso pode deixar a erupção ainda mais inflamada. Faça movimentos circulares e leves.


Depois da lavagem, seque a área com bastante cuidado. Procure fazer isso com um pano macio. Não reutilize o pano em outras partes do corpo antes de lavá-lo.

O álcool também ajuda a aliviar os sintomas da irritação. Umedeça um algodão com o ingrediente e aplique delicadamente sobre a área que foi afetada.

O álcool impede que os óleos tóxicos da planta continuem se espalhando pelo corpo.

Você também pode mergulhar um algodão na loção da calamina que proporcionará uma sensação de alivio às dores e ardências.

Se os sintomas não passarem, procure um médico para que ele passa algum medicamento via oral ou indique outra espécie de tratamento.


Reportar erro