Usar sal de frutas nas receitas deixa o bolo fofinho e gostoso

Um dos principais componentes do sal de frutas é o bicarbonato de sódio, que desempenha o mesmo papel do fermento em pó no preparo das massas


Sabe aquele bolo delicioso e fofinho que abre o apetite de qualquer pessoa? Pois bem, se você não é nenhum gênio da cozinha, nem tão pouco domina técnicas de chefe culinário, a partir de uma boa receita e algumas dicas diferenciadas, você vai chamar atenção de qualquer degustador.

Ah! Não adianta usar aquela velha desculpa que, pela falta de alguns ingrediente, você vai abrir mão de fazer a receita. Esse é um caso bem recorrente com a utilização do fermento. Como ele é um material não muito usado na cozinha, muita gente nem compra, evitando assim o seu desperdício.

Em outros casos, algumas farinhas especiais já vem com a adição do ingrediente. Facilidades do mundo moderno à parte, você pode substituir o uso do fermento em pó na produção daquele bolo especial pelo sal de frutas. Isso mesmo! Você não leu errado. O sal de frutas é uma solução para driblar essa possível empecilho.

Usar sal de frutas nas receitas deixa o bolo fofinho e gostoso

Foto: depositphotos

Usando o sal de frutas

Um dos principais componentes do sal de frutas é o bicarbonato de sódio. Ele é originário de um mineral branco ou transparente chamado natrão. Junto a esse mineral são identificados ainda carbonato hidratado de sódio, elementos hidrogênio, oxigênio, sódio e carbono (NaHCO₃).

Na massa do bolo, ele funciona como uma base neutra que, ao entrar em contato com água ou um meio ácido, ele ferve. Essa situação faz com que ele solte bolinhas de ar que atuam com a mesma eficácia do fermento em pó, fazendo com que a massa fique aerada e bem fofinha.


Para usar o sal de frutas na sua massa, basta seguir a seguinte proporção: meia colher de sopa de sal de frutas equivale a uma colher de fermento em pó.

Receita de bolo de trigo

Como você acabou e aprender, o sal de frutas é uma ótima solução para substituir, ou suprir a falta do fermento em pó. Se você ainda não passou por nenhuma situação que precisou usar o fermento e não o encontrou, vale a pena fazer o teste. Vale lembrar que a substituição é recomendada para qualquer tipo de receita.

Aí vai a receita do preparo de um bolo simples de trigo, onde você pode fazer a substituição do fermento em pó pelo sal de frutas:

Ingredientes

  • 2 xícaras de açúcar;
  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 4 colheres de margarina;
  • 3 ovos;
  • 1 xícara e meia de leite;
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó, ou meia colher de sal de frutas.

Modo de preparo

O primeiro passo para fazer a receita é separar as claras da gema. Com ajuda de um recipiente, bata as claras em neve. Em outro recipiente misture as gemas, a margarina e o açúcar, batendo até obter uma mistura bem homogênea. Vá acrescentando o trigo e o leite aos poucos, intercalando-os.

O passo seguinte é acrescentar o fermento em pó ou o sal de frutas. Por último, acrescente as claras em neve, misturando levemente, com ajuda de uma colher de pau. Use uma forma com buraco no meio, untada e enfarinhada. Asse em forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 40 minutos.


Reportar erro