O poderoso açaí e seus benefícios à saúde!

Por Redação

Açaí

Uma fruta energética, que serve até como afrodisíaco | Imagem: Reprodução

A frutinha roxa,  que nasce em um cacho na palmeira chamada de açaizeiro (Euterpe oleracea mart) é uma das frutas brasileiras que se tornaram mais conhecidas e consumida nos últimos anos. Especialmente para as pessoas que frequentam academias de ginástica, praticam esportes ou cuidam da saúde e do bem-estar, de modo geral. Isto porque, a fruta é um grande energético natural!

Nativa das várzeas da região amazônica, o fruto é consumido pela população local desde sempre e de diversas formas, em várias receitas, inclusive salgadas, como acompanhando peixes, garantindo, além de energia, muitos outros benefícios à saúde. Desde que seu consumo se popularizou e o açaí passou a ser consumido no resto do país, a curiosidade sobre as propriedades dessa pequena fruta aumentou, principalmente porque outros países também passaram a consumir esse poderoso suplemento nutricional.

Rico em vitaminas E, B1, B2, B3 e C, fibras, cálcio, fósforo, ferro,  minerais e potássio, além de ácidos graxos, o açaí possui pigmentos que dão à fruta aquela cor roxa intensa e estes, possuem ingredientes que são antioxidantes e, de tão nutritivos, fazem dele um dos alimentos mais saudáveis que existem!

Por conta disso, ele é um poderoso combatente dos radicais livres, causadores de inúmeras doenças e envelhecimento precoce de todas as células!

Bons motivos para você consumi-lo

  • Ele possui alto teor de antocianinas, presentes em outros alimentos de cor roxa, como uvas, elas garantem uma melhor circulação sanguínea e protegem o organismo contra o acúmulo de placas de gordura, assim, garantem a saúde das veias e artérias, consequentemente, o sistema cardiovascular é beneficiado. Apenas para se ter uma ideia, um litro de açaí, contém 35 vezes mais antocianina do que um litro de vinho tinto!
  • As fibras da fruta facilitam o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre, o que garante, entre outros benefícios, uma melhor digestão dos alimentos, ajudando a evitar o acúmulo de gordura.
  • O açaí é rico em ácido oleico, uma gordura essencial que  protege contra o câncer de três maneiras: bloqueando os genes que causam a doença; atrasando o desenvolvimento de tumores e fazendo as células da doença se autodestruírem.

    Surf - esporte radical

    Os maiores consumidores desta fruta são praticantes de esportes radicais | Imagem: Reprodução

  • Ainda possui ingredientes que mantem o cérebro alerta por mais tempo e evitam que ocorram danos que podem vir a evoluir para o temido Mal de Alzheimer.
  • Os ácidos graxos essenciais na sua composição, como o Ômega-6 e Ômega-9, além de outras propriedades, fazem do açaí um regulador eficiente dos níveis de colesterol, tanto o LDL (considerado ruim) quanto de HDL (bom colesterol), prevenindo coágulos ou outros danos cardiovasculares.
  • Os atletas são adeptos do açaí na dieta devido ao alto valor energético da fruta, que dá um pique incrível para as atividades físicas, além das vitaminas e do ferro, que previne anemia e fortalece os músculos.
  • O fruto possui alto teor de proteínas, que têm como uma de suas funções a formação de aminoácidos, o principal construtor muscular. As proteínas também contribuem para a produção de anticorpos (células de defesa do organismo), fortalecendo, assim, o sistema imunológico e aumentando a capacidade de combater infecções.
  • O cálcio presente na composição da fruta garante dentes e ossos fortes e previne a osteoporose e outros problemas ósseos.
  • O potássio do açaí, aliado à boa ingestão de água, evita as terríveis cãibras na prática esportiva.
  • Os nativos da região amazônica sempre tiveram o açaí como poderoso afrodisíaco, pesquisas confirmam esse poder da fruta, portanto, o prazer sexual também é beneficiado por ele!

Açaí engorda?

