Açaí: fruta emagrece ou engorda? Entenda

A forma tradicional de servir o açaí pode sim provocar o ganho de peso. Contudo, existem outras formas de preparar esta delícia, favorecendo os benefícios


O açaí comercializado e que agrada o paladar de muita gente é preparado com a polpa da fruta misturada e servida com xarope de guaraná, granola, castanhas e banana. Pela diversidade dos ingredientes que este lanche é composto, há quem acredite que trata-se de uma opção calórica. Por esta razão, muita gente evita saborear o açaí e aproveitar seus benefícios. Mas, será mesmo que este alimento engorda?

É bem verdade que as castanhas acabam adicionando calorias a mais ao açaí, mas existem outras formas de preparar esta delícia, favorecendo os benefícios e até auxiliando aos que estão de dieta. Neste artigo, você confere como preparar o lanche com esta fruta e ainda descobre as maravilhas que ela promove no organismo.

A melhor maneira de consumir o açaí

Existem várias formas de encontrar o açaí e, dependendo da escolha feita, é possível aproveitar ainda mais os benefícios dele. Por exemplo, os produtos industrializados não contam apenas com a polpa da fruta, mas também com outros aditivos que acabam agregando valores calóricos desnecessários. Por esta razão, a melhor forma de se consumir é optando pelo açaí natural e bater sua polpa com  xarope de agave ao invés de guaraná.

Açaí: fruta emagrece ou engorda. Entenda

Foto: Depositphotos


Além disso, esta fruta pode ser usada para sucos ou depois de batida pode acompanhar alguma outra fruta. Sendo assim, a famosa opção de tigelas com castanhas e granolas deve ser evitada ao máximo, tendo em vista que em 100g de açaí tem apenas 60 calorias, já com estes aditivos o valor calórico cresce demasiadamente.

Benefícios desta fruta

O açaí pode auxiliar a dieta, pois ele é rico em fibras alimentares, estas substâncias são responsáveis pela a promoção de saciedade no organismo. Em outras palavras, o corpo passa mais tempo para digerir o açaí e assim não sente fome fora de hora. Ainda sobre as fibras, a fruta ainda consegue facilitar o trânsito intestinal. Portanto, somando as poucas calorias da polpa natural e a quantidade de fibras que ela possui, o açaí consegue ser excelente opção de lanche para quem está de dieta.

Além de favorecer o emagrecimento, este alimento é capaz de proteger o coração, devido a presença do ácido oleico responsável por reduzir os níveis de colesterol do sangue. O açaí também previne câncer e mal de Alzheimer, tendo em vista que é rico em uma substância que impede a ação de radicais livres, chamada de antocianina.

Antioxidante e rica em vitamina E, a polpa da fruta previne o envelhecimento precoce. Além disso, provoca melhoria nas dores musculares e articulares, tendo em vista que é anti-inflamatória. Açaí também auxilia o sistema imunológico, isso em decorrência da presença de vitamina C, e por possuir um alto teor de ferro em sua composição, combate os casos de anemia.


Reportar erro