Aprenda truques caseiros para eliminar odores

Encontre dicas que vão limpar sua casa, seu carro e até mesmo você, que acaba sujando, por exemplo, suas mãos na hora de cozinhar


Alguns odores são tão presentes no nosso dia a dia, que acabamos nos acostumando com a presença deles. E, manter a casa sempre limpa e perfumada, livre dos pequenos problemas do cotidiano é uma das atividades domésticas que exigem grande habilidade e uma dose extra do “jeitinho” brasileiro, que encontra solução para tudo.

Neste artigo, você vai encontrar dicas que ajudarão não só para manter a casa limpa, mas também seu carro e até mesmo você, que acaba sujando, por exemplo, suas mãos na hora de cozinhar. Aprenda incríveis truques e surpreenda-se com os resultados!

Como eliminar alguns odores característicos?

Aprenda truques caseiros para eliminar odores

Foto: Reprodução/ internet

Alho na tábua de carne

Cortou o alho na tábua de carne para cozinhar junto com a refeição e acabou deixando o odor nesse objeto? Calma! Há uma maneira simples para eliminá-lo, e o melhor: você não precisa gastar quase nada. Esfregue a tábua com um pedaço de limão ou bicarbonato de sódio e, por fim, enxague-a bem.

Mau cheiro nas mãos

Alho também é um problema quando manuseado. Apesar de temperar muito bem as refeições, nas mãos deixa um cheirinho bastante desconfortável para quem trabalha com ele na cozinha. Uma técnica que funciona perfeitamente é esfregar as mãos na pia de aço inox ou em uma talher depois que usá-lo e, por fim, lavá-las.

Salada combina com qualquer outro prato, além de ser muito nutritiva e saudável. Por esses motivos, dificilmente falta no almoço ou no jantar. Porém, na hora do preparo o cozinheiro tem um certo problema: o cheiro da cebola nas mãos. Se você também tem essa preocupação e já fez de tudo para eliminar esse aroma forte a dica é fácil de ser colocada em prática: esfregue as mãos com talos de salsa e dê adeus ao odor.

Cozimentos

Há quem adore uma buchada, mas também há quem não suporte o cheiro que essa refeição exala durante o cozimento. Para evitar esse incômodo e deixar sua casa longe desse odor, opte por cortar uma laranja ao meio ainda com casca e colocá-la para cozinhar junto ao bucho. Esse truque é bastante eficaz.


No caso do cozimento de couve-flor e de brócolis, coloque um pedaço de aipo na água junto com os alimentos cozinhados para que ele absolva os gases e elimine o cheiro característico.

Cigarro no carro

Além de ser um péssimo hábito para saúde, fumar dentro de um carro pode ainda ser perigoso no trânsito, pois pode atrapalhar e distrair o motorista. Isso sem contar com a fumaça do cigarro, que penetra no carro e deixa aquele cheiro desagradável. Para evitar esse desconforto, umedeça um pano ou um chumaço de algodão em óleo essencial de eucalipto e coloque embaixo do banco do carro.

Geladeira e congelador

Às vezes, guardamos tanta coisa na geladeira e em seus compartimentos que acabamos esquecendo, e um ou outro produto acaba perdendo a validade. Isso pode caracterizar um mau cheiro, mas que pode ser eliminando facilmente. Quando for limpar o eletrodoméstico, use uma solução de bicarbonato de sódio. A dica é colocar uma colher de sopa do produto para um litro de água morna.

Frituras

Duas dicas são bem válidas na hora de evitar que as frituras impregnem sua cozinha. A primeira é levar ao fogo uma panela com água, cascas de laranja ou limão e uma pequena porção de açúcar, e deixe ferver em fogo baixo. Mas, se preferir, você pode usar um pote com vinagre de vinho branco próximo ao fogão durante a fritura.

Mau cheiro em panelas e copos

Preparou peixe na panela e ela acabou ficando com o odor impregnado? Não se preocupe, na primeira lavagem esfregue o recipiente com um pouco de pó de café usado ou com uma esponja embebida em vinagre. Depois, lave-a normalmente.

Já quando usamos um copo para preparar um remédio e, na hora de lavar o cheiro forte do medicamento ele simplesmente não sai, a dica é espremer um pouco de suco de limão nele e deixá-lo descansar durante duas horas. Em seguida, lave de forma habitual.

Tinta e verniz

Para amenizar o cheiro muito forte provocado por tinta e/ou verniz, coloque um recipiente com água no ambiente que estiver sendo pintado.


Reportar erro