20 receitas de mingau de aveia fit

Confira as melhores receitas de mingau de aveia fit que vão te ajudar a melhorar a saúde e a emagrecer mais rápido. Estamos falando de uma receita queridinha dos cafés da manhã, que traz saciedade, melhora várias funções do corpo humano e, além disso, é uma delícia.

Então, veja abaixo como fazer as melhores receitas de mingau de aveia e aproveitar todos os benefícios deste cereal!

Como se faz mingau de aveia fit?

A receita do mingau de aveia fit é, talvez, mais fácil do que o mingau de aveia comum. Além de trazer bastante saciedade, essa versão de mingau traz os benefícios nutritivos da aveia e é uma delícia. Siga as instruções abaixo para fazer o melhor mingau de aveia fit saudável:

  1. Em uma panela, aqueça 1 xícara de leite desnatado até um ponto antes da fervura (quando começar a borbulhar nas laterais da panela). Então coloque no fogo baixo
  2. Adicione 2 colheres (de sopa) de aveia em flocos e vá mexendo em fogo baixo até dar o ponto de mingau
  3. Por fim, coloque em uma tigela e polvilhe um pouco de canela em pó sobre o mingau para dar mais sabor.
Mingau de aveia tradicional

O mingau de aveia é uma refeição que traz saciedade e auxilia na perda de peso (Foto: depositphotos)

Em suma, o tamanho dos flocos de aveia é da sua preferência, assim como o ponto do mingau. Não recomendamos o uso de nenhum tipo de adoçante no preparo. A canela é recomendada como “tempero” para a receita pois, além da melhoria no sabor, ela melhora o metabolismo e ajuda a perder peso mais rápido.

Receitas de mingau de aveia fit e saudável

Agora você vai aprender diversas variações de receitas de mingau de aveia para emagrecer mais rápido, além da grande contribuição para a sua saúde.

Vamos te mostrar desde o mingau de aveia clássico, até as mais diversas variações dessa receita, para que você nunca enjoe desse mingau tão benéfico para a saúde. Confira!

1. Mingau de aveia comum (clássico)

Como o mingau de aveia clássico leva açúcar cristal e leite, resolvemos trazer alternativas a esses ingredientes que não são tão saudáveis. Por exemplo, substitua o leite normal por um tipo desnatado ou até mesmo uma versão vegetal. Além disso, utilize o açúcar mascavo, pois é mais benéfico. Confira:

  1. Em uma panela, adicione 1 xícara de leite (da sua preferência) e adicione 1 colher (de chá) de açúcar mascavo. Mexa bem
  2. Quando estiver um ponto antes da ebulição, coloque no fogo baixo e adicione 2 colheres (de sopa) de flocos de aveia
  3. Em seguida, fique mexendo até atingir o ponto de papa.

2. Mingau de aveia com banana

O mingau de aveia e a banana são companheiros em uma das receitas mais comuns nos cafés da manhã em vários lugares do mundo. Veja como preparar:

  1. Aqueça 1 xícara de leite desnatado
  2. Quando estiver pertinho de ferver, abaixe o fogo e adicione 2 colheres (de sopa) de flocos de aveia e mexa até dar o ponto de papa
  3. Em seguida, coloque em uma tigela e reserve
  4. Enquanto isso, corte uma banana em rodelas
  5. Por fim, coloque as rodelas de banana sobre o mingau. Você pode polvilhar canela também, se preferir.

Há aquelas pessoas que preferem deixar o mingau esfriar para então comer junto com a banana em rodelas. Vale ressaltar que não importa a temperatura do mingau, ele manterá os seus benefícios desde que seja consumido em até 1 hora após o seu preparo.

Mingau de aveia com banana

Assim como a aveia, a banana também é fonte de fibras e vitaminas (Foto: depositphotos)

3. Com água  e sem leite

O mingau de aveia feito com água é uma das opções para quem é intolerante à lactose. Além disso, quando feito com água ao invés de leite, o mingau fica ainda menos calórico, pois o leite tem gorduras que a água não possui. Veja como preparar:

  1. Em uma tigela (que possa ir ao microondas), adicione 2 colheres (de sopa) de flocos de aveia e água (o suficiente para sobrar 1 dedo de água sobre os flocos)
  2. Em seguida, leve ao microondas sem mexer por 1 minuto em potência média
  3. Por fim, misture bem e reserve por 3 minutos.

