Vitamina C para usar no rosto

Você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios da vitamina C para o rosto. Mas você sabe o que a ciência e os especialistas têm a dizer com relação a esses supostos efeitos benéficos?

De acordo com a biomédica bromatologista e especialista em estética avançada, Raissa Karine, a vitamina C pode atuar no combate ao envelhecimento precoce. Além disso, contribui com a formação de colágeno, promovendo a renovação celular.

Também podem ser atribuídos à vitamina C os efeitos protetores contra rugas, marcas de expressão e impactos promovidos pelas agressões externas. “A vitamina C tem ação antioxidante, que atua na melhora do sistema imunológico, além de ser fundamental para adequada absorção de ferro pelo organismo”, cita a profissional.

Por tudo isso, Raissa Karine recomenda a adoção dessa substância no dia a dia. Além de consumir a vitamina através dos alimentos, a especialista em estética avançada indica a aplicação de máscaras caseiras a base de vitamina C. Acompanhe a seguir as dicas da biomédica!

Como usar vitamina C no rosto?

Segundo Raissa Karine, é possível aproveitar os benefícios da vitamina C através de duas máscaras caseiras. A primeira envolve a vitamina C pura e a segunda é feita com uma raiz rica nessa substância, a famosa beterraba.

Mulher com rodela de laranja

É possível fazer duas máscaras de vitamina C para beneficiar o rosto (Foto: depositphotos)

Confira os ingredientes e o modo de preparo desses procedimentos estéticos naturais:

Vitamina C pura para o rosto

Ingredientes:

  • 1 pastilha efervescente de vitamina C
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher (de sopa) de mel.

Modo de preparo:

O primeiro passo é dissolver a pastilha efervescente de vitamina C em uma colher (de sopa) de água filtrada. Feito isso, passe para o próximo processo de preparo: misturar a gema e o mel.

Em um recipiente, bata bastante a gema do ovo e o mel, até ficar uma mistura homogênea. Em seguida, adicione à mistura a vitamina C já dissolvida. Quando todo o conteúdo estiver integrado, aplique no rosto e deixe agir por 15 minutos.

Após o tempo determinado do tratamento, enxágue o rosto com água morna. Finalize o processo com um hidratante específico para seu tipo de pele, deixando o rosto protegido, nutrido e hidratado.

Creme para o rosto com vitamina C

Ingredientes:

  • Metade de uma beterraba crua
  • 1 xícara de água filtrada
  • 1 colher (de sopa) de aveia em flocos.

Modo de preparo:

Em primeiro lugar, rale a beterraba crua e coloque-a em um liquidificador. Em seguida, despeje sobre a raiz ralada uma xícara de água filtrada. Bata esse conteúdo até obter uma mistura pastosa e homogênea.

Depois, engrosse essa mistura com a aveia em flocos. Por fim, aplique no rosto e deixe que a máscara trabalhe por 20 minutos. Após o tempo determinado, remova o conteúdo com água fria.

Quais são os benefícios da vitamina C?

Além dos efeitos benéficos citados anteriormente, a vitamina C possui outros benefícios para a saúde da pele. Segundo a especialista em estética avançada, a ação antioxidante é responsável pelo combate aos radicais livres, substâncias que promovem o envelhecimento precoce.

Vitamina C também “clareia manchas e uniformiza o tom da pele, é responsável pela firmeza, promove hidratação e luminosidade para a pele e tem efeito fotoprotetor contra os raios UVA e UVB”, destaca Raissa Karine.

Outro benefício desse nutriente é o importante papel na cicatrização de ferimentos na pele. (1) A seguir, você pode conferir mais detalhadamente os efeitos benéficos da vitamina C de acordo com estudos científicos.

Síntese de colágeno

Para quem não abe, o colágeno é a maior e mais importante proteína estrutural da pele. Por essas razões, ele é responsável por oferecer firmeza e elasticidade cutânea. No entanto, esses dois últimos aspectos são os principais alvos do fotoenvelhecimento crônico.

