Aprenda a congelar os temperos no azeite

Uma forma divertida e muito útil de armazenar ervas, sem que elas fiquem escuras ou percam suas propriedades e seus sabores.


O freezer é o local ideal para guardar produtos que não serão consumidos naquele instante, pois além de congelar ele preserva o conteúdo tanto físico quanto nutricional do alimento em questão.

Dentre os tipos de comida que podem ser guardados no congelador, estão as ervas utilizadas no preparo de refeições diversas, como manjericão, salsinha, orégano, tomilho, alecrim, sálvia etc.

Levando em consideração isso, uma forma divertida e muito útil de armazenar estas folhas é usando junto a elas o azeite extra-virgem no congelador.

Desta forma, é improvável que as mesmas fiquem escuras ou percam suas propriedades e seus sabores. Seguindo os passos apresentados abaixo, você consegue aproveitar suas ervas por muito mais tempo e usar os congelados em receitas diversas que necessitam de temperos.

Aprenda a congelar os temperos no azeite

Foto: depositphotos

Mãos a obra…

O primeiro passo é escolher bem as ervas, elas precisam estar frescas. Você pode encontrá-las assim em mercados, feiras livres ou então colher no seu próprio jardim.


Após selecionadas, escolha qual a melhor forma de colocá-las, se fatiadas ou em pedaços maiores. A próxima etapa é colocar os ramos nas bandejas de gelo. A dica é optar por colocar muitas em cada espaço e misturá-las.

Em seguida, adicione o azeite extra-virgem até preencher toda a caçamba de gelo. Cubra com papel filme e coloque no freezer.

Após o congelamento, restire os cubos de ervas e guarde-os em saquinhos plásticos, porém mantenha o produto no congelador. Não esqueça de etiquetar com o nome das ervas, para facilitar as suas utilizações posteriormente.

Como usar?

Os gelos de ervas e azeite podem ser usados em assados e preparos de alimentos diversos. Basta colocar junto a comida preparada.

Esta dica é interessante, porque você já terá os temperos e o azeite, o que não vai necessitar de óleo ou manteiga, dois produtos que deixam a refeição mais gordurosa.

Aproveite em batatas cozidas, sopas, carne e um infinidade de alimentos.


Reportar erro