Se quiser o mingau mais firme e seco, adicione menos água. Com o tempo, você aprende as medidas certas para o mingau ficar do seu jeitinho favorito! Contudo, é importante deixar claro que o mingau de aveia com água não deve ser feito em uma panela.

4. Versão com mamão

O mingau de aveia fit com mamão segue a mesma premissa que o mingau com banana. Confira o passo a passo:

  1. Aqueça 1 xícara de leite desnatado em uma panela
  2. Quando estiver um ponto antes da fervura, abaixe o fogo e adicione 2 colheres (de sopa) de flocos de aveia. Fique mexendo até dar o ponto de papa
  3. Em seguida, coloque em uma tigela e reserve
  4. Enquanto isso, descasque e corte ½ mamão em pedaços médios ou pequenos
  5. Por fim, coloque o mamão sobre o mingau.

5. Mingau de aveia fit de microondas

O mingau de aveia fit de microondas é uma receita ainda mais rápida e prática do que a versão feita na panela. Aprenda a preparar da forma correta:

  1. Em uma tigela que possa ir ao microondas, adicione 2 colheres (de sopa) de aveia em flocos e 1 xícara de leite desnatado. Misture bem e leve ao microondas por 3 minutos
  2. A cada minuto, pause o microondas e mexa o mingau
  3. Por fim, mexa uma última vez e reserve por alguns minutos, então coma.

6. Com farelo de aveia

A diferença deste mingau para os outros é a substituição da aveia em flocos pelo farelo de aveia. Isso resulta em um mingau de consistência mais leve, que se assemelha a uma papa. É ótima para crianças. 

  1. Aqueça 1 xícara de leite desnatado em uma panela
  2. Quando estiver formando bolhas, mas sem ferver, abaixe o fogo e adicione 2 colheres (de sopa) de farelo de aveia. Vá adicionando aos poucos enquanto mexe para não empelotar
  3. Quando atingir o ponto de mingau, coloque em uma tigela e coma.
Bebê comendo mingau

A consistência desse mingau é mais leve que as demais receitas (Foto: depositphotos)

7. Mingau de aveia com whey protein

Essa receita de mingau de aveia é queridinha dos(as) marombeiros(as) de plantão! Na verdade, é uma versão do mingau muito consumida pelos frequentadores de academia e praticantes de atividades físicas. Também é conhecido como mingau “maromba” de aveia. Veja a receita:

  1. Em uma panela, aqueça 1 xícara de leite integral ou desnatado. Abaixe o fogo quando estiver próximo a fervura
  2. Em seguida, adicione aos poucos 2 colheres (de sopa) de flocos de aveia enquanto mexe. Logo após, adicione 1 scoop (ou duas colheres de sopa) de whey protein de baunilha (é o sabor que mais combina com aveia)
  3. Vá mexendo até dar o ponto de mingau
  4. Pronto! Consuma de 1 hora ou 30 minutos antes do treino.

8. Com essência de baunilha

Em muitas receitas de mingau de aveia na internet, você vai encontrar a essência de baunilha como um ingrediente principal. Contudo, é um ingrediente opcional que serve para dar mais aroma e sabor ao mingau. Veja a receita:

  1. Aqueça 1 xícara de leite desnatado e abaixe o fogo quando começar a formar bolhas
  2. Em seguida, adicione 2 colheres (de sopa) de flocos de aveia, 1 colher (de chá) de essência de baunilha e mexa até dar o ponto de mingau.

9. Receita com cravo

O mingau de aveia fit com cravo também é bem simples de preparar. Confira:

  1. Em uma panela, aqueça 1 xícara de leite desnatado até um ponto antes da fervura. Após isso, coloque em fogo baixo/médio
  2. Adicione 2 colheres (de sopa) de flocos de aveia e cravo em pó a gosto. Mexa bem até dar o ponto de mingau
  3. Em seguida, coloque em uma tigela ou caneca e sirva.

