10 dicas práticas para limpar o quarto em pouco tempo

Seguindo as orientações de Anna Shepard, no livro “Limpe e Arrume sua Casa”, é possível fazer uma faxina geral no quarto em apenas 15 minutos


Vez ou outra, precisamos dar uma geral no quarto, tentando arrumar toda a bagunça acumulada durante a correria do dia a dia. No decorrer da semana, o ambiente fica todo bagunçado e vira alvo de ácaros e poeiras.

Por estas razões, é imprescindível manter o quarto arejado e limpo. Para conseguir esta façanha, não é preciso muito tempo, basta criar uma rotina semanal para deixar o lugar de dormir aconchegante, cheiroso e arrumado.

Seguindo as orientações de Anna Shepard, no livro “Limpe e Arrume sua Casa”, é possível fazer uma faxina geral no quarto em apenas 15 minutos. Limpando desde a cama, passando pelos espelhos, até o piso do cômodo. Tudo isso para garantir mais qualidade de vida para quem frequenta o ambiente.

Dicas para fazer uma faxina geral no quarto

1. Renove o ar do ambiente

10 dicas práticas para limpar o quarto em pouco tempo

Fotos: depositphotos

Deixe as janelas e portas do quarto abertas, para que o ar possa ser renovado, eliminando ácaros e o cheiro de mofo. Além disso, um quarto bem arejado fica livre de umidade, proporcionando um ar melhor para quem dorme neste ambiente. Aproveite para usar esta dica em qualquer época do ano, inclusive no inverno.

2. Oxigene a cama

Com as janelas e portas abertas, arejando todo o ambiente, puxe os lençóis e cobertores para os pés da cama. Assim, o colchão também poderá ser arejado pelo ar, logo no período da manhã, após você ter acordado.

3. Limpe os móveis

10 dicas práticas para limpar o quarto em pouco tempo

Com um pano úmido, limpe os móveis que estão presentes dentro do quarto. A escrivaninha, os criados-mudos, abajures, livros e até mesmo o espelho da cama podem ser lugares propícios para o acúmulo de poeira e desenvolvimento de ácaros, dois agentes alergênicos para os humanos. Após retirar o pó dos móveis, você ainda pode colocar um lustra móveis, para deixar os objetos mais brilhosos e cheirosos.

4. Recolha os objetos que não fazem parte do quarto

Muitas vezes comemos no quarto e acabamos esquecendo os pratos, talheres, copos e outras coisas que não deveriam estar neste ambiente. Portanto, a indicação é recolher todos estes objetos que não fazem parte do quarto e devolvê-los para seus lugares de origem.


5. Limpe os espelhos

10 dicas práticas para limpar o quarto em pouco tempo

Manchas nos espelhos são bem comuns, mas há uma forma bem simples de tirá-las. Basta ter em mãos um pano de microfibra úmido e passar rapidamente no objeto, lembrando de seguir uma só direção. Porém, se a sujeira persistir, opte por passar o pano com um pingo de detergente. Repita o processo de limpeza seguindo uma direção e com precisão.

6. Cuide do lixo

Há quem tenha um lixeiro no quarto, o que facilita e muito a conservação da organização do quarto. Neste sentido, é importante esvaziar o lixeiro, reciclando alguns objetivos e descartando de forma correta aqueles que não são indicados para reciclagem. Em seguida, troque o saquinho de lixo antigo por um novo e limpo.

7. Organize as roupas

10 dicas práticas para limpar o quarto em pouco tempo

Não é raro encontrar roupas espalhadas pelo quarto, isto porque as pessoas vivem com pressa e acabam não tendo tanto tempo para tirar uma peça, dobrar e guardar de volta no guarda-roupa. Porém, no dia da faxina geral, as roupas que estão espalhadas precisam ter um destino, seja o cesto de roupa suja ou o guarda-roupa depois de dobrada, é claro.

8. Arrume os utensílios

Tudo o que fica espalhado, seja maquiagem, desodorante, cremes, perfumes etc., acumula poeira. Neste sentido, o indicado é organizar e guardar estes utensílios em caixas ou cestas. Assim, você consegue reduzir o pó.

9. Passe o aspirador

10 dicas práticas para limpar o quarto em pouco tempo

Depois que os móveis e demais objetos estão limpos, é hora de limpar o chão. O uso do aspirador é bem mais prático, mas a limpeza pode ser feita facilmente com a vassoura. Faça a faxina em todos os lugares do quarto, não esquecendo os cantinhos e nem por trás da cama.

10. Arrume a cama

Quando tudo estiver limpo e cheiroso, é o momento de arrumar a cama. Para isso, basta forrar com a colcha e afofar os travesseiros, ficando a cama e o quarto lindos, arrumados e cheirosos.


Informar erro