Apesar de todos os excelentes benefícios à saúde obtidos com essa fruta, é necessário algum cuidado com o modo como consumimos o açaí, pois, em 100 gramas da fruta in natura, ela possui 247 calorias, o que não é muito, não é verdade? Mas, o problema surge quando as pessoas seguem as receitas (deliciosas e nutritivas) e acrescentam outros elementos à tigela de açaí, como granola, aveia, banana, mel, entre outros. Essas misturas são excelentes, mas apenas para quem pratica atividades físicas regulares e queima as calorias extras adquiridas.

Quem está de olho na balança, deve dar preferência por bater a fruta apenas com água ou água de coco, assim, não há acúmulo de calorias. O consumo por quem não quer engordar, deve se resumir a um copo de até 300ml de suco ou uma tigela pequena de polpa de açaí pura, sem nada extra acompanhando.

Metade da polpa da  fruta é composta por gorduras, mas são do tipo poliinsaturadas, que protegem o sistema cardiovascular, especialmente o coração. Apesar disso, não deixa de ser “engordativa”! Por isso, o consumo deve ser moderado.

Escolha a sua maneira de consumir – vejas nossas receitas deliciosas

Receitinhas que levam o açaí em sua composição

Receitas que levam esta fruta em sua composição | Imagem: Reprodução

A fruta é ideal se consumida in natura, mas, desta forma ela é naturalmente amarga, já as versões concentradas, que são as mais consumidas, tem sabor mais suave. Esta forma da fruta também contém as mesmas propriedades benéficas, porém, em menor quantidade, mas não pode ser desconsiderada.

Vamos ver algumas maneiras como pode ser preparado o açaí. Escolha a sua conforme sua conveniência e consuma essa fruta tão rica e benéfica! Sua saúde agradecerá!

RECEITA DE CREME:

Ingredientes:

  • 1 pacote de 100 ml de açaí;
  • 1 colher de sopa de xarope de guaraná em pó;
  • 2 colheres de sopa de leite;
  • 1 banana prata;
  • Granola para acompanhar.

PREPARO:

  1. Amassar o pacote de açaí com um batedor de carne;
  2. Colocar o conteúdo do pacote no liquidificador junto com os outros ingredientes, menos a granola.
  3. Bater  tudo até que fique cremoso, colocar numa vasilha e levar à geladeira por alguns minutos.
  4. Retirar da geladeira e cobrir com a granola.

 

MOUSSE:

Ingredientes:

  • 2 litros de polpa de açaí;
  • 10 gemas de ovos;
  • 3 xícaras de chá de açúcar + 10 colheres (sopa);
  • 40 g de gelatina incolor sem sabor;
  • 1 xícara (café) de água.

COMO FAZER:

  1. Numa tigela, bata o açaí com as 3 xícaras de açúcar.
  2. Em outra tigela bata as gemas com 10 colheres de sopa de açúcar até obter um creme claro. Reserve e, à parte, dissolva a gelatina na água e leve ao fogo mexendo até derreter completamente.
  3. Acrescente o açaí batido com açúcar, o creme de gemas e a gelatina dissolvida e misture bem.
  4. Despeje esse creme numa forma para pudim e leve ao forno até ficar firme!

 

CREME LIGHT:

Ingredientes:

  • 200 g de Açaí pronto  para consumo;
  • 2 claras de neve;
  • 1 pacote de gelatina light, sem sabor.

PREPARO:

  1. Dissolver a gelatina na água morna, colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater, com meio copo americano de leite e adoçante até a mistura ficar homogênea.
  2. Colocar essa mistura batida numa tigela e juntar as claras em neve mexendo suavemente.
  3. Deixar gelar por 6 a 8 horas e servir.

Onde comprar

O preço do litro, normalmente é de R$ 5, mas, na entressafra, o preço chega a dobrar! Atualmente, com a escassez do produto, devido às chuvas, que dificultam a colheita, o litro do açaí vem subindo, conforme notícias da região produtora.

A fruta é vendida na região amazônica em qualquer banca ou feira, já nos outros estados, é comercializada a polpa, em pacotes industrializados, em quantidades variáveis, em grandes supermercados ou lojas de produtos naturais ou então em quase todos os bares e lanchonetes, especialmente os que vendem sucos naturais.