10. Versão com gengibre

O mingau de aveia com gengibre não é muito conhecido pelo seu sabor, mas definitivamente é super potente para emagrecer. Outro diferencial desse mingau é que ele pode ser salgado, se você adicionar algumas pitadas de sal durante a receita.

  1. Aqueça 1 xícara de leite desnatado em uma panela. Quando formar bolhas, abaixe o fogo.
  2. Adicione 2 colheres (de sopa) de flocos de aveia e gengibre em pó a gosto, mas cuidado que o gosto do gengibre é muito forte
  3. Em seguida, misture bem até dar o ponto de mingau. É nessa hora também que você pode adicionar uma pitada de sal para deixar o mingau salgado, mas isso é opcional.

11. Com maçã

Muitas pessoas adoram comer o mingau de aveia acompanhado de maçã. Além de super saboroso, esse mingau é excelente para começar o dia bem. Veja como preparar:

  1. Descasque e corte 1 maçã em pedaços médios
  2. Leve a uma panela e adicione aproximadamente 1 xícara de água e algumas pitadas de canela. Deixe ferver e vá mexendo de vez em quando para não queimar. Faça o processo até a água secar. Após isso, reserve as maçãs cozidas
  3. Na mesma panela, adicione 1 xícara de leite desnatado ou integral e aqueça até dar o ponto de formar bolhas. Em seguida, coloque em fogo baixo
  4. Adicione 2 colheres (de sopa) de flocos de aveia e mexa até dar o ponto de mingau
  5. Por fim, adicione as maçãs cozidas e misture
  6. Prontinho! Pode comer/servir.
Mingau de aveia e maçã

A junção de mingau de aveia e maçã é uma excelente opção para um café da manhã reforçado (Foto: depositphotos)

12. Cacau em pó na receita

Acrescentar cacau em pó no mingau de aveia traz aquele leve sabor de chocolate natural. Além de deixar tudo com um aroma gostoso na cozinha. Aprenda o preparo:

  1. Em uma panela com 1 xícara de leite desnatado quente (mas não fervido), adicione 2 colheres (de sopa) de flocos de aveia e 1 colher (de sopa) de cacau em pó sem açúcar
  2. Em seguida, mexa bem até dar o ponto de mingau
  3. Prontinho! Sirva. Fica ótimo para comer com rodelas de banana.

13. Mingau de aveia fit com mel

O mingau de aveia com mel não é tão fit quanto as outras opções, mas é uma delícia e também pode ser usado em dietas de emagrecimento. Veja a receita:

  1. Aqueça 1 xícara de leite desnatado e coloque em fogo baixo um pouco antes de ferver
  2. Em seguida, adicione 2 colheres (de sopa) de flocos de aveia e mexa até dar o ponto de mingau
  3. Por fim, coloque em uma tigela e adicione 1 colher (de sopa) de mel de abelha natural sobre o mingau.
Mingau de aveia com mel

Apesar de ser um pouco mais calórica, essa versão também é extremamente saudável (Foto: depositphotos)

14. Receita com uvas passas

O mingau de aveia com uvas passas é uma opção saborosa, light e ótima tanto para o café da manhã, quanto para lanches noturnos. Aprenda a fazer:

  1. Em uma panela com 1 xícara de leite desnatado quente, mas não fervido, adicione 2 colheres (de sopa) de flocos de aveia e misture até dar o ponto de mingau
  2. Em seguida, desligue o fogo e adicione 1 colher (de sopa) cheia com uvas passas. Reserve por 3 minutos
  3. Por fim, coloque em uma tigela e sirva.

15. Mingau de aveia fit com frutas secas ou cristalizadas

Adicionar frutas secas ou cristalizadas no mingau de aveia é ótimo para dar aquela melhorada no sabor, além de continuar sendo um alimento nutritivo e saudável. Veja a receita:

  1. Em uma panela com 1 xícara de leite desnatado quente (sem deixar ferver), adicione 2 colheres (de sopa) de flocos de aveia e misture até dar o ponto de mingau
  2. Em seguida, desligue o fogo e adicione 1 colher (de sopa) de frutas secas ou cristalizadas da sua preferência. Misture bem
  3. Por fim, coloque em uma tigela e sirva.

