Como clarear manchas de sol

As manchas que podem aparecer por diversas partes do corpo, principalmente em áreas como o rosto, pescoço, colo e braços, são um problema que incomoda muito, principalmente as mulheres.

O melasma é um tipo de mancha amarronzada que surge em regiões expostas ao sol e atinge especialmente as mulheres que têm a pele morena. Isso acontece quando as células responsáveis pela produção de melanina – os melanócitos – das áreas afetadas começam a trabalhar intensamente, produzindo melanina em excesso e ocasionando escurecimento localizado. Os principais fatores que podem causar estas manchas são a exposição solar, a predisposição genética e estímulo hormonal.

Como clarear manchas de sol

Foto: Reprodução

Este problema não tem cura definitiva, mas existem alguns tratamentos que podem ajudar a clarear as manchas. Vale ressaltar também a importância de proteger a pele utilizando filtros solares.  Confira a seguir algumas receitinhas caseiras que auxiliam no clareamento de manchas de sol:

Tratamentos naturais para clarear manchas de sol

  • Leite e mel – Misture os seguintes ingredientes: uma xícara e meia de chá de leite, uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de amido de milho. Misture muito bem e leve ao fogo baixo até virar um mingau. Deixe esfriar bem e aplique no rosto limpo por cerca de 20 minutos. Após este tempo, retire a máscara com água fria e passe um hidratante. Realize o procedimento à noite e não se exponha ao sol com esta mistura.
  • Bepantol e Hipoglós – Misture 1 colher de sobremesa de Hipoglós a uma tampinha (use a própria tampinha do frasco do produto) de Bepantol. Após misturar bem, aplique no rosto e deixe agir por aproximadamente 30 minutos. Lave bem o rosto com água fria para retirar toda a mistura. Faça isso à noite e não se exponha ao sol com esta mistura.
  • Leite de rosas com bicarbonato – Acrescente uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ao leite de rosas e agite bem. Sempre agite antes de usar e, com a ajuda de um chumaço de algodão, faça a higienização da pele.
  • Máscara de manteiga – Derreta um pouco de manteiga e aplique na pele, por cerca de 20 minutos. Em seguida, lave muito bem a região para retirar toda a máscara. Esta máscara não deve ser aplicada em peles oleosas.
  • A vitamina C é um nutriente que aumenta a resistência da pele ao sol, por isso, é recomendável consumir alimentos ricos nesta vitamina, como kiwi, laranja, morango, acerola, limão, goiaba e outros.