Mas como a vitamina C estimula a síntese de colágeno e participa como cofator na hidroxiprolina (importante aminoácido do tecido conjuntivo e das fibras de colágeno), ela consegue melhorar as funcionalidades dessa proteína.

Portanto, esse nutriente promove a firmeza e a elasticidade da pele. E com isso, evita o surgimento das temíveis rugas e linhas de expressão. (2)

Diante desses benefícios, pesquisadores resolveram investigar as funcionalidades da vitamina C na prática. Para isso, realizaram dois tipos de estudo duplo-cego, utilizando-se de pacientes com a pele fotoenvelhecida.

No primeiro caso, 19 pacientes (36 a 72 anos) com a pele facial envelhecida fizeram uso da vitamina C tópica em metade da face. O estudo durou três meses e o resultado mostrou uma significativa melhora no lado tratado com a vitamina C.

“Observou-se melhora nas rugas finas, nas rugas acentuadas, na aspereza, no tônus da pele e características gerais da mesma, acarretando em uma melhora de 57,9% na aparência cutânea do grupo tratado com vitamina C.” (3)

Já o segundo estudo teve duração de seis meses e foi realizado com pacientes de pele moderadamente fotoenvelhecida. Mas nesse caso, os participantes fizeram uso de um creme de vitamina C a 5% no pescoço e antebraços.

No final da pesquisa foi possível perceber uma “diminuição altamente significativa das pregas profundas.” (3)

Antioxidante

Os raios ultravioletas são os principais responsáveis pelo aumento dos radicais livres no organismo, por isso também são considerados os principais fatores do envelhecimento da pele.

Mas como a vitamina C possui propriedades antioxidantes, ela consegue proteger a derme e a epiderme contra essas substâncias nocivas. Além disso, possui ainda a ação anti-inflamatória.

Portanto, protege a pele contra os raios UVA e UVB, previne mutações induzidas por esses raios e, consequentemente, evita o surgimento de câncer de pele. No entanto, vale ressaltar que ela sozinha não funciona como um fotoprotetor solar. (2)

Despigmentante

Outro benefício desse nutriente é a proteção da pele contra os pigmentos melânicos. Por isso, a vitamina C é considerada um agente inibidor da formação de melanina. (2)

Vitamina C manipulada

De acordo com a biomédica bromatologista e especialista em estética avançada, existem alguns produtos farmacológicos feitos à base de vitamina C. Por exemplo: sérum, creme anti-idade, filtro solar, hidratante e suplementos.

“O tratamento com a vitamina C pode ser iniciado desde cedo, a partir dos 20 anos de idade. Além de poder ser usada de forma típica, existem diferentes dermocosméticos, podendo também ser ingerida, tendo uma potente ação antioxidante”, explica a profissional.

Alimentos ricos nesse nutriente

É importante salientar que a vitamina C não é produzida pelo organismo humano, por isso deve ser introduzida diariamente.

Além de usar essa substância de forma tópica, através de tratamentos caseiros ou produtos farmacológicos, esse nutriente também pode ser consumido. Para isso, é necessário saber quais são os alimentos ricos em vitamina C.

“A dose recomendada para manutenção de nível de saturação da vitamina C no organismo é de cerca de 100 mg por dia. Em situações diversas, tais como infecções, gravidez e amamentação, e em tabagistas, doses ainda mais elevadas são necessárias.” (1)

Portanto, é preciso consumir alimentos ricos nessa vitamina. De acordo com Raissa, esse nutriente pode ser encontrado em frutas e verduras, como: laranja, morango, acerola, limão, pitaya, beterraba, amora e camu-camu.

Alimentos ricos em vitamina C

Grávidas, pacientes com infecções ou tabagistas precisam de doses maiores de vitamina C (Foto: depositphotos)

Outros alimentos são:

  • Caju
  • Goiaba branca ou vermelha
  • Mamão-papaia
  • Kiwi
  • Suco de tomate
  • Manga
  • Brócolis cozido ou fresco
  • Couve-flor cozida
  • Repolho cozido
  • Uva
  • Tomate fresco
  • Batata assada com casca
  • Molho de tomate
  • Melancia
  • Alface romana
  • Suco de abacaxi
  • Abacaxi fresco
  • Quiabo cozido
  • Banana nanica
  • Espinafre cozido ou fresco
  • Abacate
  • Maçã com casca
  • Cenoura crua
  • Purê de batata. (4)

Outros tipos de vitamina para o rosto

Ainda segundo a especialista em estética avançada, não é só a vitamina C que possui propriedades benéficas para o rosto. Raissa Karine explica que as vitaminas A, B2, B3, B6 e E também contribuem com a saúde da derme e da epiderme.

