O Brasil é o maior produtor de maracujás do mundo e não é para menos, pois além de ser uma fruta que tem uma versatilidade muito grande dentro das cozinhas, ele também possui uma fama de tranquilizante e relaxante, acalmando quem o consome. Além destas qualidades, o maracujá carrega ainda um aspecto positivo para quem deseja manter-se na dieta, isto é, poucas calorias em cada fruta.
Mas, o que poucas pessoas sabem é que além da polpa, as cascas desta fruta também são benéficas à saúde e podem ser adicionadas em receitas. Assim, com o intuito de aproveitar estes benefícios, o fitoterapeuta naturopata, André Resende, ensina a receita de um bolo feito com maracujá.
Além de saborosa, a sobremesa também pode fazer parte da dieta, pois é um alimento pouco calórico. Antes de desfrutar destas características, é importante ficar por dentro dos nutrientes e efeitos do maracujá.

Foto: depositphotos
Benefícios do maracujá
A fruta é composta por diversos nutrientes como vitaminas A, C e a do complexo de B, tem também fósforo, ferro, potássio e cálcio. Com estes elementos e outras propriedades medicinais, o maracujá consegue diminuir a pressão arterial, é um calmante natural, consegue ser benéfico para os olhos e tem a capacidade de melhorar o sistema imunológico.
Por possui apenas 97 calorias em 100 g e pelo alto teor de fibras que possui, o maracujá é uma fruta que auxilia o processo de emagrecimento. Por esta razão, torna-se um produto que pode ser aplicado na dieta sem maiores problemas, uma vez que não contribui com a perda de peso e ainda ajuda o organismo a se saciar com facilidade.
Como preparar o bolo com esta fruta?
Ingredientes
- 1 xícara de farinha de casca de maracujá;
- 1 copo de polpa de maracujá;
- 1 copo de adoçante culinário;
- 4 ovos;
- 1 copo de leite;
- 2 xícaras de farinha de trigo;
- 1 colher (de sopa) de fermento;
- Meia colher (de café) de sal;
- 4 colheres (de sopa) de margarina.
Modo de preparo
Primeiramente, coloca-se o leite e ovos no liquidificador. Ao poucos, vai acrescentando os demais ingredientes e batendo a mistura aos poucos. Quando a massa estiver homogênea, é hora de untar uma forma e despejar a substância nela. Em seguida, leva a forma para o forno preaquecido e deixa que o bolo fique assado. Para saber o ponto certo, é importante verificar se a massa está assada. Neste caso, basta espetar a sobremesa com um palito ou garfo, se o objeto pontiagudo sair limpo, é sinal que o bolo está pronto para ser retirado.