Alerta! Alimentos que se requentados podem causar danos à saúde

Existem alguns alimentos que são mais perigosos que outros, como os vegetais e os produtos de origem animal


O dia a dia das pessoas está, cada vez mais, acelerado e por isso sempre há pouco tempo para os momentos corriqueiros da vida.

A impressão é que 24h está se tornando um tempo curto demais para cumprir as obrigações. Por esta razão, as pessoas tendem a flexibilizar e minimizar as atividades, mas nem sempre esta é uma boa atitude.

Um exemplo desta medida de “economizar o tempo” é com relação as refeições, pois quando este momento importante do dia não é substituído por lanches rápidos, ele acaba sendo composto por alimentos requentados.

O caso é que nenhuma das alternativas é adequada à saúde e no caso desta última os problemas podem ser sérios. Por isso, almoço saudável é aquele feito na hora, respeitando os passos do preparo de cada ingrediente.

Alimentos requentados: saudáveis ou não?

Por se tratarem de alimentos convencionais em refeições completas, as pessoas podem acreditar que estes são as melhores opções. Na verdade são, mas só quando preparados e consumidos logo em seguida.

Os alimentos requentados não são saudáveis por duas razões: o armazenamento e o processo de aquecer novamente o prato. Isto significa dizer que, tanto guardar na geladeira como requentar o prato para ser consumido horas depois do preparo é extremamente prejudicial à saúde, uma vez que estas etapas fermentam e facilitam a liberação de substâncias tóxicas dos alimentos.

Contudo, vale ressaltar que existem alguns produtos mais perigosos que outros, é o exemplo dos vegetais que precisam ser consumidos ainda crus. Além deles, produtos de origem animal também entram na lista dos mais prejudiciais ao organismo.

Produtos que não devem ser requentados

Frango

alerta-alimentos-que-se-requentados-podem-causar-danos-a-saude-frango

Foto: Pixabay

Componente de diversos tipos de dieta, o frango é benéfico se consumido logo após o preparo. Requentar ou guardá-lo na geladeira pode fomentar o surgimento de substâncias capazes de provocar problemas no sistema digestivo.

Aipo

alerta-alimentos-que-se-requentados-podem-causar-danos-a-saude-aipo

Foto: Pixabay


Erroneamente colocado em sopas, o aipo é um vegetal que precisa ser consumido cru para agir de forma benéfica no organismo. Caso contrário, ele é apenas um produto que libera substâncias tóxicas no corpo depois de ter sido consumido cozinhado ou requentado.

Beterraba

alerta-alimentos-que-se-requentados-podem-causar-danos-a-saude-beterraba

Foto: Pixabay

Extremamente benéfica ao organismo, a beterraba auxilia o corpo no combate e prevenção de diversas doenças. Porém, estes efeitos positivos só são evidentes quando ela é consumida, preferencialmente, crua através de sucos ou saladas.

Ovos

alerta-alimentos-que-se-requentados-podem-causar-danos-a-saude-ovo

Foto: Pixabay

Requentados, os ovos podem perder o sabor, as propriedades benéficas, a aparência e consistência, e até o cheiro pode ser alterado, Por isso, só deve ser consumido logo após o preparo.

Batata

alerta-alimentos-que-se-requentados-podem-causar-danos-a-saude-batata

Foto: Pixabay

Este vegetal é bem versátil, pois pode ser consumido cozinhado ou assado. Nos dois processos o produto é integralmente benéfico e só precisa ser consumido com equilíbrio, pois o excesso pode engordar com facilidade.

Mas, tanto a batata, quanto as receitas feitas com ela podem ser prejudiciais ao organismo se consumidas após reaquecidas, além de ficarem menos saborosas.

Espinafre

alerta-alimentos-que-se-requentados-podem-causar-danos-a-saude-espinafre

Foto: Pixabay

Nitrato é uma substância benéfica no organismo e é encontrada com muita facilidade no espinafre. Contudo, quando este alimento passa pelo cozimento ou é requentado, o nitrato transforma-se em nitrito, considerado tóxico à saúde. Por isso, a dica é consumir o vegetal cru, em saladas e sucos.


Reportar erro