16. Mingau light com ameixas

O mingau de aveia com ameixas secas é uma delícia e ajuda a manter o corpo saudável. Veja a receita:

  1. Aqueça 1 xícara de leite desnatado
  2. Quando estiver pertinho de ferver, abaixe o fogo e adicione 2 colheres (de sopa) de flocos de aveia e mexa até dar o ponto de papa
  3. Em seguida, coloque em uma tigela e adicione aproximadamente 5 ameixas secas
  4. Consuma em seguida.

17. Mingau de aveia fit com leite de coco

O mingau de aveia light e fit com leite de coco é uma ótima opção para as pessoas que não consomem leite de origem animal, seja por opção ou contraindicação médica. Veja a receita:

  1. Em uma panela, adicione 1 xícara de leite de coco e aqueça, mas não deixe ferver
  2. Quando começar a formar bolhas, abaixe o fogo e adicione 2 colheres (de sopa) de flocos de aveia. Mexa até dar o ponto de mingau.

18. Com leite de amêndoas

Outra opção para quem não consome leite de origem animal é fazer o mingau de aveia usando leite de amêndoas. Também funciona muito bem e fica uma delícia. Confira:

  1. Em uma panela, adicione 1 xícara de leite de amêndoas e aqueça, mas não deixe ferver
  2. Em seguida,  abaixe o fogo e adicione 2 colheres (de sopa) de flocos de aveia. Mexa até dar o ponto de mingau.

19. Opção com nozes

O mingau de aveia fit com nozes é simplesmente incrível no sabor e nos nutrientes saudáveis. Também é muito simples de preparar. Veja a receita:

  1. Em uma panela, aqueça 1 xícara de leite desnatado até um ponto antes da fervura (quando começar a borbulhar nas laterais da panela). Então coloque no fogo baixo
  2. Adicione 2 colheres (de sopa) de aveia em flocos e vá mexendo em fogo baixo até dar o ponto de mingau
  3. Por fim, coloque em uma tigela e adicione nozes a gosto sobre o mingau.
Mingau de aveia com nozes

Essa receita soma os benefícios da aveia com as propriedades das nozes (Foto: depositphotos)

20. Mingau de aveia com amêndoas

O mingau de aveia fit com amêndoas segue a mesma premissa que o mingau com nozes. Veja como fazer:

  1. Em uma panela, aqueça 1 xícara de leite desnatado até um ponto antes da fervura (quando começar a borbulhar nas laterais da panela). Então coloque no fogo baixo
  2. Adicione 2 colheres (de sopa) de aveia em flocos e vá mexendo em fogo baixo até dar o ponto de mingau
  3. Por fim, coloque em uma tigela e adicione um punhado de amêndoas sobre o mingau.

Quantas calorias tem um mingau de aveia?

Esse é um valor que depende da receita que você segue e quais são os ingredientes usados. Por exemplo, a receita feita apenas com 1 xícara/copo de leite desnatado e 2 1/2 colheres (de sopa) de flocos de aveia tem apenas 224 calorias.

Este é um valor bem baixo para um café da manhã, por exemplo. Mesmo com o acréscimo de uma fruta, o valor ainda é adequado para uma dieta saudável e emagrecedora. Caso o mingau seja feito com água ao invés de leite, o valor diminui para aproximadamente 100 calorias.

ATENÇÃO: Nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Todo procedimento deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

Sobre o autor

Avatar
24 anos, é jornalista e produtor de conteúdo especializado. Atua com produção jornalística há 4 anos. Vencedor do prêmio de empreendedorismo digital “Academic Winner 2017”, promovido pela DeVry University na Califórnia, Estados Unidos. Tem no currículo trabalhos em emissoras de televisão, jornal impresso, revistas e internet. É pernambucano e tem como hobbies escrever, jogar videogames, cinema e estudos sociais.