Confira a seguir mais detalhes dessas vitaminas e o que elas podem trazer de benéfico para a pele do rosto:

Vitamina A

Combate à acne, balanceando a produção de secreções das glândulas sebáceas”, explica Raissa.

De acordo com a profissional, a vitamina A pode ser encontrada nos seguintes alimentos: abacate, brócolis, cenoura e espinafre.

Vitamina B2

Já a vitamina B2 ajuda na produção de energia, promove a renovação celular e deixa a pele firme e saudável. Além disso, essa mesma substância contribui com a renovação celular, combatendo rugas e marcas de expressão.

Para aproveitar os benefícios dessa substância, basta aderir à alimentação alguns produtos como os laticínios, a exemplo do queijo e iogurte.

Vitamina B3

“Age nos cravos facilitando a circulação sanguínea em todo o corpo. E são encontrados em ovos e grãos“, informa a especialista.

Vitamina B6

A vitamina B6, por sua vez, é encontrada em alimentos como as batatas, bananas, peito de frango, salmão, abacate, semente de girassol e atum.

Com isso, ao aderir esses alimentos, é possível combater lesões, fortalecer o sistema imunológico do corpo e contribuir com o processo de cicatrização.

Vitamina E

Assim como a vitamina C é benéfica para o rosto, a vitamina E também atua nesse sentido. Com esse nutriente, o organismo consegue combater o envelhecimento precoce devido a ação antioxidante. Isso porque, ele consegue proteger as células contra a ação dos radicais livres.

“São encontrados no alface, agrião, espinafre, couve, óleos e vegetais”, cita Raissa Karine.

*Artigo feito com a colaboração da biomédica bromatologista e especialista em estética avançada, Raissa Karine.

Referências

(1) MANELA-AZULAY, Mônica; et al. “Vitamina C“. Educação Médica Continuada – Anais Brasileiros de Dermatologia, Rio de Janeiro, 2003. Disponível em:  http://www.scielo.br/pdf/abd/v78n3/16303.pdf. Acesso em 20 de abril de 2019.

(2) CAYE, Mariluci Terezinha; et al. “Utilização da Vitamina C nas alterações estéticas do envelhecimento cutâneo“. Artigo Científico Univali. Disponível em: http://siaibib01.univali.br/pdf/Mariluci%20Caye%20e%20Sonia%20Rodrigues.pdf. Acesso em 20 de abril de 2019.

(3) ZAMPIER, Claudinéia; LUBI, Neiva Cristina. “Os benefícios da Vitamina C na melhora do aspecto da pele envelhecida“. Disponível em: https://tcconline.utp.br/media/tcc/2017/05/OS-BENEFICIOS-DA-VITAMINA-C-NA-MELHORA-DO-ASPECTO-DA-PELE-ENVELHECIDA.pdf. Acesso em 20 de abril de 2019.

(4) VANNUCCHI, Helio; ROCHA, Marcele de Moraes. “Funções plenamente reconhecidas de nutrientes Ácido ascórbico (Vitamina C)“. Força-tarefa Alimentos Fortificados e Suplementos Comitê de Nutrição, International Life Sciences Institute Brasil (ILSI Brasil), 2012. Disponível em: http://ilsi.org/brasil/wp-content/uploads/sites/9/2016/05/21-Vitamina-C.pdf. Acesso em 20 de abril de 2019.

Sobre o autor

Avatar
Jornalista (MTB-PE: 6750), formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, pela UniFavip-DeVry, escreve artigos para os mais diversos veículos. Produz um conteúdo original, é atualizada com as noções de SEO e tem versatilidade na produção dos textos.