Como clarear manchas de sol

Popularmente conhecida como camomila, essa planta consegue amenizar as manchas da pele, tratar a acne e limpar toda a região cutânea

Existem diversas maneiras de clarear as manchas de sol, sendo algumas delas caseiras e outras através de procedimentos estéticos. A verdade é que as manchas podem aparecer por diversas partes do corpo, como rosto, pescoço, colo e braços. Por essa razão, elas são um problema que incomoda muito, principalmente as mulheres.

Entre os diferentes tipos de manchas que existem, o melasma é um dos mais comuns. De acordo com a biomédica bromatologista e especialista em estética avançada, Raissa Karine, essas manchas são caracterizadas pela cor amarronzada.

“Aparecem com mais frequência no rosto (bochechas, testa e busto), mas também ocorre em outras áreas expostas ao sol, como colo e braços. O melasma é mais frequente nas mulheres entre os 20 a 50 anos, mais também pode acometer 10% dos homens”, explica.

Os principais fatores que podem causar essas manchas são a exposição solar, a predisposição genética e o estímulo hormonal. Infelizmente, esse problema não tem cura definitiva, mas existem alguns tratamentos que podem ajudar a clarear as manchas. Confira a seguir algumas receitinhas caseiras que auxiliam no clareamento de manchas de sol:

Como tirar manchas do rosto causadas pelo sol?

Ainda segundo Raissa Karine, um produto natural que pode ajudar a clarear a pele é a Matricaria chamomilla. Popularmente conhecida como camomila, essa planta consegue também tratar a acne e limpar toda a região cutânea.

“Ela é uma planta com benefícios para o organismo, que cuidam da saúde, podendo atuar como antiespasmódica, anti-inflamatória, antibacteriana e antifúngica”, afirma a especialista em estética avançada.

Mulher com rosto manchado

O melasma é caracterizado por manchas escuras na face (Foto: depositphotos)

Mas para usufruir de todos esses benefícios é preciso fazer um preparo com os seguintes ingredientes:

  • Três colheres (de chá) de folhas de camomila
  • Uma colher (de sopa) de água de rosas
  • Uma xícara de água
  • Uma colher (de sopa) de mel

Coloque todos os itens em uma panela e leve para o fogo. Deixe que a mistura comece a ferver e mexa até que o conteúdo fique uniforme. Em seguida, desligue o fogo e espere o preparo esfriar. Quando ele estiver no ponto, você pode umedecer um chumaço de algodão e aplicar o remédio natural na área da pele que está afetada pelas manchas.

“Entretanto, é importante ressaltar que não se deve expor à pele ao sol nem durante e nem depois de aplicar esse remédio, para evitar que as manchas aumentem”, recomenda a profissional.

Veja também: Especialista ensina como manter a pele do rosto saudável no verão

Tratamento caseiro: eliminando as manchas

Além das manchas causadas pelo sol, a pele também pode sofrer com o surgimento de acnes. Esse tipo de problema causa marcas que prejudicam a estética do rosto e de outras regiões do corpo, como as costas.

Visando amenizar essas manchas, a especialista em estética avançada recomenda o uso de leite de colônia. Encontrado facilmente em farmácias e drogarias, esse produto “ajuda na limpeza facial, com ação desinfectante e secando as espinhas”.

Creme para tirar manchas do rosto melasma

Como já mencionado, a melasma é caracterizada pelas manchas marrons que surgem na pele dos pacientes. Para esse tipo de problema os tratamentos podem variar de acordo com a intensidade dessas marcas. Portanto, em algumas situações é recomendado o uso de cremes, seja como o próprio tratamento ou como parte dele.

Existem alguns cremes a base de hidroquinona, agindo no bloqueio da produção de melanina.Também possuem alguns cremes esfoliantes que removem as células pigmentadas promovendo a regeneração da pele saudável“, explica Raissa Karine.

