Três chás poderosos para baixar a pressão alta

Descubra como baixar a pressão alta através de chás naturais. Aproveite e saiba mais sobre essa condição


Nos dias de hoje é comum conhecermos um parente ou um amigo que sofra com a pressão alta. E não é pra menos! A doença é uma das que mais atinge a população em geral e também causadora de uma série de condições graves para a saúde pública.

A hipertensão, ou pressão alta, é uma doença crônica que afeta um terço das pessoas de todo o globo. Segundo o Ministério da Saúde existem 13 milhões de pessoas com quadro de hipertensão no Brasil. Dentre eles, destaque para a população acima dos 60 anos, que é a que mais desenvolve a enfermidade.

Assim que o médico constata a condição de hipertenso do paciente, é passada uma série de recomendações e restrições, bem como o controle do estado através de fármacos. Mas você sabia que existem remédios caseiros para baixar a pressão arterial?

Saiba que a natureza, com sua variedade e riqueza de plantas, ervas, raízes e frutos, pode ser sua aliada. No decorrer desse artigo você vai conhecer chás para controlar a pressão arterial, bem como outros tipos de remédios caseiros para o mesmo fim.

Aproveite e saiba mais sobre os aspectos da pressão alta: como perceber, como tratar e por quê ela acontece. Acompanhe a seguir!

Três chás para baixar a pressão alta

Esses chás são imbatíveis quando o assunto é hipertensão. Vamos às receitas!

Chá de Alho

Chá para baixar a pressão alta - Chá de Alho

Foto: depositphotos

Ingredientes

-2 a 3 dentes de alho;
-Dois copos de água;
-Sumo de 1/3 de limão;
-Mel para adoçar (opcional).

Modo de Preparo

Esmague os dentes de alho e coloque-os em uma panela junto aos dois copos de água. Leve ao fogo para ferver. Assim que o líquido entrar em ebulição, baixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos. Passado esse tempo, adicione o sumo do limão e o mel e mexa bem. Sirva em seguida. Tome três vezes ao dia.

Chá de Embaúba

Chá para baixar a pressão alta - Chá de Embaúba

Foto: Reprodução/ Wikimedia Commons

Ingredientes

-3 colheres (de sopa) de talos e folhas de Embaúba;
-1 litro de água;
-Sumo de meio limão;
– Mel a gosto (opcional).

Modo de Preparo

Coloque em uma panela a água e a Embaúba, deixe ferver por cerca de 3 minutos. Em seguida, desligue o fogo e acrescente o sumo de meio limão. Sirva em uma xícara e adoce com mel a gosto. Tome três vezes ao dia.

Chá de  Erva Cidreira (ou Melissa)

Chá para baixar a pressão alta - Chá de Erva Cidreira

Foto: depositphotos

Ingredientes

-30 g das folhas e flores de Erva Cidreira;
-Um litro de água;
-Gotas de sumo de limão.

Modo de Preparo

Ferva a água e, após desligar o fogo, acrescente as folhas e flores da erva cidreira. Deixe abafando por aproximadamente 12 minutos. Após esse tempo, coe e adicione limão no momento em que for tomar o chá. A indicação de consumo é de uma xícara pequena do chá, três vezes ao dia.


Outros remédios caseiros para controlar a hipertensão

Suco de mamão, limão e laranja

Ingredientes

-2 laranjas;
-Meio mamão;
-Suco de um limão;
-100 ml de água de coco;
-1 ramo de hortelã.

Modo de Preparo

Bata no liquidificador todos os ingredientes. Em seguida, coe a mistura em uma peneira. Sirva o suco gelado.

Mix verde

Ingredientes

-100 g de espinafre;
-1 limão;
-Meio pepino pequeno;
-Meia maçã pequena.

Modo de Preparo

Lave bem todos os ingredientes. Descasque o limão e o pepino e tire as sementes de maçã. Fatie o espinafre, os limões, o pepino e a maçã. Coloque-os no copo do liquidificador e bata até a mistura ficar homogênea. Sirva gelado.

Saiba mais sobre a hipertensão

A pressão arterial (PA), ou sanguínea, faz referência à pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias. Em seu blog, o médico Patrick Rocha explica que o sangue é bombeado pelo coração com a finalidade de irrigar todos os órgãos e tecidos do nosso corpo, levando nutrientes e principalmente oxigênio.

“Para se movimentar pelo corpo o sangue exercer uma força contra a parede de veias e artérias, isso é chamado de pressão arterial. Quando a força que esse sangue precisa fazer para se movimentar está aumentada, ou seja, as artérias oferecem resistência à passagem do sangue, podemos afirmar que há hipertensão arterial”, pontua.

Chá para baixar a pressão alta -Artéria obstruída

Foto: depositphotos

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a pressão alta é uma das principais causas de infarto do miocárdio, insuficiência renal e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Causas da Pressão Alta

Maus hábitos alimentares, sedentarismo, obesidade e estresse são os principais fatores. A hereditariedade também é uma das principais causas.

Fatores de risco para a hipertensão

Além da predisposição genética, alguns fatores aumentam as chances de desenvolver a doença:

  • Idade (pessoas de ambos os sexos acima de 60 anos)
  • Afro-descendência (Pessoas negras estatisticamente apresentam mais hipertensão)
  • Maus hábitos alimentares (Excesso de sal, açúcar e gordura na comida)
  • Estresse
  • Abuso de álcool
  • Tabagismo
  • Obesidade
  • Sedentarismo

Sintomas da doença

Na maioria dos casos, a doença só se manifesta quando atinge algum órgão vital, por isso é conhecida como “assassina silenciosa”. Quando ocorrem crises de pressão alta, o paciente pode sentir:

  • Dor no peito
  • Fraqueza
  • Tontura
  • Zumbido no ouvido
  • Perda de sangue pelo nariz
  • Dores de cabeça
  • Falta de ar
  • Visão embaçada
  • Agitação
  • Vômito

Cuidados e Prevenção

Chá para baixar a pressão alta -Medição da Pressão

Foto: depositphotos

É importante realizar a medição da pressão regularmente. A pressão arterial com valores normais situa-se abaixo de 120/80 mmHg. Se uma medição registrar uma pressão de 140/90 mmHg ou mais, estamos diante de um quadro de hipertensão.

Para se prevenir da pressão alta, a alimentação é a maneira mais eficaz de tratar ou erradicar o problema. “O paciente que possuir hipertensão arterial deve priorizar alimentos ricos em proteínas, como ovos, peixes, carnes, frangos, queijos e leites, além de ingerir com frequência os ricos em vitaminas e minerais, tais como os vegetais verdes folhosos, como espinafre, brócolis, rúcula e agrião, por exemplo”, indica o médico Patrick Rocha, especialista em nutrição há 14 anos.

Além de buscar uma alimentação saudável, é indicado a prática de atividade física regularmente e o abandono do tabagismo.


Informar erro