Conheça os principais vegetais para equilibrar a pressão arterial

A partir da adoção de alguns hábitos saudáveis, você consegue evitar diversos problemas de saúde, sobretudo o desequilíbrio da pressão


Se você não quer entrar para a lista das pessoas atingidas por problemas de pressão baixa (hipotensão) e pressão alta (hipertensão), é bom já tomar algumas atitudes para a sua alimentação.

Adotar hábitos saudáveis é a melhor forma de evitar diversos problemas de saúde, sobretudo o desequilíbrio da pressão.

Antes de conhecer alguns vegetais que podem ajudar a combater o desequilíbrio da pressão arterial, saiba a diferença entre os dois tipos de alteração na pressão arterial e o que eles podem acarretar para a sua saúde, assim como os fatores que contribuem para o desenvolvimento do mal.

conheca-os-principais-vegetais-para-equilibrar-a-pressao-arterial

Foto: depositphotos

Hipotensão

A pressão baixa ou hipotensão acontece quando a dificuldade do sangue circular pelas artérias é mínima. Ela pode acometer pessoas saudáveis e também aquelas que fazem exercícios físicos regularmente.

A hipotensão está inferior a 90 x 60 mmHg. As pessoas que apresentam essa variação podem denotar alguns sintomas que interferem na saúde.

É mais comum que o problema atinja pessoas com mais idade, jovens que apresentem outros problemas de saúde e pessoas com Parkinson, diabetes e doenças cardiovasculares.

Entre os sintomas mais comuns estão: tonturas e desmaios, náuseas, visão embaçada, fraqueza, pele fria, respiração ofegante, fezes negras e febre.

Hipertensão

A pressão alta, ou hipertensão, é caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue, ou seja, quando as artérias perdem a capacidade de contrair e dilatar com facilidade, em decorrência da passagem do fluxo sanguíneo.

Ela está vinculada ao aumento do peso. A hipertensão está superior a 140 x 90 mmHg. Em pelo menos 90% dos casos, o problema de saúde é herdado dos pais.

Já em outros casos, ela pode estar relacionada a distúrbios existentes. Alguns dos principais fatores de risco para o aparecimento da doença são: estresse, grande consumo de sal, colesterol alto, falta de atividade física, diabetes e obesidade.

Alimentos para equilibrar a pressão arterial

Para conquistar o equilíbrio da pressão arterial, a alimentação pode ser a chave. A partir do consumo de alguns vegetais, você pode conquistar essa condição. A partir de agora, você vai conhecer alguns desses vegetais, assim como suas principais propriedades:

Batata

conheca-os-principais-vegetais-para-equilibrar-a-pressao-arterial batata

Foto: Pixabay

Devido a presença das fibras Kukoamine e fitoquímico ela reduz os níveis de colesterol.

Ervilha

conheca-os-principais-vegetais-para-equilibrar-a-pressao-arterial ervilha

Foto: Pixabay


Rica em vitamina B6 e ácido fólico. Juntas essas duas substâncias reduz as chances de aparecimento das inflamações, responsável por danificar as artérias.

Beterraba

conheca-os-principais-vegetais-para-equilibrar-a-pressao-arterial beterraba

Foto: Pixabay

Devido a dois poderosos antioxidantes, flavonóides e carotenoides, o consumo da beterraba evita o depósito do mau colesterol nas artérias.

Aipo

conheca-os-principais-vegetais-para-equilibrar-a-pressao-arterial aipo

Foto: Pixabay

O vegetal é rico em potássio, fibras, antioxidantes. Ele relaxa os vasos sanguíneos e reduz o colesterol ruim.

Cenoura

conheca-os-principais-vegetais-para-equilibrar-a-pressao-arterial cenoura

Foto: Pixabay

É constituída por potássio, antioxidantes betacaroteno, alfa-caroteno e luteína. Essas substâncias atuam contra o colesterol ruim e dar força ao sistema cardiovascular.

Espinafre

conheca-os-principais-vegetais-para-equilibrar-a-pressao-arterial espinafre

Foto: Pixabay

Por ser rico em vitaminas A e C, o alimento impede o acúmulo do mau colesterol nas artérias.

Milho

conheca-os-principais-vegetais-para-equilibrar-a-pressao-arterial milho

Foto: Pixabay

Ele reduz os níveis de homocisteína, inibindo a possibilidade de risco as artérias, além de relaxar as veias sanguíneas, por conter ácido fólico.

Grão de bico

conheca-os-principais-vegetais-para-equilibrar-a-pressao-arterial grao de bico

Foto: Pixabay

Rico em fibras e ômega 3 e 6. Justas essas substâncias previnem o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Feijão

conheca-os-principais-vegetais-para-equilibrar-a-pressao-arterial feijao

Foto: Pixabay

Possui potássio, responsável por regular a quantidade de água dentro das células.


Reportar erro