Segundo a especialista, o hidroquinona pode ser usado de uma a duas vezes ao dia. Contudo, esse medicamento deve ser usado com acompanhamento profissional, uma vez que ele pode causar irritações na pele como coceira. “A associação de alguns ácidos como o ácido glicólico, kójico e salicílico participam da renovação da pele, ajudando assim no clareamento”, finaliza.

Existe pomada para eliminar as marcas causadas pelo sol?

De acordo com a profissional em estética avançada, existe uma pomada que pode auxiliar no tratamento contra as manchas provocadas pelos raios solares. Chamado de minancora, esse produto possui algumas propriedades, como a ação antisséptica, analgésica e cicatrizantes. Por essas razões, a pomada “não clareia a pele, mas ajuda na cicatrização”.

Para quem deseja ter esse produto, basta procurá-lo nas farmácias e drogarias. Além disso, o preço é acessível e ela pode ser adquirida sem receita médica. No entanto, é sempre importante conversar com um dermatologista antes de fazer uso de qualquer produto. Assim você evita o surgimento de novos problemas.

Tratamentos estéticos

“Os tratamentos variam de acordo com cada paciente, podendo utilizar peelings químicos compostos por ácidos com a concentração mais forte”, ressalta Raissa. Segundo a profissional, esse tipo de mecanismo causa a descamação da camada mais externa da pele, a epiderme. Com isso, o tratamento remove as células mortas, as manchas e as cicatrizes, fazendo com que as células se regenerem.

Mas além dos peelings, o dermatologista também pode fazer uso do  microagulhamento. “É uma técnica que utiliza microagulhas perfurando a pele, promovendo a circulação de sangue e estimulando a produção de colágeno, ajudando assim na redução de rugas e na flacidez do rosto.”

Veja tambémFaça um peeling caseiro para amenizar a aparência das estrias

Mulher com lupa no rosto

Os tratamentos faciais variam de acordo com cada paciente (Foto: depositphotos)

O que pode causar manchas no rosto?

De acordo com o dermatologista Helio Miot, as manchas escuras na pele podem ser causadas por fatores hormonais e genéticos. Contudo, “a exposição ao sol crônica é o principal elemento que leva ao desenvolvimento do melasma. Além disso, o uso de pílulas anticoncepcionais e gravidez também são causas bem definidas como desencadeadores do melasma”, conta o profissional. (1)

Mas além desse problema de pele, o rosto pode adquirir manchas devido ao surgimento de espinhas ou cravos. Câncer de pele, hanseníase, micose (pano branco) e dermatites são outras condições que podem desencadear marcas no rosto do paciente. Portanto, é necessário fazer contato imediato com um dermatologista para saber qual procedimento tomar mediante o problema de saúde.

Como evitar manchas no rosto?

Para toda e qualquer doença, a prevenção será o melhor caminho. Por isso que a especialista em estética avançada recomenda alguns cuidados com a pele, evitando assim as temíveis marcas escuras no rosto. “O uso do protetor [solar] é essencial para o tratamento de manchas na pele, ele deve ser usado com fator no mínimo de 15 FPS, todos os dias, mesmo em dias nublados e lembrando de reaplicar a cada 2 horas”, explica Raissa.

Além do protetor, é importante usar óculos escuros com proteção contra os raios solares e chapéus ou bonés. Também se faz necessário o uso constante de vitamina C, pois é um nutriente que aumenta a resistência da pele ao sol. Por isso, é recomendável consumir alimentos ricos nesta vitamina, como kiwi, laranja, morango, acerola, limão, goiaba e outros.

Colocando tudo isso em prática você aprende como clarear manchas de sol e como evitar essas marcas. Consequentemente, pode aproveitar de uma melhor qualidade de vida, estando bem consigo e com sua estética.

*Artigo feito com a colaboração da biomédica especialista em estética avançada, Raissa Karine.

Referências

(1) SBDONLINE. “Melasma – SBD Responde”, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=M6k4JaYLvhY&feature=youtu.be. Acesso em 11 de janeiro de 2019.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.